ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é analisar os objetivos de ensino e os aspectos educacionais relacionados à Educação Física nas escolas do município de Sobral-CE. O estudo é de caráter quantitativo e utilizou-se de um questionário para coleta de dados. Analisamos os dados por meio de estatística descritiva e cruzamento de variáveis através do programa SPSS 20.0. Participaram do estudo: professores de Educação Física e gestores pedagógicos (25,6%) e estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (74,4%). Sobre os objetivos de ensino, as maiores concordâncias foram: hábitos saudáveis (87,4%), prática esportiva (86,6%) e aptidão física relacionada à saúde (85,4%). O item Formação sociopolítica apresentou diferença entre os grupos (χ2=11,48 para p=0,003), indicando que a percepção docente/gestora é maior. Sobre os aspectos educacionais, as maiores concordâncias foram: existência de diálogo professor-aluno (78%), existência de relacionamento afetivo professor-aluno (61%) e utilização de diversos materiais nas aulas (56%). Ocorreram divergências nos itens aulas tem tempo reduzido e quantidade adequada de alunos nas aulas, (χ2=7,9 para p=0,019 e χ2=7,58 para p=0,02, respectivamente), evidenciando maior criticidade docente/gestora. Verifica-se que a atividade física e saúde e a existência de diálogo professor-aluno apresentaram maior nível de concordância. |
id |
CATOLICA_81ae02da84ebfc2999faf179e3af14de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1309 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARCiências SociaisEducação Física. Objetivos de ensino. Aspectos educacionais.O objetivo do trabalho é analisar os objetivos de ensino e os aspectos educacionais relacionados à Educação Física nas escolas do município de Sobral-CE. O estudo é de caráter quantitativo e utilizou-se de um questionário para coleta de dados. Analisamos os dados por meio de estatística descritiva e cruzamento de variáveis através do programa SPSS 20.0. Participaram do estudo: professores de Educação Física e gestores pedagógicos (25,6%) e estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (74,4%). Sobre os objetivos de ensino, as maiores concordâncias foram: hábitos saudáveis (87,4%), prática esportiva (86,6%) e aptidão física relacionada à saúde (85,4%). O item Formação sociopolítica apresentou diferença entre os grupos (χ2=11,48 para p=0,003), indicando que a percepção docente/gestora é maior. Sobre os aspectos educacionais, as maiores concordâncias foram: existência de diálogo professor-aluno (78%), existência de relacionamento afetivo professor-aluno (61%) e utilização de diversos materiais nas aulas (56%). Ocorreram divergências nos itens aulas tem tempo reduzido e quantidade adequada de alunos nas aulas, (χ2=7,9 para p=0,019 e χ2=7,58 para p=0,02, respectivamente), evidenciando maior criticidade docente/gestora. Verifica-se que a atividade física e saúde e a existência de diálogo professor-aluno apresentaram maior nível de concordância.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAPontes Junior, Jose Airton de FreitasTahim, Ana Paula Vasconcelos de OliveiraTorres, Denise MacielPontes, Kariny de SousaTrompieri Filho, Nicolino2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/130910.25190/rec.v2i1.1309Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309/1072/*ref*/BATISTA, Sidnei R. Os Jogos Cooperativos e a Educação Física Escolar. In: MOREIRA, Evando C. et alli. Educação física escolar: Desafios e Propostas II. Jundiaí: Editora Fontoura, 2006./*ref*/BETTI, Irene C. Rangel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicolette. História de vida: Trajetória de uma professora de Educação Física. Motriz, v.3, n.2, 1997./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998./*ref*/CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 1ª. ed. Campinas - SP: Papirus, 1988. v. 01. 224 p./*ref*/CEARÁ, Secretaria de educação. Estatística da educação básica nos municípios do Ceará – 2011: Sobral. Governo do Estado do Ceará. Fortaleza, 2010./*ref*/CÔRREA, Ivan L. S. e MORO, Roque L. Educação Física Escolar: reflexão e ação curricular. Ijuí: Editora Unijuí, 2004./*ref*/DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2005./*ref*/DARIDO, S. C. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 2003./*ref*/____, S. C. et alli. