A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1416 |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia e o expressivo aumento da concorrência, as organizações têm buscado cada vez mais encontrar maneiras de oferecer, não só produtos e serviços, como, principalmente, um atendimento de qualidade. Assim, a qualidade no atendimento ao cliente é algo essencial para as organizações que buscam obter bons resultados através da satisfação e da fidelização de seus clientes/consumidores. Apresente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa de campo, tendo como objetivo avaliar o nível da satisfação dos clientes de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Município de Quixadá-CE. A coleta de dados foi realizada, utilizando-se de um questionário de carácter quanti-qualitativo. A apresentação dos resultados foi feita por meio da utilização de gráficos que possibilitaram uma melhor descrição e compreensão dos resultados obtidos. Assim, pôde-se concluir que a maioria dos clientes da IES pesquisada estão insatisfeitos com a qualidade do atendimento oferecido pela referida instituição e que os fatores que levaram a essa falta de qualidade são oriundos da ausência de capacitação e de motivação dos funcionários da IES. A pesquisa também mostrou que este problema de qualidade no atendimento poderia ser solucionado coma fixação de uma política de motivação, envolvendo ações como: a implantação de plano de cargos e salários, a disponibilização de benefícios e a oferta de treinamento para os funcionários, que seriam as melhores maneiras para solucionar esse problema com a qualidade do atendimento. |
id |
CATOLICA_92d1a915de670358cec45e8a691bc2d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1416 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASOCiências SociaisQualidade. Atendimento ao Cliente. Fidelização. Satisfação.Com o avanço da tecnologia e o expressivo aumento da concorrência, as organizações têm buscado cada vez mais encontrar maneiras de oferecer, não só produtos e serviços, como, principalmente, um atendimento de qualidade. Assim, a qualidade no atendimento ao cliente é algo essencial para as organizações que buscam obter bons resultados através da satisfação e da fidelização de seus clientes/consumidores. Apresente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa de campo, tendo como objetivo avaliar o nível da satisfação dos clientes de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Município de Quixadá-CE. A coleta de dados foi realizada, utilizando-se de um questionário de carácter quanti-qualitativo. A apresentação dos resultados foi feita por meio da utilização de gráficos que possibilitaram uma melhor descrição e compreensão dos resultados obtidos. Assim, pôde-se concluir que a maioria dos clientes da IES pesquisada estão insatisfeitos com a qualidade do atendimento oferecido pela referida instituição e que os fatores que levaram a essa falta de qualidade são oriundos da ausência de capacitação e de motivação dos funcionários da IES. A pesquisa também mostrou que este problema de qualidade no atendimento poderia ser solucionado coma fixação de uma política de motivação, envolvendo ações como: a implantação de plano de cargos e salários, a disponibilização de benefícios e a oferta de treinamento para os funcionários, que seriam as melhores maneiras para solucionar esse problema com a qualidade do atendimento.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMartins, Sylmara Teixeira; Centro Universitário Católica de QuixadáPinho, Valter de SouzaBessa, Marcos James ChavesCarneiro, Stânia Nágila VasconcelosMendes, Daniel Paiva2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/141610.25190/rec.v4i2.1416Revista Expressão Católica; v. 4, n. 2 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1416/1149/*ref*/BEE, Frances. Fidelizar o cliente. Tradução Edite Sciulli. São Paulo: Nobel, 2000. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/COLOMBO, Sonia Simões; CARDIM, Paulo A. Gomes. Nos bastidores da educação brasileira: a gestão vista por dentro. Porto Alegre: Artmed, 2010. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/DALLEDONE, Jorge. Gestão de serviços: a chave do sucesso nos negócios. Rio de janeiro: SENAC nacional, 2008. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/DANTAS, Edmundo Brandão. Atendimento ao Público nas Organizações: Quando o Marketing mostra a cara. Brasilia: SENAC DF, 2010. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/DUARTE, Geraldo. Dicionário de administração. Fortaleza: Realce Editora, 2009./*ref*/GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006./*ref*/KAMAKURA, D. Importância de Conhecer o Consumidor. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI128624-17172,00-A+IMPORTANCIA+DE+CONHECER+O+CONSUMIDOR.html>. Acesso em: 19 de nov. 2013./*ref*/KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006./*ref*/KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998./*ref*/LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010./*ref*/LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços. São Paulo: Atlas, 1999./*ref*/LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade: fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/MAQUES, Fábio. Guia Prático da Excelência em Serviços: como conquistar clientes, aumentar os lucros e viver melhor. São Paulo: Nobel, 2006. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/MEIRELES, Manuel. Sistemas Administrativos eClicentristas: Organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte & Ciência Villipress, 2001. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/NASCIMENTO, Eunice. Comportamento Organizacional. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 18. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991./*ref*/QUEIROZ, EvodioKalteneckerRetto. Qualidade segundo Garvin. São Paulo: Annablume, 1995. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/SENAC, DN. Qualidade em prestação de serviços. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2005. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>./*ref*/STATDLOBER, Juliano. Help-Desk e Sac com Qualidade. Rio de janeiro: Brasport, 2006. Disponível em:<http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1416Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO |
title |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO Martins, Sylmara Teixeira; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Qualidade. Atendimento ao Cliente. Fidelização. Satisfação. |
title_short |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Martins, Sylmara Teixeira; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Martins, Sylmara Teixeira; Centro Universitário Católica de Quixadá Pinho, Valter de Souza Bessa, Marcos James Chaves Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos Mendes, Daniel Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Valter de Souza Bessa, Marcos James Chaves Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos Mendes, Daniel Paiva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sylmara Teixeira; Centro Universitário Católica de Quixadá Pinho, Valter de Souza Bessa, Marcos James Chaves Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos Mendes, Daniel Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Qualidade. Atendimento ao Cliente. Fidelização. Satisfação. |
topic |
Ciências Sociais Qualidade. Atendimento ao Cliente. Fidelização. Satisfação. |
description |
Com o avanço da tecnologia e o expressivo aumento da concorrência, as organizações têm buscado cada vez mais encontrar maneiras de oferecer, não só produtos e serviços, como, principalmente, um atendimento de qualidade. Assim, a qualidade no atendimento ao cliente é algo essencial para as organizações que buscam obter bons resultados através da satisfação e da fidelização de seus clientes/consumidores. Apresente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa de campo, tendo como objetivo avaliar o nível da satisfação dos clientes de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Município de Quixadá-CE. A coleta de dados foi realizada, utilizando-se de um questionário de carácter quanti-qualitativo. A apresentação dos resultados foi feita por meio da utilização de gráficos que possibilitaram uma melhor descrição e compreensão dos resultados obtidos. Assim, pôde-se concluir que a maioria dos clientes da IES pesquisada estão insatisfeitos com a qualidade do atendimento oferecido pela referida instituição e que os fatores que levaram a essa falta de qualidade são oriundos da ausência de capacitação e de motivação dos funcionários da IES. A pesquisa também mostrou que este problema de qualidade no atendimento poderia ser solucionado coma fixação de uma política de motivação, envolvendo ações como: a implantação de plano de cargos e salários, a disponibilização de benefícios e a oferta de treinamento para os funcionários, que seriam as melhores maneiras para solucionar esse problema com a qualidade do atendimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1416 10.25190/rec.v4i2.1416 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1416 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v4i2.1416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1416/1149 /*ref*/BEE, Frances. Fidelizar o cliente. Tradução Edite Sciulli. São Paulo: Nobel, 2000. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/COLOMBO, Sonia Simões; CARDIM, Paulo A. Gomes. Nos bastidores da educação brasileira: a gestão vista por dentro. Porto Alegre: Artmed, 2010. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/DALLEDONE, Jorge. Gestão de serviços: a chave do sucesso nos negócios. Rio de janeiro: SENAC nacional, 2008. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/DANTAS, Edmundo Brandão. Atendimento ao Público nas Organizações: Quando o Marketing mostra a cara. Brasilia: SENAC DF, 2010. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/DUARTE, Geraldo. Dicionário de administração. Fortaleza: Realce Editora, 2009. /*ref*/GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006. /*ref*/KAMAKURA, D. Importância de Conhecer o Consumidor. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI128624-17172,00-A+IMPORTANCIA+DE+CONHECER+O+CONSUMIDOR.html>. Acesso em: 19 de nov. 2013. /*ref*/KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006. /*ref*/KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998. /*ref*/LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. /*ref*/LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços. São Paulo: Atlas, 1999. /*ref*/LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade: fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/MAQUES, Fábio. Guia Prático da Excelência em Serviços: como conquistar clientes, aumentar os lucros e viver melhor. São Paulo: Nobel, 2006. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/MEIRELES, Manuel. Sistemas Administrativos eClicentristas: Organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte & Ciência Villipress, 2001. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/NASCIMENTO, Eunice. Comportamento Organizacional. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 18. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991. /*ref*/QUEIROZ, EvodioKalteneckerRetto. Qualidade segundo Garvin. São Paulo: Annablume, 1995. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/SENAC, DN. Qualidade em prestação de serviços. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2005. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. /*ref*/STATDLOBER, Juliano. Help-Desk e Sac com Qualidade. Rio de janeiro: Brasport, 2006. Disponível em:<http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 4, n. 2 (2015): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v4i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420702412800 |