ADOECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS PRIMEIRAS LETRAS EM OLINDA: SINTOMAS, QUEIXAS E DIAGNÓSTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Edna Maria Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coutinho, Diogenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21339
Resumo: Análise das multicausalidades do fenômeno do mal-estar e adoecimento das professoras das primeiras letras sob os aspectos físicos, psicológicos e sociais, a partir da sua ótica e as possíveis consequências. Obtida através da pesquisa qualiquantitativa, com 32 professoras em três escolas de Olinda-PE, visando conhecer e elencar as principais queixas, sintomas e diagnósticos externados em questionários semiestruturados. Encontramos múltiplas causas, frequentes e recorrentes, provocadoras desse fenômeno e tendo as peculiaridades da docência como origem e produtoras do mal-estar. Entre estas, identificamos insônia, distúrbios na voz e na coluna, irritabilidade, cansaço físico e mental, estado de tensão, ansiedade e depressão como queixas e sintomas constantes e recorrentes. Observamos que políticas públicas, voltadas a essa classe trabalhadora responsável pelo alicerce da formação do sujeito, são urgentes e imprescindíveis.
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