ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes Junior, Jose Airton de Freitas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira, Torres, Denise Maciel, Pontes, Kariny de Sousa, Trompieri Filho, Nicolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar os objetivos de ensino e os aspectos educacionais relacionados à Educação Física nas escolas do município de Sobral-CE. O estudo é de caráter quantitativo e utilizou-se de um questionário para coleta de dados. Analisamos os dados por meio de estatística descritiva e cruzamento de variáveis através do programa SPSS 20.0. Participaram do estudo: professores de Educação Física e gestores pedagógicos (25,6%) e estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (74,4%). Sobre os objetivos de ensino, as maiores concordâncias foram: hábitos saudáveis (87,4%), prática esportiva (86,6%) e aptidão física relacionada à saúde (85,4%). O item Formação sociopolítica apresentou diferença entre os grupos (χ2=11,48 para p=0,003), indicando que a percepção docente/gestora é maior. Sobre os aspectos educacionais, as maiores concordâncias foram: existência de diálogo professor-aluno (78%), existência de relacionamento afetivo professor-aluno (61%) e utilização de diversos materiais nas aulas (56%). Ocorreram divergências nos itens aulas tem tempo reduzido e quantidade adequada de alunos nas aulas, (χ2=7,9 para p=0,019 e χ2=7,58 para p=0,02, respectivamente), evidenciando maior criticidade docente/gestora. Verifica-se que a atividade física e saúde e a existência de diálogo professor-aluno apresentaram maior nível de concordância.
id CATOLICA_81ae02da84ebfc2999faf179e3af14de
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1309
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARCiências SociaisEducação Física. Objetivos de ensino. Aspectos educacionais.O objetivo do trabalho é analisar os objetivos de ensino e os aspectos educacionais relacionados à Educação Física nas escolas do município de Sobral-CE. O estudo é de caráter quantitativo e utilizou-se de um questionário para coleta de dados. Analisamos os dados por meio de estatística descritiva e cruzamento de variáveis através do programa SPSS 20.0. Participaram do estudo: professores de Educação Física e gestores pedagógicos (25,6%) e estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (74,4%). Sobre os objetivos de ensino, as maiores concordâncias foram: hábitos saudáveis (87,4%), prática esportiva (86,6%) e aptidão física relacionada à saúde (85,4%). O item Formação sociopolítica apresentou diferença entre os grupos (χ2=11,48 para p=0,003), indicando que a percepção docente/gestora é maior. Sobre os aspectos educacionais, as maiores concordâncias foram: existência de diálogo professor-aluno (78%), existência de relacionamento afetivo professor-aluno (61%) e utilização de diversos materiais nas aulas (56%). Ocorreram divergências nos itens aulas tem tempo reduzido e quantidade adequada de alunos nas aulas, (χ2=7,9 para p=0,019 e χ2=7,58 para p=0,02, respectivamente), evidenciando maior criticidade docente/gestora. Verifica-se que a atividade física e saúde e a existência de diálogo professor-aluno apresentaram maior nível de concordância.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAPontes Junior, Jose Airton de FreitasTahim, Ana Paula Vasconcelos de OliveiraTorres, Denise MacielPontes, Kariny de SousaTrompieri Filho, Nicolino2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/130910.25190/rec.v2i1.1309Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309/1072/*ref*/BATISTA, Sidnei R. Os Jogos Cooperativos e a Educação Física Escolar. In: MOREIRA, Evando C. et alli. Educação física escolar: Desafios e Propostas II. Jundiaí: Editora Fontoura, 2006./*ref*/BETTI, Irene C. Rangel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicolette. História de vida: Trajetória de uma professora de Educação Física. Motriz, v.3, n.2, 1997./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998./*ref*/CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 1ª. ed. Campinas - SP: Papirus, 1988. v. 01. 