CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4574 |
Resumo: | Este trabalho constitui uma análise teórica da identidade do currículo enquanto itinerário cuja função é articular a construção de um percurso organizado, estruturado, perspectivando alcançar uma meta. Tendo por base a etimologia do mesmo, sua compreensão é embasada na polissemia fornecida de suas raízes semânticas, associadas ao movimento, à mudança, ao deslocamento, em prol de alcançar um ponto de chegada auspicável. Na condição de instrumento, o currículo mira propiciar a consecução dos fins da educação e da formação, efetivados no binômio ensino-aprendizagem. As demandas e influências culturais impregnam o currículo que é indissociável da visão de mundo de um povo. A presente investigação envereda a compreensão do currículo enquanto itinerário, idealizado no projeto, articulado por meio de um plano e substancializado nas práticas que credenciam a viabilidade do ideal curricular. Perquire-se um despertar do interesse por tais compreensões de modo a nortear entendimentos e ações referentes ao currículo, a partir de sua idealização, rumo à sua operacionalização. |
id |
CATOLICA_8ac0bce651fe1c8b31b0a35a699e8359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4574 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIOCurrículo; Educação; ItinerárioEste trabalho constitui uma análise teórica da identidade do currículo enquanto itinerário cuja função é articular a construção de um percurso organizado, estruturado, perspectivando alcançar uma meta. Tendo por base a etimologia do mesmo, sua compreensão é embasada na polissemia fornecida de suas raízes semânticas, associadas ao movimento, à mudança, ao deslocamento, em prol de alcançar um ponto de chegada auspicável. Na condição de instrumento, o currículo mira propiciar a consecução dos fins da educação e da formação, efetivados no binômio ensino-aprendizagem. As demandas e influências culturais impregnam o currículo que é indissociável da visão de mundo de um povo. A presente investigação envereda a compreensão do currículo enquanto itinerário, idealizado no projeto, articulado por meio de um plano e substancializado nas práticas que credenciam a viabilidade do ideal curricular. Perquire-se um despertar do interesse por tais compreensões de modo a nortear entendimentos e ações referentes ao currículo, a partir de sua idealização, rumo à sua operacionalização.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAChagas, Antonio Marcos; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/457410.25190/rec.v10i2.4574Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 58-682357-848310.25190/rec.v10i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4574/pdf05./*ref*/BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico. Classe, códigos, controle. Petrópolis: Vozes, 1996./*ref*/CORNBLETH, C. Curriculum in Context. Basingstoke: Falmer Press, 1990./*ref*/DREEBEN, R. El currículum no escrito y su relación com los valores. In: GIMENO, J.; PÉREZ, A (Orgs.). La enseñanza: su teoria y su práctica. Madrid: Akal, 1985./*ref*/FERREIRA, M. S. O currículo e sua trama. In: ALMEIDA, M. D. Currículo como artefato social. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2004./*ref*/GOODSON, I. A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997./*ref*/GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 14. ed., Petrópolis: Vozes, 2013./*ref*/NANNI, C. Educazione e Scienze dell’educazione. 2. ed. Roma: LAS, 1986./*ref*/NANNI, C. L’educazione tra crisi e ricerca de senso. Um approccio filosófico. 2. ed., Roma: LAS, 1990./*ref*/JACKSON, P. Conceptions of curriculum and curriculum specialists. In: JACKSON, P. Handbook of research on curriculum, New York: Macmillan, 1992, p. 3-40./*ref*/JUNG-HOON, J.; PINAR, W. F. Conceptions of curriculum. In: WYSE, D.; HAYWARD, L.; PADYA, J. (org.). The sage of Curriculum, Pedagogy and Assessment. Los Angeles; London; New Delhi; Singapore; Washington DC: Sage Publications, 2016, Vol. I. p. 29-46./*ref*/KEMMIS, S. El curriculum: más allá de la teoria de la reprodución. 