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. MOTRIZ - Volume 5, Número 2, Dezembro/1999/*ref*/____, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não-praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ.Fís.Esp. [online]. 2004, Vol. 18, N.1./*ref*/FERREIRA, M. S. Aptidão Física e Saúde na Educação Física Escolar: Ampliando o enfoque. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001./*ref*/FERNANDES, A. As Abordagens Pedagógicas Renovadoras da Educação Física escolar e a autonomia: Algumas reflexões. Revista Logos. n. 16, São Paulo. 2008/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (Coleção Leitura)./*ref*/GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de educação física e esporte. Ano 1, n.1. RC, 2002./*ref*/GUEDES, Dartagnan P. Educação para a Saúde Mediante Programas de Educação Física Escolar. MOTRIZ - Volume 5, Número 1, Junho/1999./*ref*/GUIDO, M; MORAES, J. F. Educação Física escolar como prevenção e tratamento para o sobrepeso e obesidade infantil: uma revisão. Revista Digital, N.146, 2010/*ref*/MAROCO, J. GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1): 65-90, 2006./*ref*/MINAYO, M. C. S.; et alli Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005./*ref*/MIRANDA, Made Júnior. Educação Física e Saúde na Escola. Estudos. Goiânia. v. 33, n.7/8, jul./ago. 2006./*ref*/NAHAS, Markus. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 3. ed. Londrina: Midiograf, 2003./*ref*/ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: Estratégia Mundial Sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde. Brasília, 2003./*ref*/PATTON, M. Q. Future trends in evalution, In: From policies to results: developing capacities for country monitoring and evaluation systems. UNICEF, 2010/*ref*/SANTOS, Odenice Juliana Gonzaga; SILVA, Morgana Cláudia. Teoria e prática: as implicações nas aulas de Educação Física escolar. Revista Digital. Nº 170, 2012./*ref*/SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1994./*ref*/THOMAS, J.; NELSON, J.; SILVERMAN, S. Métodos de pesquisa em atividade física. 5º ed. Porto Alegre: Artmed, 2005./*ref*/YU, C. H. Misconceived relationships between logical positivism and quantitative research. In: LAHAM, M. D. Philosophical foundations of quantitative research methodology. University Press of America, 2005.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T16:35:58Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1309Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-03-26T16:35:58Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Pontes Junior, Jose Airton de Freitas Ciências Sociais Educação Física. Objetivos de ensino. Aspectos educacionais. |
title_short |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
ANÁLISE DOS OBJETIVOS E DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Pontes Junior, Jose Airton de Freitas |
author_facet |
Pontes Junior, Jose Airton de Freitas Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Torres, Denise Maciel Pontes, Kariny de Sousa Trompieri Filho, Nicolino |
author_role |
author |
author2 |
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Torres, Denise Maciel Pontes, Kariny de Sousa Trompieri Filho, Nicolino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes Junior, Jose Airton de Freitas Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Torres, Denise Maciel Pontes, Kariny de Sousa Trompieri Filho, Nicolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Educação Física. Objetivos de ensino. Aspectos educacionais. |
topic |
Ciências Sociais Educação Física. Objetivos de ensino. Aspectos educacionais. |
description |
O objetivo do trabalho é analisar os objetivos de ensino e os aspectos educacionais relacionados à Educação Física nas escolas do município de Sobral-CE. O estudo é de caráter quantitativo e utilizou-se de um questionário para coleta de dados. Analisamos os dados por meio de estatística descritiva e cruzamento de variáveis através do programa SPSS 20.0. Participaram do estudo: professores de Educação Física e gestores pedagógicos (25,6%) e estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (74,4%). Sobre os objetivos de ensino, as maiores concordâncias foram: hábitos saudáveis (87,4%), prática esportiva (86,6%) e aptidão física relacionada à saúde (85,4%). O item Formação sociopolítica apresentou diferença entre os grupos (χ2=11,48 para p=0,003), indicando que a percepção docente/gestora é maior. Sobre os aspectos educacionais, as maiores concordâncias foram: existência de diálogo professor-aluno (78%), existência de relacionamento afetivo professor-aluno (61%) e utilização de diversos materiais nas aulas (56%). Ocorreram divergências nos itens aulas tem tempo reduzido e quantidade adequada de alunos nas aulas, (χ2=7,9 para p=0,019 e χ2=7,58 para p=0,02, respectivamente), evidenciando maior criticidade docente/gestora. Verifica-se que a atividade física e saúde e a existência de diálogo professor-aluno apresentaram maior nível de concordância. