Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348 |
Resumo: | A motivação é um fator que pode ser determinante para a permanência de um discente em um determinado curso. Neste sentido, busca-se investigar os aspectos motivacionais relacionados aos alunos do curso técnico em Mecânica Industrial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa empregada é de caráter qualitativa e exploratória, verificando-se que os alunos ingressantes no curso em questão já ingressam com um elevado grau de motivação, seja pelo crescimento profissional ou para ampliar horizontes. Em relação a permanência e êxito estudantil, verifica-se uma redução da evasão escolar de 43,78% para 11,11% no período de 2016 a 2019 e que a maioria estuda por querer aprender mais sobre o curso. |
id |
GVAA-2_69ad1cfbc9f7b9b5505a95fbc5056555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8348 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCEMotivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente.A motivação é um fator que pode ser determinante para a permanência de um discente em um determinado curso. Neste sentido, busca-se investigar os aspectos motivacionais relacionados aos alunos do curso técnico em Mecânica Industrial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa empregada é de caráter qualitativa e exploratória, verificando-se que os alunos ingressantes no curso em questão já ingressam com um elevado grau de motivação, seja pelo crescimento profissional ou para ampliar horizontes. Em relação a permanência e êxito estudantil, verifica-se uma redução da evasão escolar de 43,78% para 11,11% no período de 2016 a 2019 e que a maioria estuda por querer aprender mais sobre o curso.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheettext/plainimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/834810.18378/rebes.v10i4.8348Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 113-118Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 113-118Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 113-1182358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/8027https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10520https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10521https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10522https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10523https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10524https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10525https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10526https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10527https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10541https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10544Copyright (c) 2020 Jhoice Mirelly de Albuquerque e Costainfo:eu-repo/semantics/openAccesse Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerquede Brito, André Chavesde Oliveira, Antônio NunesLavor, Otávio Paulino2022-01-28T10:16:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8348Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE |
title |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE |
spellingShingle |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque Motivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente. |
title_short |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE |
title_full |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE |
title_fullStr |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE |
title_full_unstemmed |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE |
title_sort |
Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE |
author |
e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque |
author_facet |
e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque de Brito, André Chaves de Oliveira, Antônio Nunes Lavor, Otávio Paulino |
author_role |
author |
author2 |
de Brito, André Chaves de Oliveira, Antônio Nunes Lavor, Otávio Paulino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque de Brito, André Chaves de Oliveira, Antônio Nunes Lavor, Otávio Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente. |
topic |
Motivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente. |
description |
A motivação é um fator que pode ser determinante para a permanência de um discente em um determinado curso. Neste sentido, busca-se investigar os aspectos motivacionais relacionados aos alunos do curso técnico em Mecânica Industrial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa empregada é de caráter qualitativa e exploratória, verificando-se que os alunos ingressantes no curso em questão já ingressam com um elevado grau de motivação, seja pelo crescimento profissional ou para ampliar horizontes. Em relação a permanência e êxito estudantil, verifica-se uma redução da evasão escolar de 43,78% para 11,11% no período de 2016 a 2019 e que a maioria estuda por querer aprender mais sobre o curso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348 10.18378/rebes.v10i4.8348 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v10i4.8348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/8027 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10520 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10521 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10522 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10523 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10524 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10525 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10526 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10527 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10541 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Jhoice Mirelly de Albuquerque e Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Jhoice Mirelly de Albuquerque e Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet text/plain image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 113-118 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 113-118 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 113-118 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667394813952 |