UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Palma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964
Resumo: A substituição do ensino presencial pelo ensino remoto em 2020 forçou as instituições de ensino a repensar metodologias de ensino e de avaliação. Na disciplina de Neuroanatomia, substituímos uma avaliação teórica pela criação de um mapa conceitual com a intenção de desenvolver no aluno o pensamento crítico, cooperação, engajamento digital e explorar novas tecnologias digitais. Objetivamos mostrar o valor agregado a esta mudança de processo avaliativo. Os mapas gerados demonstraram: capacidade de desenvolver soluções inovadoras a partir do uso de tecnologias digitais, observação e argumentação, trabalho em equipe mesmo à distância e desenvolvimento de novas habilidades em relação ao uso de tecnologias digitais.
id CATOLICA_4fac35fd4cecb1d5a899acd9069db5d6
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4964
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTOInovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa MentalA substituição do ensino presencial pelo ensino remoto em 2020 forçou as instituições de ensino a repensar metodologias de ensino e de avaliação. Na disciplina de Neuroanatomia, substituímos uma avaliação teórica pela criação de um mapa conceitual com a intenção de desenvolver no aluno o pensamento crítico, cooperação, engajamento digital e explorar novas tecnologias digitais. Objetivamos mostrar o valor agregado a esta mudança de processo avaliativo. Os mapas gerados demonstraram: capacidade de desenvolver soluções inovadoras a partir do uso de tecnologias digitais, observação e argumentação, trabalho em equipe mesmo à distância e desenvolvimento de novas habilidades em relação ao uso de tecnologias digitais.Núcleo de Publicação UNICATÓLICARuiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, BrasilPalma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelatos de Experiênciaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/496410.25190/rec.v10i2.4964Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 80-842357-848310.25190/rec.v10i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964/pdf07/*ref*/CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora, estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2018, 123p./*ref*/CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo, SP: Saraiva, 2016, 253p./*ref*/CHING, H. Y. et al. Gestão da Aprendizagem: casos práticos. São Paulo, SP: Atlas, 2020, 154p./*ref*/DEBALDI, B. Ensino superior e aprendizagem ativa: da reprodução à construção de conhecimentos. In: DEBALD, B. (org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2020, 110p./*ref*/CORTELAZZO, A. L. et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2018, 224p./*ref*/MOREIRA, A. M. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo, SP: Centauro Editora, 2010, 80p.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T11:40:50Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4964Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-12-21T11:40:50Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
title UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
Inovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa Mental
title_short UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
title_full UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
title_sort UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA NO ENSINO REMOTO
author Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
author_facet Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
Palma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
author_role author
author2 Palma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Cristiane Regina; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
Palma, Beatriz Duarte; Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa Mental
topic Inovação; Aprendizagem; Tecnologia; Ensino Remoto; Mapa Mental
description A substituição do ensino presencial pelo ensino remoto em 2020 forçou as instituições de ensino a repensar metodologias de ensino e de avaliação. Na disciplina de Neuroanatomia, substituímos uma avaliação teórica pela criação de um mapa conceitual com a intenção de desenvolver no aluno o pensamento crítico, cooperação, engajamento digital e explorar novas tecnologias digitais. Objetivamos mostrar o valor agregado a esta mudança de processo avaliativo. Os mapas gerados demonstraram: capacidade de desenvolver soluções inovadoras a partir do uso de tecnologias digitais, observação e argumentação, trabalho em equipe mesmo à distância e desenvolvimento de novas habilidades em relação ao uso de tecnologias digitais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relatos de Experiência
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964
10.25190/rec.v10i2.4964
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964
identifier_str_mv 10.25190/rec.v10i2.4964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4964/pdf07
/*ref*/CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora, estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2018, 123p.
/*ref*/CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo, SP: Saraiva, 2016, 253p.
/*ref*/CHING, H. Y. et al. Gestão da Aprendizagem: casos práticos. São Paulo, SP: Atlas, 2020, 154p.
/*ref*/DEBALDI, B. Ensino superior e aprendizagem ativa: da reprodução à construção de conhecimentos. In: DEBALD, B. (org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2020, 110p.
/*ref*/CORTELAZZO, A. L. et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2018, 224p.
/*ref*/MOREIRA, A. M. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo, SP: Centauro Editora, 2010, 80p.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 80-84
2357-8483
10.25190/rec.v10i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420555612160