SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sonia Maria Soares de; Seduc - Secretaria de Educação do Ceará
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de; Secretaria Municipal de Educação - SME - Fortaleza - Cerá, Araújo, Fátima Maria Leitão; Uece- univerisidade estadual do ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2158
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal: refletir sobre o processo formativo e os saberes necessários para a constituição da profissão docente. As pesquisas no campo da educação têm demonstrado que a atuação dos professores não se restringe à vocação e nem ao domínio de um conjunto de técnicas aprendidas em um curso de formação, mas sim a uma trama de extrema complexidade. Tendo em vista a relevância dessa temática, empreendemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, ancorada em teóricos como Nóvoa (1995), Gauthier (1998), Veiga (2008), Tardif (2012), dentre outros, por possuírem relevantes estudos sobre essa temática. Os resultados nos mostraram que as pesquisas sobre a formação docente levam em conta a complexidade dos processos formativos e a constituição de seus saberes específicos. Contudo, na contramão das pesquisas e das atuais tendências, o atual governo brasileiro, em seu “pacote” de reformas para a educação, propõe o “notório saber”, onde para exercer o magistério bastaria a comprovação de um conhecimento de nível superior sobre determinada área, não sendo necessária a formação em nível de licenciatura para ser professor. O pressuposto da flexibilização do ingresso na carreira docente foi confirmado por meio da Lei 13.415/2017, que acrescentou ao art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) as questões relativas ao “notório saber”. Mesmo se restringindo ao ensino técnico, sua existência torna-se preocupante, pois abre precedentes para que essa prática se estenda às demais áreas de ensino. Por isso, concluímos que situações dessa natureza corroboram para descaracterizar a docência como profissão.
id CATOLICA_a266777f95a785bffd587bdb853e8b39
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2158
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?educação- ciências humanasFormação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente.O presente artigo tem como objetivo principal: refletir sobre o processo formativo e os saberes necessários para a constituição da profissão docente. As pesquisas no campo da educação têm demonstrado que a atuação dos professores não se restringe à vocação e nem ao domínio de um conjunto de técnicas aprendidas em um curso de formação, mas sim a uma trama de extrema complexidade. Tendo em vista a relevância dessa temática, empreendemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, ancorada em teóricos como Nóvoa (1995), Gauthier (1998), Veiga (2008), Tardif (2012), dentre outros, por possuírem relevantes estudos sobre essa temática. Os resultados nos mostraram que as pesquisas sobre a formação docente levam em conta a complexidade dos processos formativos e a constituição de seus saberes específicos. Contudo, na contramão das pesquisas e das atuais tendências, o atual governo brasileiro, em seu “pacote” de reformas para a educação, propõe o “notório saber”, onde para exercer o magistério bastaria a comprovação de um conhecimento de nível superior sobre determinada área, não sendo necessária a formação em nível de licenciatura para ser professor. O pressuposto da flexibilização do ingresso na carreira docente foi confirmado por meio da Lei 13.415/2017, que acrescentou ao art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) as questões relativas ao “notório saber”. Mesmo se restringindo ao ensino técnico, sua existência torna-se preocupante, pois abre precedentes para que essa prática se estenda às demais áreas de ensino. Por isso, concluímos que situações dessa natureza corroboram para descaracterizar a docência como profissão.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAOliveira, Sonia Maria Soares de; Seduc - Secretaria de Educação do CearáOliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de; Secretaria Municipal de Educação - SME - Fortaleza - CeráAraújo, Fátima Maria Leitão; Uece- univerisidade estadual do ceará2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/215810.25190/rec.v6i1.2158Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 78-842357-848310.25190/rec.v6i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2158/pdf/*ref*/BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9394/96 que estabelece a diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Seção 1, p. 1-3./*ref*/D´ÁVILA, C.; SONNEVILLE, J. J. Trilhas Percorridas na Formação de Professores: Da Epistemologia da Prática à Fenomenologia Existencial. In: VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. M. (Orgs.). Profissão Docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas. Campinas-SP: Papirus, 2008./*ref*/FONSECA, S. G. Ser professor no Brasil: História Oral de Vida. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006./*ref*/GAUTHIER C. et al. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998./*ref*/MIRANDA, S. R. Lugares de memória, espaços de formação: elos invisíveis na constituição do conhecimento histórico de professores. In: FONSECA, S. G.; ZAMBONI, E. (Orgs.). Espaços de Formação do Professor de História. Campinas, SP: Papirus, 2008./*ref*/MONTEIRO, A. M. Professores: Entre saberes e práticas. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, v. XXV, n.XII, p. 121-142, 2001./*ref*/______. Professores de História: Entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007./*ref*/NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: Vidas de professores. 2. ed, Porto: Porto Editora, 1995./*ref*/SILVA, A. M. P. Reinventando um passado: diversidade étnica e social dos alunos das aulas públicas de primeiras letras na Corte, na primeira metade do século XIX. Cadernos PENESB, v. 8, p. 36-72, 2006./*ref*/TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991./*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012./*ref*/VEIGA, I. P. A. Docência como atividade Profissional. In: Veiga, I. P. A.; D'AVILLA, C. (Orgs.). Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas-SP: Papirus, 2008.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-18T15:01:07Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2158Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-09-18T15:01:07Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?
title SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?
spellingShingle SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?
