DOCÊNCIA E ADOECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO PARA UM TEMA (RE)DESCOBERTO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1422 |
Resumo: | Uma das profissões mais antigas do mundo, a troca de conhecimento entre mestres e aprendizes (processo ensino-aprendizagem), com mudanças, tanto no cenário como no comportamento ou no próprio sistema educacional do qual somos usuários hoje, vemos algumas consequências negativas. Através de uma pesquisa percebeu-se diante dos atestados médicos dos professores, o quão ausentes estão os mesmos de seu ambiente de trabalho. Não simplesmente lesados em sua saúde física, mas principalmente em sua saúde mental, o que é um dado bastante interessante. Almeja-se por meio deste artigo, não apenas iniciar uma discussão que vem ganhando seu espaço, mas buscar, juntamente com os órgãos competentes, uma base teórica e estatística para intervenções, seja na área da Psicologia e, também, nas áreas afins. Trabalhando numa perspectiva quanti-qualitativa, pesquisou-se basicamente as causas desse adoecimento e as principais psicopatologias envolvidas, associando-as aos novos desafios da docência, além do tempo em que se mantiveram afastados de sala nos anos 2012 e 2013. |
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DOCÊNCIA E ADOECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO PARA UM TEMA (RE)DESCOBERTOCiências SociaisProfissionais da educação. Doenças adquiridas. Consequências do trabalho.Uma das profissões mais antigas do mundo, a troca de conhecimento entre mestres e aprendizes (processo ensino-aprendizagem), com mudanças, tanto no cenário como no comportamento ou no próprio sistema educacional do qual somos usuários hoje, vemos algumas consequências negativas. Através de uma pesquisa percebeu-se diante dos atestados médicos dos professores, o quão ausentes estão os mesmos de seu ambiente de trabalho. Não simplesmente lesados em sua saúde física, mas principalmente em sua saúde mental, o que é um dado bastante interessante. Almeja-se por meio deste artigo, não apenas iniciar uma discussão que vem ganhando seu espaço, mas buscar, juntamente com os órgãos competentes, uma base teórica e estatística para intervenções, seja na área da Psicologia e, também, nas áreas afins. Trabalhando numa perspectiva quanti-qualitativa, pesquisou-se basicamente as causas desse adoecimento e as principais psicopatologias envolvidas, associando-as aos novos desafios da docência, além do tempo em que se mantiveram afastados de sala nos anos 2012 e 2013.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAIschiara, Júlio César; Centro Universitário Católica de QuixadáLima Neto, André Roberto deTeixeira, Iara FernandesSantos, Mayara Carvalho dosRibeiro Neto, Moézio Alves2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/142210.25190/rec.v4i2.1422Revista Expressão Católica; v. 4, n. 2 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1422/1154/*ref*/BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. Saraiva: São Paulo, 2008./*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Biblioteca digital da câmara dos deputados, 35. ed. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br>. Acesso em: 14 Jul. 15./*ref*/BRASIL, Lei 7.044/82. Brasília: 18 de outubro de 1982. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7044.htm>. Acesso em: 14 Jul. 15./*ref*/BRASIL, Lei nº 5.692/71 - Diretrizes e bases para o ensino do 1º e 2º graus. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L5692.htm>. Acesso em: 14 Jul. 15./*ref*/FERRARO, A. R; MACHADO, N. C. F; Da universalização do acesso à escola no Brasil. Educação & Sociedade, Pelotas – RGS, ano XXIII, nº 79, 2002./*ref*/FRIGOTTO, G; A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, nº 100 – Especial, p. 1129 – 1152, 2007./*ref*/GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. UNESCO, Brasília, 2009./*ref*/KAPLAN, H. I; SADOCK, B. J; GREBB, J. A. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. Artes Médicas. 7. ed. 1997./*ref*/LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F; TOSCHI, M. S. Educação escolar – Políticas, Estrutura e Organização. 10. ed. Cortez: São Paulo, 2012./*ref*/MICHAELIS – Dicionário de Português Online, UOL. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=depress%E3o>. Acesso em: 06 Mar. 2014./*ref*/MICHAELIS – Dicionário de Português Online, UOL. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=ansiedade>. Acesso em: 06 Mar. 2014./*ref*/OLIVEIRA, R. P; Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: Uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, nº 100 – Especial, p. 661 – 690, 2007./*ref*/ROBBINS, S. P; JUDGE, T. A; SOBRAL, F; Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1422Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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