CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749 |
Resumo: | O projeto de pesquisa é um registro organizado de intenção composto pelo pesquisador como um pré-requisito para a entrada numa pós-graduação strictu sensu. São inerentes ao projeto as hipóteses, as premissas, os estudos e os desejos do pesquisador. Porém, é importante considerar que a pesquisa se transforma e transforma o pesquisador em seu percurso, confrontando caminhos, ideias, proposições e convicções, e indicando possibilidades a partir de suas leituras, pesquisas, reflexões e orientações. Este artigo trata do percurso de composição de um projeto de pesquisa de mestrado imerso num roteiro disciplinar cuja premissa é a discussão, partilha e reflexão sobre a pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Educação, POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Utilizou-se a narrativa memorial por permitir trazer à baila aspectos e impressões pessoais do processo de reflexão e da trajetória do estudante/pesquisador bem como aspectos particulares que envolvem tomadas de decisão contribuindo para a formação do pesquisador. Este artigo está dividido em três seções. Percurso de composição, onde são apresentados aspectos das leituras e reflexões realizadas ao longo da disciplina. Do estado da arte à revisão do projeto, onde se encontram breves análises da pesquisa sobre o Estado do conhecimento a respeito do objeto de pesquisa e sua relação com o projeto e, concluindo, o projeto de pesquisa com comentários parte a parte sobre os textos da composição. |
id |
CATOLICA_649569a87f74611cf53c1b012f173d41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3749 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISAPercurso poético; Projeto de pesquisa; FormaçãoO projeto de pesquisa é um registro organizado de intenção composto pelo pesquisador como um pré-requisito para a entrada numa pós-graduação strictu sensu. São inerentes ao projeto as hipóteses, as premissas, os estudos e os desejos do pesquisador. Porém, é importante considerar que a pesquisa se transforma e transforma o pesquisador em seu percurso, confrontando caminhos, ideias, proposições e convicções, e indicando possibilidades a partir de suas leituras, pesquisas, reflexões e orientações. Este artigo trata do percurso de composição de um projeto de pesquisa de mestrado imerso num roteiro disciplinar cuja premissa é a discussão, partilha e reflexão sobre a pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Educação, POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Utilizou-se a narrativa memorial por permitir trazer à baila aspectos e impressões pessoais do processo de reflexão e da trajetória do estudante/pesquisador bem como aspectos particulares que envolvem tomadas de decisão contribuindo para a formação do pesquisador. Este artigo está dividido em três seções. Percurso de composição, onde são apresentados aspectos das leituras e reflexões realizadas ao longo da disciplina. Do estado da arte à revisão do projeto, onde se encontram breves análises da pesquisa sobre o Estado do conhecimento a respeito do objeto de pesquisa e sua relação com o projeto e, concluindo, o projeto de pesquisa com comentários parte a parte sobre os textos da composição.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAVasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, BrasilMarinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, BrasilMarinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, BrasilMedeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/374910.25190/rec.v9i2.3749Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 32-432357-848310.25190/rec.v9i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749/pdf3/*ref*/BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22617. Acesso em: 01 nov. 2018./*ref*/CIMADEVILA, M. P. R.; ZUCHETTI, D. T.; BASSANI, P. B. S. O “novo” profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul e as tecnologias na educação. Etd Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 67-86, abr. 2013./*ref*/GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista Eletrônica Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 1, n. 18, p. 115-136, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9379/6230. Acesso em: 01 nov. 2018./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 123 p./*ref*/LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDiPUCR, 2003./*ref*/LAPA, A. B.; BELLONI, M. L. Educação a distância como mídia-educação. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 01, p. 175-196, abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n1p175/22190. Acesso em: 01 nov. 2018./*ref*/MOSQUERA, C. A. P. TIC, conocimiento, educación y competencias tecnológicas en la formación de maestros. Nómadas, Bogotá, Colombia, v. 36, n. 1, p. 145-159, abr. 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3964185.pdf. Acesso em: 01 nov. 2018./*ref*/NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009. 96 p./*ref*/NUNES, J. B. C.; SALES, V. M. B. Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECE. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 757-773, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/13.pdf. Acesso em: 10 set. 2018./*ref*/OLIVEIRA, E. da S. G. de. A construção de um curso de formação de professores na modalidade EAD: conduzindo o barco entre tempestades e abrolhos. RIED, v. 5, n. 2, p. 83-97, 23 nov. 2012. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/1123/1036. Acesso em: 11 out. 2018./*ref*/PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 201 p./*ref*/SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SANTOS, D. A. do N. dos. Ambientes potencializadores para a inclusão. Journal Of Research In Special Educational Needs, v. 16, p. 140-144, ago. 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12138. Acesso em: 02 out. 2018./*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. de acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/SILVA, E. M. O. da. Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersaberes, Colombo, v. 9, n. 17, p. 68-80, jun. 2014. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/545/367. Acesso em: 22 nov. 2018./*ref*/SUNKEL, G. Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en educación en América Latina: una exploración de indicadores. Cepal - Serie Políticas Sociales, Santiago do Chile, Chile, v. 126, n. 1, p. 5-65, dez. 2006./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325 p./*ref*/TONET, I. Educação e formação humana. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras, v. 8, n. 9, p. 9-21, jul. 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/852/721. Acesso em: 26 set. 2018./*ref*/UERN. Manual normativo de trabalhos de conclusão de curso da UERN. 1. ed. Mossoró, RN: Edições UERN, 2015. 65 p. Disponível em: Acesso em: 08 set. 2018.Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-13T18:41:52Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3749Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-05-13T18:41:52Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil Percurso poético; Projeto de pesquisa; Formação |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA CRÍTICA E COLABORATIVA AOS PERCURSOS DE COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA |
