DOCÊNCIA E ADOECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO PARA UM TEMA (RE)DESCOBERTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ischiara, Júlio César; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima Neto, André Roberto de, Teixeira, Iara Fernandes, Santos, Mayara Carvalho dos, Ribeiro Neto, Moézio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1422
Resumo: Uma das profissões mais antigas do mundo, a troca de conhecimento entre mestres e aprendizes (processo ensino-aprendizagem), com mudanças, tanto no cenário como no comportamento ou no próprio sistema educacional do qual somos usuários hoje, vemos algumas consequências negativas. Através de uma pesquisa percebeu-se diante dos atestados médicos dos professores, o quão ausentes estão os mesmos de seu ambiente de trabalho. Não simplesmente lesados em sua saúde física, mas principalmente em sua saúde mental, o que é um dado bastante interessante. Almeja-se por meio deste artigo, não apenas iniciar uma discussão que vem ganhando seu espaço, mas buscar, juntamente com os órgãos competentes, uma base teórica e estatística para intervenções, seja na área da Psicologia e, também, nas áreas afins. Trabalhando numa perspectiva quanti-qualitativa, pesquisou-se basicamente as causas desse adoecimento e as principais psicopatologias envolvidas, associando-as aos novos desafios da docência, além do tempo em que se mantiveram afastados de sala nos anos 2012 e 2013.
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