Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vignoli, Jacqueline Sanches, Kraemer, Márcia Adriana Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143
Resumo: Este ensaio apresenta um estudo do Percurso Formativo (PFor) inserido nas ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED. Objetiva-se apresentar e explicar o construto teórico dos letramentos acadêmico-científicos nas culturas disciplinares de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Economia, no intuito de compreender como o PFor é delineado no âmbito dessas e de outras áreas afins. O estudo justifica-se por ser uma temática relevante nas atuais investigações acerca de leitura, escrita e produção oral como práticas sociais situadas. Trata-se de uma investigação teórico-prática, com caráter qualitativo-interpretativista e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de revisão bibliográfica e de acervo documental. O método de abordagem é dialético, de cunho histórico, comparativo e monográfico, por se tratar de um estudo de caso. Os resultados alcançados apontam para o PFor como uma formação continuada que margeia a Sequência de Formação (Francescon; Cristovão; Tognato, 2018), expandindo as suas possibilidades, por ser espaço de colaboração ativa dos participantes e flexível para (re)adequar o processo com a inserção de temáticas, ferramentas e conceitos, conforme o surgimento de novas demandas. Espera-se que esta reflexão contribua para melhor compreender a natureza constitutiva do PFor, na perspectiva do LILA, auxiliando futuras ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos.
id UFGD-4_1c68d10383748f9c02f2498d37f7644e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17143
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinaresLetramentos Acadêmico-CientíficosPercurso FormativoCulturas DisciplinaresEste ensaio apresenta um estudo do Percurso Formativo (PFor) inserido nas ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED. Objetiva-se apresentar e explicar o construto teórico dos letramentos acadêmico-científicos nas culturas disciplinares de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Economia, no intuito de compreender como o PFor é delineado no âmbito dessas e de outras áreas afins. O estudo justifica-se por ser uma temática relevante nas atuais investigações acerca de leitura, escrita e produção oral como práticas sociais situadas. Trata-se de uma investigação teórico-prática, com caráter qualitativo-interpretativista e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de revisão bibliográfica e de acervo documental. O método de abordagem é dialético, de cunho histórico, comparativo e monográfico, por se tratar de um estudo de caso. Os resultados alcançados apontam para o PFor como uma formação continuada que margeia a Sequência de Formação (Francescon; Cristovão; Tognato, 2018), expandindo as suas possibilidades, por ser espaço de colaboração ativa dos participantes e flexível para (re)adequar o processo com a inserção de temáticas, ferramentas e conceitos, conforme o surgimento de novas demandas. Espera-se que esta reflexão contribua para melhor compreender a natureza constitutiva do PFor, na perspectiva do LILA, auxiliando futuras ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1714310.30612/raido.v17i44.17143Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 130-1471984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143/9850Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida Vignoli, Jacqueline Sanches Kraemer, Márcia Adriana Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T18:59:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17143Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T18:59:42Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
title Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
spellingShingle Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
Letramentos Acadêmico-Científicos
Percurso Formativo
Culturas Disciplinares
title_short Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
title_full Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
title_fullStr Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
title_full_unstemmed Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
title_sort Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
author Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
author_facet Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
Vignoli, Jacqueline Sanches
Kraemer, Márcia Adriana Dias
author_role author
author2 Vignoli, Jacqueline Sanches
Kraemer, Márcia Adriana Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
Vignoli, Jacqueline Sanches
Kraemer, Márcia Adriana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos Acadêmico-Científicos
Percurso Formativo
Culturas Disciplinares
topic Letramentos Acadêmico-Científicos
Percurso Formativo
Culturas Disciplinares
description Este ensaio apresenta um estudo do Percurso Formativo (PFor) inserido nas ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED. Objetiva-se apresentar e explicar o construto teórico dos letramentos acadêmico-científicos nas culturas disciplinares de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Economia, no intuito de compreender como o PFor é delineado no âmbito dessas e de outras áreas afins. O estudo justifica-se por ser uma temática relevante nas atuais investigações acerca de leitura, escrita e produção oral como práticas sociais situadas. Trata-se de uma investigação teórico-prática, com caráter qualitativo-interpretativista e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de revisão bibliográfica e de acervo documental. O método de abordagem é dialético, de cunho histórico, comparativo e monográfico, por se tratar de um estudo de caso. Os resultados alcançados apontam para o PFor como uma formação continuada que margeia a Sequência de Formação (Francescon; Cristovão; Tognato, 2018), expandindo as suas possibilidades, por ser espaço de colaboração ativa dos participantes e flexível para (re)adequar o processo com a inserção de temáticas, ferramentas e conceitos, conforme o surgimento de novas demandas. Espera-se que esta reflexão contribua para melhor compreender a natureza constitutiva do PFor, na perspectiva do LILA, auxiliando futuras ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artículo revisado por pares
peer-reviewed article
artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143
10.30612/raido.v17i44.17143
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143
identifier_str_mv 10.30612/raido.v17i44.17143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143/9850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 130-147
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388292493312