Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Brito, André Chaves, de Oliveira, Antônio Nunes, Lavor, Otávio Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348
Resumo: A motivação é um fator que pode ser determinante para a permanência de um discente em um determinado curso. Neste sentido, busca-se investigar os aspectos motivacionais relacionados aos alunos do curso técnico em Mecânica Industrial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa empregada é de caráter qualitativa e exploratória, verificando-se que os alunos ingressantes no curso em questão já ingressam com um elevado grau de motivação, seja pelo crescimento profissional ou para ampliar horizontes. Em relação a permanência e êxito estudantil, verifica-se uma redução da evasão escolar de 43,78% para 11,11% no período de 2016 a 2019 e que a maioria estuda por querer aprender mais sobre o curso.
id GVAA-2_69ad1cfbc9f7b9b5505a95fbc5056555
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/8348
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCEMotivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente.A motivação é um fator que pode ser determinante para a permanência de um discente em um determinado curso. Neste sentido, busca-se investigar os aspectos motivacionais relacionados aos alunos do curso técnico em Mecânica Industrial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa empregada é de caráter qualitativa e exploratória, verificando-se que os alunos ingressantes no curso em questão já ingressam com um elevado grau de motivação, seja pelo crescimento profissional ou para ampliar horizontes. Em relação a permanência e êxito estudantil, verifica-se uma redução da evasão escolar de 43,78% para 11,11% no período de 2016 a 2019 e que a maioria estuda por querer aprender mais sobre o curso.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheettext/plainimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/834810.18378/rebes.v10i4.8348Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 113-118Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 113-118Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 113-1182358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/8027https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10520https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10521https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10522https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10523https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10524https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10525https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10526https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10527https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10541https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10544Copyright (c) 2020 Jhoice Mirelly de Albuquerque e Costainfo:eu-repo/semantics/openAccesse Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerquede Brito, André Chavesde Oliveira, Antônio NunesLavor, Otávio Paulino2022-01-28T10:16:26Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8348Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:26Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
title Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
spellingShingle Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque
Motivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente.
title_short Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
title_full Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
title_fullStr Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
title_full_unstemmed Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
title_sort Motivação para permanência e êxito discente: Um estudo no curso de mecânica industrial no IFCE
author e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque
author_facet e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque
de Brito, André Chaves
de Oliveira, Antônio Nunes
Lavor, Otávio Paulino
author_role author
author2 de Brito, André Chaves
de Oliveira, Antônio Nunes
Lavor, Otávio Paulino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv e Costa, Jhoice Mirelly de Albuquerque
de Brito, André Chaves
de Oliveira, Antônio Nunes
Lavor, Otávio Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente.
topic Motivação intrínseca. Motivação Extrínseca. Evasão escolar. Êxito discente.
description A motivação é um fator que pode ser determinante para a permanência de um discente em um determinado curso. Neste sentido, busca-se investigar os aspectos motivacionais relacionados aos alunos do curso técnico em Mecânica Industrial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa empregada é de caráter qualitativa e exploratória, verificando-se que os alunos ingressantes no curso em questão já ingressam com um elevado grau de motivação, seja pelo crescimento profissional ou para ampliar horizontes. Em relação a permanência e êxito estudantil, verifica-se uma redução da evasão escolar de 43,78% para 11,11% no período de 2016 a 2019 e que a maioria estuda por querer aprender mais sobre o curso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348
10.18378/rebes.v10i4.8348
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i4.8348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/8027
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10520
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10521
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10522
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10523
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10524
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10525
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10526
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10527
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10541
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8348/10544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jhoice Mirelly de Albuquerque e Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jhoice Mirelly de Albuquerque e Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
text/plain
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 4 (2020); 113-118
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 4 (2020); 113-118
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 4 (2020); 113-118
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667394813952