224 p./*ref*/CEARÁ, Secretaria de educação. Estatística da educação básica nos municípios do Ceará – 2011: Sobral. Governo do Estado do Ceará. Fortaleza, 2010./*ref*/CÔRREA, Ivan L. S. e MORO, Roque L. Educação Física Escolar: reflexão e ação curricular. Ijuí: Editora Unijuí, 2004./*ref*/DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2005./*ref*/DARIDO, S. C. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 2003./*ref*/____, S. C. et alli. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. MOTRIZ - Volume 5, Número 2, Dezembro/1999/*ref*/____, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não-praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ.Fís.Esp. [online]. 2004, Vol. 18, N.1./*ref*/FERREIRA, M. S. Aptidão Física e Saúde na Educação Física Escolar: Ampliando o enfoque. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001./*ref*/FERNANDES, A. As Abordagens Pedagógicas Renovadoras da Educação Física escolar e a autonomia: Algumas reflexões. Revista Logos. n. 16, São Paulo. 2008/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (Coleção Leitura)./*ref*/GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de educação física e esporte. Ano 1, n.1. RC, 2002./*ref*/GUEDES, Dartagnan P. Educação para a Saúde Mediante Programas de Educação Física Escolar. MOTRIZ - Volume 5, Número 1, Junho/1999./*ref*/GUIDO, M; MORAES, J. F. Educação Física escolar como prevenção e tratamento para o sobrepeso e obesidade infantil: uma revisão. Revista Digital, N.146, 2010/*ref*/MAROCO, J. GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1): 65-90, 2006./*ref*/MINAYO, M. C. S.; et alli Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005./*ref*/MIRANDA, Made Júnior. Educação Física e Saúde na Escola. Estudos. Goiânia. v. 33, n.7/8, jul./ago. 2006./*ref*/NAHAS, Markus. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 3. ed. Londrina: Midiograf, 2003./*ref*/ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: Estratégia Mundial Sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde. Brasília, 2003./*ref*/PATTON, M. Q. Future trends in evalution, In: From policies to results: developing capacities for country monitoring and evaluation systems. UNICEF, 2010/*ref*/SANTOS, Odenice Juliana Gonzaga; SILVA, Morgana Cláudia. Teoria e prática: as implicações nas aulas de Educação Física escolar. Revista Digital. Nº 170, 2012./*ref*/SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1994./*ref*/THOMAS, J.; NELSON, J.; SILVERMAN, S. Métodos de pesquisa em atividade física. 5º ed. Porto Alegre: Artmed, 2005./*ref*/YU, C. H. Misconceived relationships between logical positivism and quantitative research. In: LAHAM, M. D. Philosophical foundations of quantitative research methodology. University Press of America, 2005.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T16:35:58Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1309Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-03-26T16:35:58Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Pontes Junior, Jose Airton de Freitas
Ciências Sociais
Educação Física. Objetivos de ensino. Aspectos educacionais.
title_short ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Pontes Junior, Jose Airton de Freitas
author_facet Pontes Junior, Jose Airton de Freitas
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Torres, Denise Maciel
Pontes, Kariny de Sousa
Trompieri Filho, Nicolino
author_role author
author2 Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Torres, Denise Maciel
Pontes, Kariny de Sousa
Trompieri Filho, Nicolino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes Junior, Jose Airton de Freitas
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Torres, Denise Maciel
Pontes, Kariny de Sousa
Trompieri Filho, Nicolino
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Educação Física. Objetivos de ensino. Aspectos educacionais.
topic Ciências Sociais
Educação Física. Objetivos de ensino. Aspectos educacionais.