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309 10.25190/rec.v2i1.1309 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v2i1.1309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1309/1072 /*ref*/BATISTA, Sidnei R. Os Jogos Cooperativos e a Educação Física Escolar. In: MOREIRA, Evando C. et alli. Educação física escolar: Desafios e Propostas II. Jundiaí: Editora Fontoura, 2006. /*ref*/BETTI, Irene C. Rangel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicolette. História de vida: Trajetória de uma professora de Educação Física. Motriz, v.3, n.2, 1997. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. /*ref*/CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 1ª. ed. Campinas - SP: Papirus, 1988. v. 01. 224 p. /*ref*/CEARÁ, Secretaria de educação. Estatística da educação básica nos municípios do Ceará – 2011: Sobral. Governo do Estado do Ceará. Fortaleza, 2010. /*ref*/CÔRREA, Ivan L. S. e MORO, Roque L. Educação Física Escolar: reflexão e ação curricular. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. /*ref*/DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2005. /*ref*/DARIDO, S. C. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 2003. /*ref*/____, S. C. et alli. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. MOTRIZ - Volume 5, Número 2, Dezembro/1999 /*ref*/____, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não-praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ.Fís.Esp. [online]. 2004, Vol. 18, N.1. /*ref*/FERREIRA, M. S. Aptidão Física e Saúde na Educação Física Escolar: Ampliando o enfoque. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001. /*ref*/FERNANDES, A. As Abordagens Pedagógicas Renovadoras da Educação Física escolar e a autonomia: Algumas reflexões. Revista Logos. n. 16, São Paulo. 2008 /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005 (Coleção Leitura). /*ref*/GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de educação física e esporte. Ano 1, n.1. RC, 2002. /*ref*/GUEDES, Dartagnan P. Educação para a Saúde Mediante Programas de Educação Física Escolar. MOTRIZ - Volume 5, Número 1, Junho/1999. /*ref*/GUIDO, M; MORAES, J. F. Educação Física escolar como prevenção e tratamento para o sobrepeso e obesidade infantil: uma revisão. Revista Digital, N.146, 2010 /*ref*/MAROCO, J. GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1): 65-90, 2006. /*ref*/MINAYO, M. C. S.; et alli Métodos, técnicas e relações em triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005. /*ref*/MIRANDA, Made Júnior. Educação Física e Saúde na Escola. Estudos. Goiânia. v. 33, n.7/8, jul./ago. 2006. /*ref*/NAHAS, Markus. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 3. ed. Londrina: Midiograf, 2003. /*ref*/ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: Estratégia Mundial Sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde. Brasília, 2003. /*ref*/PATTON, M. Q. Future trends in evalution, In: From policies to results: developing capacities for country monitoring and evaluation systems. UNICEF, 2010 /*ref*/SANTOS, Odenice Juliana Gonzaga; SILVA, Morgana Cláudia. Teoria e prática: as implicações nas aulas de Educação Física escolar. Revista Digital. Nº 170, 2012. /*ref*/SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Editora Autores Associados, 1994. /*ref*/THOMAS, J.; NELSON, J.; SILVERMAN, S. Métodos de pesquisa em atividade física. 5º ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. /*ref*/YU, C. H. Misconceived relationships between logical positivism and quantitative research. In: LAHAM, M. D. Philosophical foundations of quantitative research methodology. University Press of America, 2005. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v2i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421196292096 |