MOTIVAÇÃO: VISÃO DE DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SERTÃO CENTRAL
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Data de Publicação: | 2013 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1317 |
Resumo: | O seguinte artigo analisou A Teoria da Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow (1943) e a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg (1959) na visão de discentes do oitavo semestre do curso de Administração de Empresas da Faculdade Católica Rainha do Sertão, que trabalham em empresas localizadas no Sertão Central. O objetivo do trabalho foi analisar se essas teorias são vistas como ferramentas que auxiliam no entendimento dos fatores motivacionais interno no desempenho profissional. Para fundamentação teórica foram utilizadas as respectivas Teorias. Quanto à metodologia optou-se pelo método qualitativo com aplicação de entrevistas abertas, os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo baseado em cinco perguntas relacionadas às teorias citadas. O resultado obtido identificou que as teorias mencionadas servem de direção, na visão dos discentes, para o entendimento dos fatores motivacionais, assim como o ponto de vista dos mesmos em relação ao salário e crescimento como elementos da Teoria dos Dois Fatores. No quesito salário as opiniões ficaram divididas ao defini-lo como fator motivacional, satisfatório ou ambos. Em relação ao crescimento proporcionado pelas empresas em que eles atuam, observou-se que a maioria oferece meios para que funcionários cresçam na organização e, nota-se que as empresas por não proporcionarem expectativa de crescimento aparentemente podem perder funcionários qualificados. Por fim, conclui-se que essas Teorias motivacionais servem de orientação para os gestores proporcionarem meios de motivar seus funcionários em prol do alcance do objetivo organizacional. |
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MOTIVAÇÃO: VISÃO DE DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SERTÃO CENTRALCiências SociaisMotivação. Desempenho profissional. Visão discente.O seguinte artigo analisou A Teoria da Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow (1943) e a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg (1959) na visão de discentes do oitavo semestre do curso de Administração de Empresas da Faculdade Católica Rainha do Sertão, que trabalham em empresas localizadas no Sertão Central. O objetivo do trabalho foi analisar se essas teorias são vistas como ferramentas que auxiliam no entendimento dos fatores motivacionais interno no desempenho profissional. Para fundamentação teórica foram utilizadas as respectivas Teorias. Quanto à metodologia optou-se pelo método qualitativo com aplicação de entrevistas abertas, os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo baseado em cinco perguntas relacionadas às teorias citadas. O resultado obtido identificou que as teorias mencionadas servem de direção, na visão dos discentes, para o entendimento dos fatores motivacionais, assim como o ponto de vista dos mesmos em relação ao salário e crescimento como elementos da Teoria dos Dois Fatores. No quesito salário as opiniões ficaram divididas ao defini-lo como fator motivacional, satisfatório ou ambos. Em relação ao crescimento proporcionado pelas empresas em que eles atuam, observou-se que a maioria oferece meios para que funcionários cresçam na organização e, nota-se que as empresas por não proporcionarem expectativa de crescimento aparentemente podem perder funcionários qualificados. Por fim, conclui-se que essas Teorias motivacionais servem de orientação para os gestores proporcionarem meios de motivar seus funcionários em prol do alcance do objetivo organizacional.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMelo, Maria Adriana Ramos dePinho, Valter de SouzaCarneiro, Stânia Nágila VasconcelosBernal, César Colera2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/131710.25190/rec.v2i1.1317Revista Expressão Católica; v. 2, n. 1 (2013): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v2i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1317/1080/*ref*/ANDRADE, Eduardo Borges; BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt; ZANELLI, José Carlos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre : Artmed; 2004./*ref*/BATEMAN, T. S.; SCOTT, A. S. Administração: novo cenário competitivo. Tradução Bastam Tecnologia e LingüísticaLtda. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011./*ref*/CASTRO, Sylvio Mauro de. Business processo ffshoring: vantagens e riscos do seu processo de implementação. 2009. Dissertação de Mestrado – FUMEC Universidade FUMEC, 2009, Minas Gerais - MG. CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é atua obra? : inquietações propositivas sobre gestão, liderança é ética. 4. ed. Rio de janeiro: Vozes, 2008./*ref*/FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva 2006./*ref*/FARIA José Carlos. Administração: teorias e aplicações. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002./*ref*/MACIEL, Saulo E. Vieira, SÁ, Maria A. Diniz. Motivação no trabalho: Uma aplicação do modelo dos dois fatores de Herzberg. Studia Diversa, Paraíba, CCAE-UFPB, v.1, n.1, 2007. Disponível em: <http://www.ccae.ufpb.br/public/studia_arquivos/arquivos_01/saulo_01.pd>. Acesso em: 16 maio 2012./*ref*/MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005./*ref*/SILVA, Adelphino Teixeira. Administração básica. 2. ed.São Paulo: Atlas, 2003./*ref*/SOARES, Edvaldo. Metodologia científica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas, 2003./*ref*/SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 3. ed. São Paulo: Saraiva 2010./*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007./*ref*/WAGNER III, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 2. ed. São Paulo: Saraiva 2009.Direitos autorais 2013 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T16:35:59Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1317Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-03-26T16:35:59Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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