UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964 |
Resumo: | A substituição do ensino presencial pelo ensino remoto em 2020 forçou as instituições de ensino a repensar metodologias de ensino e de avaliação. Na disciplina de Neuroanatomia, substituímos uma avaliação teórica pela criação de um mapa conceitual com a intenção de desenvolver no aluno o pensamento crítico, cooperação, engajamento digital e explorar novas tecnologias digitais. Objetivamos mostrar o valor agregado a esta mudança de processo avaliativo. Os mapas gerados demonstraram: capacidade de desenvolver soluções inovadoras a partir do uso de tecnologias digitais, observação e argumentação, trabalho em equipe mesmo à distância e desenvolvimento de novas habilidades em relação ao uso de tecnologias digitais. |
id |
CATOLICA_4fac35fd4cecb1d5a899acd9069db5d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4964 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTOInovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa MentalA substituição do ensino presencial pelo ensino remoto em 2020 forçou as instituições de ensino a repensar metodologias de ensino e de avaliação. Na disciplina de Neuroanatomia, substituímos uma avaliação teórica pela criação de um mapa conceitual com a intenção de desenvolver no aluno o pensamento crítico, cooperação, engajamento digital e explorar novas tecnologias digitais. Objetivamos mostrar o valor agregado a esta mudança de processo avaliativo. Os mapas gerados demonstraram: capacidade de desenvolver soluções inovadoras a partir do uso de tecnologias digitais, observação e argumentação, trabalho em equipe mesmo à distância e desenvolvimento de novas habilidades em relação ao uso de tecnologias digitais.Núcleo de Publicação UNICATÓLICARuiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, BrasilPalma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelatos de Experiênciaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/496410.25190/rec.v10i2.4964Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 80-842357-848310.25190/rec.v10i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964/pdf07/*ref*/CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora, estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2018, 123p./*ref*/CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo, SP: Saraiva, 2016, 253p./*ref*/CHING, H. Y. et al. Gestão da Aprendizagem: casos práticos. São Paulo, SP: Atlas, 2020, 154p./*ref*/DEBALDI, B. Ensino superior e aprendizagem ativa: da reprodução à construção de conhecimentos. In: DEBALD, B. (org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2020, 110p./*ref*/CORTELAZZO, A. L. et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2018, 224p./*ref*/MOREIRA, A. M. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo, SP: Centauro Editora, 2010, 80p.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T11:40:50Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4964Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-12-21T11:40:50Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO |
title |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil Inovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa Mental |
title_short |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO |
title_full |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO |
author |
Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil |
author_facet |
Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil Palma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Palma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil Palma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa Mental |
topic |
Inovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa Mental |
description |
A substituição do ensino presencial pelo ensino remoto em 2020 forçou as instituições de ensino a repensar metodologias de ensino e de avaliação. Na disciplina de Neuroanatomia, substituímos uma avaliação teórica pela criação de um mapa conceitual com a intenção de desenvolver no aluno o pensamento crítico, cooperação, engajamento digital e explorar novas tecnologias digitais. Objetivamos mostrar o valor agregado a esta mudança de processo avaliativo. Os mapas gerados demonstraram: capacidade de desenvolver soluções inovadoras a partir do uso de tecnologias digitais, observação e argumentação, trabalho em equipe mesmo à distância e desenvolvimento de novas habilidades em relação ao uso de tecnologias digitais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relatos de Experiência |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964 10.25190/rec.v10i2.4964 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v10i2.4964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964/pdf07 /*ref*/CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora, estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2018, 123p. /*ref*/CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo, SP: Saraiva, 2016, 253p. /*ref*/CHING, H. Y. et al. Gestão da Aprendizagem: casos práticos. São Paulo, SP: Atlas, 2020, 154p. /*ref*/DEBALDI, B. Ensino superior e aprendizagem ativa: da reprodução à construção de conhecimentos. In: DEBALD, B. (org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2020, 110p. /*ref*/CORTELAZZO, A. L. et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2018, 224p. /*ref*/MOREIRA, A. M. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo, SP: Centauro Editora, 2010, 80p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 80-84 2357-8483 10.25190/rec.v10i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420555612160 |