description O objetivo do trabalho é analisar os objetivos de ensino e os aspectos educacionais relacionados à Educação Física nas escolas do município de Sobral-CE. O estudo é de caráter quantitativo e utilizou-se de um questionário para coleta de dados. Analisamos os dados por meio de estatística descritiva e cruzamento de variáveis através do programa SPSS 20.0. Participaram do estudo: professores de Educação Física e gestores pedagógicos (25,6%) e estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (74,4%). Sobre os objetivos de ensino, as maiores concordâncias foram: hábitos saudáveis (87,4%), prática esportiva (86,6%) e aptidão física relacionada à saúde (85,4%). O item Formação sociopolítica apresentou diferença entre os grupos (χ2=11,48 para p=0,003), indicando que a percepção docente/gestora é maior. Sobre os aspectos educacionais, as maiores concordâncias foram: existência de diálogo professor-aluno (78%), existência de relacionamento afetivo professor-aluno (61%) e utilização de diversos materiais nas aulas (56%). Ocorreram divergências nos itens aulas tem tempo reduzido e quantidade adequada de alunos nas aulas, (χ2=7,9 para p=0,019 e χ2=7,58 para p=0,02, respectivamente), evidenciando maior criticidade docente/gestora. Verifica-se que a atividade física e saúde e a existência de diálogo professor-aluno apresentaram maior nível de concordância.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309
10.25190/rec.v2i1.1309
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309
identifier_str_mv 10.25190/rec.v2i1.1309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309/1072
/*ref*/BATISTA, Sidnei R. Os Jogos Cooperativos e a Educação Física Escolar. In: MOREIRA, Evando C. et alli. Educação física escolar: Desafios e Propostas II. Jundiaí: Editora Fontoura, 2006.
/*ref*/BETTI, Irene C. Rangel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicolette. História de vida: Trajetória de uma professora de Educação Física. Motriz, v.3, n.2, 1997.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
/*ref*/CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 1ª. ed. Campinas - SP: Papirus, 1988. v. 01. 224 p.
/*ref*/CEARÁ, Secretaria de educação. Estatística da educação básica nos municípios do Ceará – 2011: Sobral. Governo do Estado do Ceará. Fortaleza, 2010.
/*ref*/CÔRREA, Ivan L. S. e MORO, Roque L. Educação Física Escolar: reflexão e ação curricular. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
/*ref*/DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2005.
/*ref*/DARIDO, S. C. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 2003.
/*ref*/____, S. C. et alli. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. MOTRIZ - Volume 5, Número 2, Dezembro/1999
/*ref*/____, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não-praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ.Fís.Esp. [online]. 2004, Vol. 18, N.1.
/*ref*/FERREIRA, M. S. Aptidão Física e Saúde na Educação Física Escolar: Ampliando o enfoque. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001.
/*ref*/FERNANDES, A. As Abordagens Pedagógicas Renovadoras da Educação Física escolar e a autonomia: Algumas reflexões. Revista Logos. n. 16, São Paulo. 2008
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (Coleção Leitura).
/*ref*/GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de educação física e esporte. Ano 1, n.1. RC, 2002.
/*ref*/GUEDES, Dartagnan P. Educação para a Saúde Mediante Programas de Educação Física Escolar. MOTRIZ - Volume 5, Número 1, Junho/1999.
/*ref*/GUIDO, M; MORAES, J. F. Educação Física escolar como prevenção e tratamento para o sobrepeso e obesidade infantil: uma revisão. Revista Digital, N.146, 2010
/*ref*/MAROCO, J. GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1): 65-90, 2006.
/*ref*/MINAYO, M. C. S.; et alli Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005.
/*ref*/MIRANDA, Made Júnior. Educação Física e Saúde na Escola. Estudos. Goiânia. v. 33, n.7/8, jul./ago. 2006.
/*ref*/NAHAS, Markus. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 3. ed. Londrina: Midiograf, 2003.
/*ref*/ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: Estratégia Mundial Sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde. Brasília, 2003.
/*ref*/PATTON, M. Q. Future trends in evalution, In: From policies to results: developing capacities for country monitoring and evaluation systems. UNICEF, 2010
/*ref*/SANTOS, Odenice Juliana Gonzaga; SILVA, Morgana Cláudia. Teoria e prática: as implicações nas aulas de Educação Física escolar. Revista Digital. Nº 170, 2012.
/*ref*/SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1994.
/*ref*/THOMAS, J.; NELSON, J.; SILVERMAN, S. Métodos de pesquisa em atividade física. 5º ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
/*ref*/YU, C. H. Misconceived relationships between logical positivism and quantitative research. In: LAHAM, M. D. Philosophical foundations of quantitative research methodology. University Press of America, 2005.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v2i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421196292096