2. ed. Madrid: Ediciones Morata, 1988./*ref*/LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011/*ref*/MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 6.ed., Petrópolis: Vozes, 2013./*ref*/ORNSTEIN, A. C.; HUNKINS, F. Curriculum: Foundations, Principles and Issues. 7. ed. Harlow: Pearson Education, 2017./*ref*/MASETTO, M. T. Didática: A Aula como Centro. 3. ed. São Paulo: F.T.D., 1996./*ref*/PACHECO, J. A. Currículo: Teoria e Práxis. 3. ed., Porto: Porto Editora, 2001./*ref*/PACHECO, J. A. Estudos Curriculares. Para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora, 2005. RIBEIRO, A. C. Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Texto Editora, 1990./*ref*/ROSIEK, J.; CLAUDININ, D. J. Curriculum and Teacher Development. In: WYSE, D.; HAYWARD L.; PANDYA, J. The sage handbook of Curriculum, Pedagogy and Assessment, vol. 1. Los Angeles; London; New Delhi; Singapura; Washington DC: Sage Publications, 2016./*ref*/SACRISTÁN, J. G. O Currículo. Uma reflexão sobre a prática. 3.ed., Porto Alegre: Artmed Editora, 2000a./*ref*/SACRISTÁN, J. G. Plano de currículo, plano de ensino: o papel dos professores/as. In: SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: J. G. SACRISTÁN, Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso-Artmed, 2013./*ref*/SACRISTÁN, J. G.; GÓMES, A. I. P. (org.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000b./*ref*/SILVA, T. T. Teorias de Currículo. Uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000./*ref*/STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1984./*ref*/SOCKETT, H. Designing the Curriculum, Londres: Open Books, 1976./*ref*/TABA, H. Elaboración del Curriculo. Teoria y Prática. 7.ed. Buenos Aires: Ediciones Troquel, 1987./*ref*/TYLER, R. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1974./*ref*/TYLER, R. Principles of Curriculum and Instruction. Chicago: University of Chicago Press, 1949./*ref*/VIEIRA, A. B. et al. Formação docente para uma educação de qualidade. Revista Expressão Católica, v. 5, n. 1, jan./jun. 2017. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1479. Acesso em: 08 dez. 2020./*ref*/ZAIS, R. Curriculum: principles and foundations. Nova York: Thomas Y. Cromwell, 1976.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T11:40:50Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4574Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-12-21T11:40:50Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO |
title |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO |
spellingShingle |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO Chagas, Antonio Marcos; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil Currículo; Educação; Itinerário |
title_short |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO |
title_full |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO |
title_fullStr |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO |
title_sort |
CURRÍCULO: A IDENTIDADE E FUNÇÃO DE UM ITINERÁRIO |
author |
Chagas, Antonio Marcos; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil |
author_facet |
Chagas, Antonio Marcos; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Antonio Marcos; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo; Educação; Itinerário |
topic |
Currículo; Educação; Itinerário |
description |
Este trabalho constitui uma análise teórica da identidade do currículo enquanto itinerário cuja função é articular a construção de um percurso organizado, estruturado, perspectivando alcançar uma meta. Tendo por base a etimologia do mesmo, sua compreensão é embasada na polissemia fornecida de suas raízes semânticas, associadas ao movimento, à mudança, ao deslocamento, em prol de alcançar um ponto de chegada auspicável. Na condição de instrumento, o currículo mira propiciar a consecução dos fins da educação e da formação, efetivados no binômio ensino-aprendizagem. As demandas e influências culturais impregnam o currículo que é indissociável da visão de mundo de um povo. A presente investigação envereda a compreensão do currículo enquanto itinerário, idealizado no projeto, articulado por meio de um plano e substancializado nas práticas que credenciam a viabilidade do ideal curricular. Perquire-se um despertar do interesse por