author |
Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil |
author_facet |
Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil Marinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Marinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Medeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Marinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Medeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Sandro Olimpio Silva; Universidade do Estado do rio Grande do Norte, UERN, Brasil Marinho, Gabrielle Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Marinho, Emmanuel Silva; Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil Medeiros, Normandia de Farias Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percurso poético; Projeto de pesquisa; Formação |
topic |
Percurso poético; Projeto de pesquisa; Formação |
description |
O projeto de pesquisa é um registro organizado de intenção composto pelo pesquisador como um pré-requisito para a entrada numa pós-graduação strictu sensu. São inerentes ao projeto as hipóteses, as premissas, os estudos e os desejos do pesquisador. Porém, é importante considerar que a pesquisa se transforma e transforma o pesquisador em seu percurso, confrontando caminhos, ideias, proposições e convicções, e indicando possibilidades a partir de suas leituras, pesquisas, reflexões e orientações. Este artigo trata do percurso de composição de um projeto de pesquisa de mestrado imerso num roteiro disciplinar cuja premissa é a discussão, partilha e reflexão sobre a pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Educação, POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Utilizou-se a narrativa memorial por permitir trazer à baila aspectos e impressões pessoais do processo de reflexão e da trajetória do estudante/pesquisador bem como aspectos particulares que envolvem tomadas de decisão contribuindo para a formação do pesquisador. Este artigo está dividido em três seções. Percurso de composição, onde são apresentados aspectos das leituras e reflexões realizadas ao longo da disciplina. Do estado da arte à revisão do projeto, onde se encontram breves análises da pesquisa sobre o Estado do conhecimento a respeito do objeto de pesquisa e sua relação com o projeto e, concluindo, o projeto de pesquisa com comentários parte a parte sobre os textos da composição. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749 10.25190/rec.v9i2.3749 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v9i2.3749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3749/pdf3 /*ref*/BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22617. Acesso em: 01 nov. 2018. /*ref*/CIMADEVILA, M. P. R.; ZUCHETTI, D. T.; BASSANI, P. B. S. O “novo” profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul e as tecnologias na educação. Etd Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 67-86, abr. 2013. /*ref*/GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista Eletrônica Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, v. 1, n. 18, p. 115-136, jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9379/6230. Acesso em: 01 nov. 2018. /*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 123 p. /*ref*/LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDiPUCR, 2003. /*ref*/LAPA, A. B.; BELLONI, M. L. Educação a distância como mídia-educação. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 01, p. 175-196, abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n1p175/22190. Acesso em: 01 nov. 2018. /*ref*/MOSQUERA, C. A. P. TIC, conocimiento, educación y competencias tecnológicas en la formación de maestros. Nómadas, Bogotá, Colombia, v. 36, n. 1, p. 145-159, abr. 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3964185.pdf. Acesso em: 01 nov. 2018. /*ref*/NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa, 2009. 96 p. /*ref*/NUNES, J. B. C.; SALES, V. M. B. Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECE. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 757-773, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/13.pdf. Acesso em: 10 set. 2018. /*ref*/OLIVEIRA, E. da S. G. de. A construção de um curso de formação de professores na modalidade EAD: conduzindo o barco entre tempestades e abrolhos. RIED, v. 5, n. 2, p. 83-97, 23 nov. 2012. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/1123/1036. Acesso em: 11 out. 2018. /*ref*/PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 201 p. /*ref*/SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SANTOS, D. A. do N. dos. Ambientes potencializadores para a inclusão. Journal Of Research In Special Educational Needs, v. 16, p. 140-144, ago. 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12138. Acesso em: 02 out. 2018. /*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. de acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002. /*ref*/SILVA, E. M. O. da. Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersaberes, Colombo, v. 9, n. 17, p. 68-80, jun. 2014. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/545/367. Acesso em: 22 nov. 2018. /*ref*/SUNKEL, G. Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en educación en América Latina: una exploración de indicadores. Cepal - Serie Políticas Sociales, Santiago do Chile, Chile, v. 126, n. 1, p. 5-65, dez. 2006. /*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325 p. /*ref*/TONET, I. Educação e formação humana. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras, v. 8, n. 9, p. 9-21, jul. 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/852/721. Acesso em: 26 set. 2018. /*ref*/UERN. Manual normativo de trabalhos de conclusão de curso da UERN. 1. ed. Mossoró, RN: Edições UERN, 2015. 65 p. Disponível em: Acesso em: 08 set. 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 32-43 2357-8483 10.25190/rec.v9i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826419929612288 |