Oliveira, Sonia Maria Soares de; Seduc - Secretaria de Educação do Ceará
educação- ciências humanas
Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente.
title_short SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?
title_full SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?
title_fullStr SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?
title_full_unstemmed SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?
title_sort SABERES, FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO OU “NOTÓRIO SABER”: O QUE É PRECISO PARA SER PROFESSOR?
author Oliveira, Sonia Maria Soares de; Seduc - Secretaria de Educação do Ceará
author_facet Oliveira, Sonia Maria Soares de; Seduc - Secretaria de Educação do Ceará
Oliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de; Secretaria Municipal de Educação - SME - Fortaleza - Cerá
Araújo, Fátima Maria Leitão; Uece- univerisidade estadual do ceará
author_role author
author2 Oliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de; Secretaria Municipal de Educação - SME - Fortaleza - Cerá
Araújo, Fátima Maria Leitão; Uece- univerisidade estadual do ceará
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sonia Maria Soares de; Seduc - Secretaria de Educação do Ceará
Oliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de; Secretaria Municipal de Educação - SME - Fortaleza - Cerá
Araújo, Fátima Maria Leitão; Uece- univerisidade estadual do ceará
dc.subject.por.fl_str_mv educação- ciências humanas
Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente.
topic educação- ciências humanas
Formação de professores. Saberes docentes. Profissionalização docente.
description O presente artigo tem como objetivo principal: refletir sobre o processo formativo e os saberes necessários para a constituição da profissão docente. As pesquisas no campo da educação têm demonstrado que a atuação dos professores não se restringe à vocação e nem ao domínio de um conjunto de técnicas aprendidas em um curso de formação, mas sim a uma trama de extrema complexidade. Tendo em vista a relevância dessa temática, empreendemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, ancorada em teóricos como Nóvoa (1995), Gauthier (1998), Veiga (2008), Tardif (2012), dentre outros, por possuírem relevantes estudos sobre essa temática. Os resultados nos mostraram que as pesquisas sobre a formação docente levam em conta a complexidade dos processos formativos e a constituição de seus saberes específicos. Contudo, na contramão das pesquisas e das atuais tendências, o atual governo brasileiro, em seu “pacote” de reformas para a educação, propõe o “notório saber”, onde para exercer o magistério bastaria a comprovação de um conhecimento de nível superior sobre determinada área, não sendo necessária a formação em nível de licenciatura para ser professor. O pressuposto da flexibilização do ingresso na carreira docente foi confirmado por meio da Lei 13.415/2017, que acrescentou ao art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) as questões relativas ao “notório saber”. Mesmo se restringindo ao ensino técnico, sua existência torna-se preocupante, pois abre precedentes para que essa prática se estenda às demais áreas de ensino. Por isso, concluímos que situações dessa natureza corroboram para descaracterizar a docência como profissão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2158
10.25190/rec.v6i1.2158
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2158
identifier_str_mv 10.25190/rec.v6i1.2158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2158/pdf
/*ref*/BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9394/96 que estabelece a diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Seção 1, p. 1-3.
/*ref*/D´ÁVILA, C.; SONNEVILLE, J. J. Trilhas Percorridas na Formação de Professores: Da Epistemologia da Prática à Fenomenologia Existencial. In: VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. M. (Orgs.). Profissão Docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas. Campinas-SP: Papirus, 2008.
/*ref*/FONSECA, S. G. Ser professor no Brasil: História Oral de Vida. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
/*ref*/GAUTHIER C. et al. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.
/*ref*/MIRANDA, S. R. Lugares de memória, espaços de formação: elos invisíveis na constituição do conhecimento histórico de professores. In: FONSECA, S. G.; ZAMBONI, E. (Orgs.). Espaços de Formação do Professor de História. Campinas, SP: Papirus, 2008.
/*ref*/MONTEIRO, A. M. Professores: Entre saberes e práticas. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, v. XXV, n.XII, p. 121-142, 2001.
/*ref*/______. Professores de História: Entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
/*ref*/NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: Vidas de professores. 2. ed, Porto: Porto Editora, 1995.
/*ref*/SILVA, A. M. P. Reinventando um passado: diversidade étnica e social dos alunos das aulas públicas de primeiras letras na Corte, na primeira metade do século XIX. Cadernos PENESB, v. 8, p. 36-72, 2006.
/*ref*/TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.
/*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
/*ref*/VEIGA, I. P. A. Docência como atividade Profissional. In: Veiga, I. P. A.; D'AVILLA, C. (Orgs.). Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas-SP: Papirus, 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 78-84
2357-8483
10.25190/rec.v6i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421086191616