tais compreensões de modo a nortear entendimentos e ações referentes ao currículo, a partir de sua idealização, rumo à sua operacionalização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4574 10.25190/rec.v10i2.4574 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4574 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v10i2.4574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4574/pdf05. /*ref*/BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico. Classe, códigos, controle. Petrópolis: Vozes, 1996. /*ref*/CORNBLETH, C. Curriculum in Context. Basingstoke: Falmer Press, 1990. /*ref*/DREEBEN, R. El currículum no escrito y su relación com los valores. In: GIMENO, J.; PÉREZ, A (Orgs.). La enseñanza: su teoria y su práctica. Madrid: Akal, 1985. /*ref*/FERREIRA, M. S. O currículo e sua trama. In: ALMEIDA, M. D. Currículo como artefato social. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2004. /*ref*/GOODSON, I. A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997. /*ref*/GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 14. ed., Petrópolis: Vozes, 2013. /*ref*/NANNI, C. Educazione e Scienze dell’educazione. 2. ed. Roma: LAS, 1986. /*ref*/NANNI, C. L’educazione tra crisi e ricerca de senso. Um approccio filosófico. 2. ed., Roma: LAS, 1990. /*ref*/JACKSON, P. Conceptions of curriculum and curriculum specialists. In: JACKSON, P. Handbook of research on curriculum, New York: Macmillan, 1992, p. 3-40. /*ref*/JUNG-HOON, J.; PINAR, W. F. Conceptions of curriculum. In: WYSE, D.; HAYWARD, L.; PADYA, J. (org.). The sage of Curriculum, Pedagogy and Assessment. Los Angeles; London; New Delhi; Singapore; Washington DC: Sage Publications, 2016, Vol. I. p. 29-46. /*ref*/KEMMIS, S. El curriculum: más allá de la teoria de la reprodución. 2. ed. Madrid: Ediciones Morata, 1988. /*ref*/LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011 /*ref*/MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 6.ed., Petrópolis: Vozes, 2013. /*ref*/ORNSTEIN, A. C.; HUNKINS, F. Curriculum: Foundations, Principles and Issues. 7. ed. Harlow: Pearson Education, 2017. /*ref*/MASETTO, M. T. Didática: A Aula como Centro. 3. ed. São Paulo: F.T.D., 1996. /*ref*/PACHECO, J. A. Currículo: Teoria e Práxis. 3. ed., Porto: Porto Editora, 2001. /*ref*/PACHECO, J. A. Estudos Curriculares. Para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora, 2005. RIBEIRO, A. C. Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Texto Editora, 1990. /*ref*/ROSIEK, J.; CLAUDININ, D. J. Curriculum and Teacher Development. In: WYSE, D.; HAYWARD L.; PANDYA, J. The sage handbook of Curriculum, Pedagogy and Assessment, vol. 1. Los Angeles; London; New Delhi; Singapura; Washington DC: Sage Publications, 2016. /*ref*/SACRISTÁN, J. G. O Currículo. Uma reflexão sobre a prática. 3.ed., Porto Alegre: Artmed Editora, 2000a. /*ref*/SACRISTÁN, J. G. Plano de currículo, plano de ensino: o papel dos professores/as. In: SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: J. G. SACRISTÁN, Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso-Artmed, 2013. /*ref*/SACRISTÁN, J. G.; GÓMES, A. I. P. (org.). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000b. /*ref*/SILVA, T. T. Teorias de Currículo. Uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000. /*ref*/STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1984. /*ref*/SOCKETT, H. Designing the Curriculum, Londres: Open Books, 1976. /*ref*/TABA, H. Elaboración del Curriculo. Teoria y Prática. 7.ed. Buenos Aires: Ediciones Troquel, 1987. /*ref*/TYLER, R. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1974. /*ref*/TYLER, R. Principles of Curriculum and Instruction. Chicago: University of Chicago Press, 1949. /*ref*/VIEIRA, A. B. et al. Formação docente para uma educação de qualidade. Revista Expressão Católica, v. 5, n. 1, jan./jun. 2017. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1479. Acesso em: 08 dez. 2020. /*ref*/ZAIS, R. Curriculum: principles and foundations. Nova York: Thomas Y. Cromwell, 1976. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 58-68 2357-8483 10.25190/rec.v10i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421251866624 |