ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moreira, Erika Joyce, Holanda, Josimara Nunes, Queiroz, Camila, Oliveira, Mércia Capistrano, Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444
Resumo: Este estudo foi elaborado na disciplina de Exames Psicológicos e Orientação Profissional em 2012.1, no curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS e teve como objetivo estimular o processo de escolha profissional de 25 adolescentes do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental José Jucá, por meio de demanda espontânea, dos quais 19 eram meninas e 06 meninos, com idades compreendidas entre 13 e 15 anos. Os estudantes foram acompanhados em 06 encontros por meio de observação sistemática e participativa, levantando dados em fichas individuais, além da utilização de dois testes de avaliação psicológica. Foi um trabalho pioneiro dentro desta escola e para esta série, que promoveu reflexão sobre profissões, resgate da autoestima, autoconhecimento, amadurecimento de interesses, bem como, revelou a crucial necessidade da antecedência de uma intervenção vocacional, para que os aspectos benéficos da orientação profissional sejam revelados e ajudem os jovens nessa escolha tão importante para suas vidas.  
id CATOLICA_c47694ed9c3162f883e42936449b1eae
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1444
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHASCiências SociaisEscolha profissional. Adolescentes. Autoconhecimento. Amadurecimento. Metas.Este estudo foi elaborado na disciplina de Exames Psicológicos e Orientação Profissional em 2012.1, no curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS e teve como objetivo estimular o processo de escolha profissional de 25 adolescentes do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental José Jucá, por meio de demanda espontânea, dos quais 19 eram meninas e 06 meninos, com idades compreendidas entre 13 e 15 anos. Os estudantes foram acompanhados em 06 encontros por meio de observação sistemática e participativa, levantando dados em fichas individuais, além da utilização de dois testes de avaliação psicológica. Foi um trabalho pioneiro dentro desta escola e para esta série, que promoveu reflexão sobre profissões, resgate da autoestima, autoconhecimento, amadurecimento de interesses, bem como, revelou a crucial necessidade da antecedência de uma intervenção vocacional, para que os aspectos benéficos da orientação profissional sejam revelados e ajudem os jovens nessa escolha tão importante para suas vidas.  Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de QuixadáMoreira, Erika JoyceHolanda, Josimara NunesQueiroz, CamilaOliveira, Mércia CapistranoCarneiro, Stânia Nágila Vasconcelos2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144410.25190/rec.v4i1.1444Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444/1177/*ref*/BASTOS, A. B. B. I. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicólogo in Formação. v. 14, n. 14, jan./dez. 2010./*ref*/CRESTANI, R. A. Orientação profissional na escola privada. In: LEVENFUS R. S.; SOARES, D. D. P & COLS (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/GIACAGLIA, Lia Renata Angelini. Orientação Vocacional por atividade: uma nova teoria e uma nova prática São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003./*ref*/LEVENFUS, R. S.; NUNES, M. L. T. Principais temas abordados por jovens vestibulandos centrados na escolha profissional. In: LEVENFUS R. S.; SOARES, D. D. P & COLS (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/MELO-SILVA, L. L.; LASSANCE, M. C. P.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Rev. bras. orientac. Prof., São Paulo, v.5, n.2, dez. 2004./*ref*/NEIVA, K. M. C. Processos de escolha e Orientação profissional. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2007./*ref*/OTTATI, F. Psicologia vocacional: perspectivas para a intervenção. Psico-USF, v.14, n.1, p. 129-130, 2009./*ref*/SILVA, A. L. P. da.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica. Psicologia em estudo, Maringá, v. 6, n. 2, p. 115-121, jul./dez. 2001./*ref*/ZACHARIAS, J. J. de M. QUATI: Questionário de Avaliação Tipologia (versão II): Manual0. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Vetor, 2003.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1444Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
title ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
spellingShingle ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Escolha profissional. Adolescentes. Autoconhecimento. Amadurecimento. Metas.
title_short ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
title_full ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
title_fullStr ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
title_full_unstemmed ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
title_sort ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
author Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Moreira, Erika Joyce
Holanda, Josimara Nunes
Queiroz, Camila
Oliveira, Mércia Capistrano
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
author_role author
author2 Moreira, Erika Joyce
Holanda, Josimara Nunes
Queiroz, Camila
Oliveira, Mércia Capistrano
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Moreira, Erika Joyce
Holanda, Josimara Nunes
Queiroz, Camila
Oliveira, Mércia Capistrano
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Escolha profissional. Adolescentes. Autoconhecimento. Amadurecimento. Metas.
topic Ciências Sociais
Escolha profissional. Adolescentes. Autoconhecimento. Amadurecimento. Metas.
description Este estudo foi elaborado na disciplina de Exames Psicológicos e Orientação Profissional em 2012.1, no curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS e teve como objetivo estimular o processo de escolha profissional de 25 adolescentes do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental José Jucá, por meio de demanda espontânea, dos quais 19 eram meninas e 06 meninos, com idades compreendidas entre 13 e 15 anos. Os estudantes foram acompanhados em 06 encontros por meio de observação sistemática e participativa, levantando dados em fichas individuais, além da utilização de dois testes de avaliação psicológica. Foi um trabalho pioneiro dentro desta escola e para esta série, que promoveu reflexão sobre profissões, resgate da autoestima, autoconhecimento, amadurecimento de interesses, bem como, revelou a crucial necessidade da antecedência de uma intervenção vocacional, para que os aspectos benéficos da orientação profissional sejam revelados e ajudem os jovens nessa escolha tão importante para suas vidas.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444
10.25190/rec.v4i1.1444
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444
identifier_str_mv 10.25190/rec.v4i1.1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444/1177
/*ref*/BASTOS, A. B. B. I. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicólogo in Formação. v. 14, n. 14, jan./dez. 2010.
/*ref*/CRESTANI, R. A. Orientação profissional na escola privada. In: LEVENFUS R. S.; SOARES, D. D. P & COLS (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
/*ref*/GIACAGLIA, Lia Renata Angelini. Orientação Vocacional por atividade: uma nova teoria e uma nova prática São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
/*ref*/LEVENFUS, R. S.; NUNES, M. L. T. Principais temas abordados por jovens vestibulandos centrados na escolha profissional. In: LEVENFUS R. S.; SOARES, D. D. P & COLS (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
/*ref*/MELO-SILVA, L. L.; LASSANCE, M. C. P.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Rev. bras. orientac. Prof., São Paulo, v.5, n.2, dez. 2004.
/*ref*/NEIVA, K. M. C. Processos de escolha e Orientação profissional. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2007.
/*ref*/OTTATI, F. Psicologia vocacional: perspectivas para a intervenção. Psico-USF, v.14, n.1, p. 129-130, 2009.
/*ref*/SILVA, A. L. P. da.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica. Psicologia em estudo, Maringá, v. 6, n. 2, p. 115-121, jul./dez. 2001.
/*ref*/ZACHARIAS, J. J. de M. QUATI: Questionário de Avaliação Tipologia (versão II): Manual0. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Vetor, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v4i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420031324160