CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil, Marinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil, Medeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749
Resumo: O projeto de pesquisa é um registro organizado de intenção composto pelo pesquisador como um pré-requisito para a entrada numa pós-graduação strictu sensu. São inerentes ao projeto as hipóteses, as premissas, os estudos e os desejos do pesquisador. Porém, é importante considerar que a pesquisa se transforma e transforma o pesquisador em seu percurso, confrontando caminhos, ideias, proposições e convicções, e indicando possibilidades a partir de suas leituras, pesquisas, reflexões e orientações. Este artigo trata do percurso de composição de um projeto de pesquisa de mestrado imerso num roteiro disciplinar cuja premissa é a discussão, partilha e reflexão sobre a pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Educação, POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Utilizou-se a narrativa memorial por permitir trazer à baila aspectos e impressões pessoais do processo de reflexão e da trajetória do estudante/pesquisador bem como aspectos particulares que envolvem tomadas de decisão contribuindo para a formação do pesquisador. Este artigo está dividido em três seções. Percurso de composição, onde são apresentados aspectos das leituras e reflexões realizadas ao longo da disciplina. Do estado da arte à revisão do projeto, onde se encontram breves análises da pesquisa sobre o Estado do conhecimento a respeito do objeto de pesquisa e sua relação com o projeto e, concluindo, o projeto de pesquisa com comentários parte a parte sobre os textos da composição.
id CATOLICA_649569a87f74611cf53c1b012f173d41
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3749
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISAPercurso poético; Projeto de pesquisa; FormaçãoO projeto de pesquisa é um registro organizado de intenção composto pelo pesquisador como um pré-requisito para a entrada numa pós-graduação strictu sensu. São inerentes ao projeto as hipóteses, as premissas, os estudos e os desejos do pesquisador. Porém, é importante considerar que a pesquisa se transforma e transforma o pesquisador em seu percurso, confrontando caminhos, ideias, proposições e convicções, e indicando possibilidades a partir de suas leituras, pesquisas, reflexões e orientações. Este artigo trata do percurso de composição de um projeto de pesquisa de mestrado imerso num roteiro disciplinar cuja premissa é a discussão, partilha e reflexão sobre a pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Educação, POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Utilizou-se a narrativa memorial por permitir trazer à baila aspectos e impressões pessoais do processo de reflexão e da trajetória do estudante/pesquisador bem como aspectos particulares que envolvem tomadas de decisão contribuindo para a formação do pesquisador. Este artigo está dividido em três seções. Percurso de composição, onde são apresentados aspectos das leituras e reflexões realizadas ao longo da disciplina. Do estado da arte à revisão do projeto, onde se encontram breves análises da pesquisa sobre o Estado do conhecimento a respeito do objeto de pesquisa e sua relação com o projeto e, concluindo, o projeto de pesquisa com comentários parte a parte sobre os textos da composição.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAVasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, BrasilMarinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, BrasilMarinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, BrasilMedeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/374910.25190/rec.v9i2.3749Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 32-432357-848310.25190/rec.v9i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749/pdf3/*ref*/BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22617. Acesso em: 01 nov. 2018./*ref*/CIMADEVILA, M. P. R.; ZUCHETTI, D. T.; BASSANI, P. B. S. O “novo” profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul e as tecnologias na educação. Etd Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 67-86, abr. 2013./*ref*/GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista Eletrônica Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 1, n. 18, p. 115-136, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9379/6230. Acesso em: 01 nov. 2018./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 123 p./*ref*/LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDiPUCR, 2003./*ref*/LAPA, A. B.; BELLONI, M. L. Educação a distância como mídia-educação. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 01, p. 175-196, abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n1p175/22190. Acesso em: 01 nov. 2018./*ref*/MOSQUERA, C. A. P. TIC, conocimiento, educación y competencias tecnológicas en la formación de maestros. Nómadas, Bogotá, Colombia, v. 36, n. 1, p. 145-159, abr. 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3964185.pdf. Acesso em: 01 nov. 2018./*ref*/NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009. 96 p./*ref*/NUNES, J. B. C.; SALES, V. M. B. Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECE. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 757-773, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/13.pdf. Acesso em: 10 set. 2018./*ref*/OLIVEIRA, E. da S. G. de. A construção de um curso de formação de professores na modalidade EAD: conduzindo o barco entre tempestades e abrolhos. RIED, v. 5, n. 2, p. 83-97, 23 nov. 2012. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/1123/1036. Acesso em: 11 out. 2018./*ref*/PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 201 p./*ref*/SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SANTOS, D. A. do N. dos. Ambientes potencializadores para a inclusão. Journal Of Research In Special Educational Needs, v. 16, p. 140-144, ago. 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12138. Acesso em: 02 out. 2018./*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. de acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/SILVA, E. M. O. da. Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersaberes, Colombo, v. 9, n. 17, p. 68-80, jun. 2014. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/545/367. Acesso em: 22 nov. 2018./*ref*/SUNKEL, G. Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en educación en América Latina: una exploración de indicadores. Cepal - Serie Políticas Sociales, Santiago do Chile, Chile, v. 126, n. 1, p. 5-65, dez. 2006./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325 p./*ref*/TONET, I. Educação e formação humana. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras, v. 8, n. 9, p. 9-21, jul. 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/852/721. Acesso em: 26 set. 2018./*ref*/UERN. Manual normativo de trabalhos de conclusão de curso da UERN. 1. ed. Mossoró, RN: Edições UERN, 2015. 65 p. Disponível em: Acesso em: 08 set. 2018.Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-13T18:41:52Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3749Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-05-13T18:41:52Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
title CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil
Percurso poético; Projeto de pesquisa; Formação
title_short CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
title_full CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
author Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil
author_facet Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil
Marinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil
Marinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil
Medeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil
author_role author
author2 Marinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil
Marinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil
Medeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil
Marinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil
Marinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil
Medeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Percurso poético; Projeto de pesquisa; Formação
topic Percurso poético; Projeto de pesquisa; Formação
description O projeto de pesquisa é um registro organizado de intenção composto pelo pesquisador como um pré-requisito para a entrada numa pós-graduação strictu sensu. São inerentes ao projeto as hipóteses, as premissas, os estudos e os desejos do pesquisador. Porém, é importante considerar que a pesquisa se transforma e transforma o pesquisador em seu percurso, confrontando caminhos, ideias, proposições e convicções, e indicando possibilidades a partir de suas leituras, pesquisas, reflexões e orientações. Este artigo trata do percurso de composição de um projeto de pesquisa de mestrado imerso num roteiro disciplinar cuja premissa é a discussão, partilha e reflexão sobre a pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Educação, POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Utilizou-se a narrativa memorial por permitir trazer à baila aspectos e impressões pessoais do processo de reflexão e da trajetória do estudante/pesquisador bem como aspectos particulares que envolvem tomadas de decisão contribuindo para a formação do pesquisador. Este artigo está dividido em três seções. Percurso de composição, onde são apresentados aspectos das leituras e reflexões realizadas ao longo da disciplina. Do estado da arte à revisão do projeto, onde se encontram breves análises da pesquisa sobre o Estado do conhecimento a respeito do objeto de pesquisa e sua relação com o projeto e, concluindo, o projeto de pesquisa com comentários parte a parte sobre os textos da composição.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749
10.25190/rec.v9i2.3749
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749
identifier_str_mv 10.25190/rec.v9i2.3749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749/pdf3
/*ref*/BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22617. Acesso em: 01 nov. 2018.
/*ref*/CIMADEVILA, M. P. R.; ZUCHETTI, D. T.; BASSANI, P. B. S. O “novo” profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul e as tecnologias na educação. Etd Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 67-86, abr. 2013.
/*ref*/GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista Eletrônica Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 1, n. 18, p. 115-136, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9379/6230. Acesso em: 01 nov. 2018.
/*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 123 p.
/*ref*/LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDiPUCR, 2003.
/*ref*/LAPA, A. B.; BELLONI, M. L. Educação a distância como mídia-educação. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 01, p. 175-196, abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n1p175/22190. Acesso em: 01 nov. 2018.
/*ref*/MOSQUERA, C. A. P. TIC, conocimiento, educación y competencias tecnológicas en la formación de maestros. Nómadas, Bogotá, Colombia, v. 36, n. 1, p. 145-159, abr. 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3964185.pdf. Acesso em: 01 nov. 2018.
/*ref*/NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009. 96 p.
/*ref*/NUNES, J. B. C.; SALES, V. M. B. Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECE. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 757-773, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/13.pdf. Acesso em: 10 set. 2018.
/*ref*/OLIVEIRA, E. da S. G. de. A construção de um curso de formação de professores na modalidade EAD: conduzindo o barco entre tempestades e abrolhos. RIED, v. 5, n. 2, p. 83-97, 23 nov. 2012. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/1123/1036. Acesso em: 11 out. 2018.
/*ref*/PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 201 p.
/*ref*/SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SANTOS, D. A. do N. dos. Ambientes potencializadores para a inclusão. Journal Of Research In Special Educational Needs, v. 16, p. 140-144, ago. 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12138. Acesso em: 02 out. 2018.
/*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. de acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/SILVA, E. M. O. da. Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersaberes, Colombo, v. 9, n. 17, p. 68-80, jun. 2014. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/545/367. Acesso em: 22 nov. 2018.
/*ref*/SUNKEL, G. Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en educación en América Latina: una exploración de indicadores. Cepal - Serie Políticas Sociales, Santiago do Chile, Chile, v. 126, n. 1, p. 5-65, dez. 2006.
/*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325 p.
/*ref*/TONET, I. Educação e formação humana. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras, v. 8, n. 9, p. 9-21, jul. 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/852/721. Acesso em: 26 set. 2018.
/*ref*/UERN. Manual normativo de trabalhos de conclusão de curso da UERN. 1. ed. Mossoró, RN: Edições UERN, 2015. 65 p. Disponível em: Acesso em: 08 set. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 32-43
2357-8483
10.25190/rec.v9i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826419929612288