Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963 |
Resumo: | São discutidas as relações entre disciplinas escolares e propostas de integração nas políticas de currículo, com foco na proposta de itinerários formativos e de organização por competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, destacando alguns efeitos que produzem nas identificações docentes, bem como as tentativas de controle dos projetos de vida dos estudantes. O artigo conclui que a proposta de integração curricular apresentada pela BNCC do ensino médio não viabiliza a flexibilidade curricular a qual alude, pelo contrário, tende a ser restritiva de possibilidades de integração curricular por permanecer tentando controlar o projeto de futuro dos jovens estudantes por meio de metas fixadas a priori. |
id |
CNTE-1_4ddbc1090d5fb71d8bdf22464eab8646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/963 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenisBNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo.São discutidas as relações entre disciplinas escolares e propostas de integração nas políticas de currículo, com foco na proposta de itinerários formativos e de organização por competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, destacando alguns efeitos que produzem nas identificações docentes, bem como as tentativas de controle dos projetos de vida dos estudantes. O artigo conclui que a proposta de integração curricular apresentada pela BNCC do ensino médio não viabiliza a flexibilidade curricular a qual alude, pelo contrário, tende a ser restritiva de possibilidades de integração curricular por permanecer tentando controlar o projeto de futuro dos jovens estudantes por meio de metas fixadas a priori.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/96310.22420/rde.v13i25.963Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 59-752238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Alice Casimiro2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/963Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.352370Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis |
title |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis |
spellingShingle |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis Lopes, Alice Casimiro BNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo. |
title_short |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis |
title_full |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis |
title_fullStr |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis |
title_full_unstemmed |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis |
title_sort |
Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis |
author |
Lopes, Alice Casimiro |
author_facet |
Lopes, Alice Casimiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Alice Casimiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo. |
topic |
BNCC. Itinerário formativo. Organização curricular. Política de currículo. |
description |
São discutidas as relações entre disciplinas escolares e propostas de integração nas políticas de currículo, com foco na proposta de itinerários formativos e de organização por competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, destacando alguns efeitos que produzem nas identificações docentes, bem como as tentativas de controle dos projetos de vida dos estudantes. O artigo conclui que a proposta de integração curricular apresentada pela BNCC do ensino médio não viabiliza a flexibilidade curricular a qual alude, pelo contrário, tende a ser restritiva de possibilidades de integração curricular por permanecer tentando controlar o projeto de futuro dos jovens estudantes por meio de metas fixadas a priori. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963 10.22420/rde.v13i25.963 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i25.963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 59-75 2238-4391 10.22420/rde.v13i25 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342641074176 |