ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444 |
Resumo: | Este estudo foi elaborado na disciplina de Exames Psicológicos e Orientação Profissional em 2012.1, no curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS e teve como objetivo estimular o processo de escolha profissional de 25 adolescentes do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental José Jucá, por meio de demanda espontânea, dos quais 19 eram meninas e 06 meninos, com idades compreendidas entre 13 e 15 anos. Os estudantes foram acompanhados em 06 encontros por meio de observação sistemática e participativa, levantando dados em fichas individuais, além da utilização de dois testes de avaliação psicológica. Foi um trabalho pioneiro dentro desta escola e para esta série, que promoveu reflexão sobre profissões, resgate da autoestima, autoconhecimento, amadurecimento de interesses, bem como, revelou a crucial necessidade da antecedência de uma intervenção vocacional, para que os aspectos benéficos da orientação profissional sejam revelados e ajudem os jovens nessa escolha tão importante para suas vidas. |
id |
CATOLICA_c47694ed9c3162f883e42936449b1eae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1444 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHASCiências SociaisEscolha profissional. Adolescentes. Autoconhecimento. Amadurecimento. Metas.Este estudo foi elaborado na disciplina de Exames Psicológicos e Orientação Profissional em 2012.1, no curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS e teve como objetivo estimular o processo de escolha profissional de 25 adolescentes do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental José Jucá, por meio de demanda espontânea, dos quais 19 eram meninas e 06 meninos, com idades compreendidas entre 13 e 15 anos. Os estudantes foram acompanhados em 06 encontros por meio de observação sistemática e participativa, levantando dados em fichas individuais, além da utilização de dois testes de avaliação psicológica. Foi um trabalho pioneiro dentro desta escola e para esta série, que promoveu reflexão sobre profissões, resgate da autoestima, autoconhecimento, amadurecimento de interesses, bem como, revelou a crucial necessidade da antecedência de uma intervenção vocacional, para que os aspectos benéficos da orientação profissional sejam revelados e ajudem os jovens nessa escolha tão importante para suas vidas. Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de QuixadáMoreira, Erika JoyceHolanda, Josimara NunesQueiroz, CamilaOliveira, Mércia CapistranoCarneiro, Stânia Nágila Vasconcelos2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144410.25190/rec.v4i1.1444Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444/1177/*ref*/BASTOS, A. B. B. I. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicólogo in Formação. v. 14, n. 14, jan./dez. 2010./*ref*/CRESTANI, R. A. Orientação profissional na escola privada. In: LEVENFUS R. S.; SOARES, D. D. P & COLS (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/GIACAGLIA, Lia Renata Angelini. Orientação Vocacional por atividade: uma nova teoria e uma nova prática São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003./*ref*/LEVENFUS, R. S.; NUNES, M. L. T. Principais temas abordados por jovens vestibulandos centrados na escolha profissional. In: LEVENFUS R. S.; SOARES, D. D. P & COLS (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010./*ref*/MELO-SILVA, L. L.; LASSANCE, M. C. P.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Rev. bras. orientac. Prof., São Paulo, v.5, n.2, dez. 2004./*ref*/NEIVA, K. M. C. Processos de escolha e Orientação profissional. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2007./*ref*/OTTATI, F. Psicologia vocacional: perspectivas para a intervenção. Psico-USF, v.14, n.1, p. 129-130, 2009./*ref*/SILVA, A. L. P. da.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica. Psicologia em estudo, Maringá, v. 6, n. 2, p. 115-121, jul./dez. 2001./*ref*/ZACHARIAS, J. J. de M. QUATI: Questionário de Avaliação Tipologia (versão II): Manual0. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Vetor, 2003.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1444Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS |
title |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS |
spellingShingle |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Escolha profissional. Adolescentes. Autoconhecimento. Amadurecimento. Metas. |
title_short |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS |
title_full |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS |
title_fullStr |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS |
title_full_unstemmed |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS |
title_sort |
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: AMPLIANDO AS ESCOLHAS |
author |
Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Moreira, Erika Joyce Holanda, Josimara Nunes Queiroz, Camila Oliveira, Mércia Capistrano Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Erika Joyce Holanda, Josimara Nunes Queiroz, Camila Oliveira, Mércia Capistrano Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Vanessa de Oliveira; Centro Universitário Católica de Quixadá Moreira, Erika Joyce Holanda, Josimara Nunes Queiroz, Camila Oliveira, Mércia Capistrano Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Escolha profissional. Adolescentes. Autoconhecimento. Amadurecimento. Metas. |
topic |
Ciências Sociais Escolha profissional. Adolescentes. Autoconhecimento. Amadurecimento. Metas. |
description |
Este estudo foi elaborado na disciplina de Exames Psicológicos e Orientação Profissional em 2012.1, no curso de Psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS e teve como objetivo estimular o processo de escolha profissional de 25 adolescentes do 9º ano da escola pública estadual de Ensino Fundamental José Jucá, por meio de demanda espontânea, dos quais 19 eram meninas e 06 meninos, com idades compreendidas entre 13 e 15 anos. Os estudantes foram acompanhados em 06 encontros por meio de observação sistemática e participativa, levantando dados em fichas individuais, além da utilização de dois testes de avaliação psicológica. Foi um trabalho pioneiro dentro desta escola e para esta série, que promoveu reflexão sobre profissões, resgate da autoestima, autoconhecimento, amadurecimento de interesses, bem como, revelou a crucial necessidade da antecedência de uma intervenção vocacional, para que os aspectos benéficos da orientação profissional sejam revelados e ajudem os jovens nessa escolha tão importante para suas vidas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444 10.25190/rec.v4i1.1444 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v4i1.1444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1444/1177 /*ref*/BASTOS, A. B. B. I. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicólogo in Formação. v. 14, n. 14, jan./dez. 2010. /*ref*/CRESTANI, R. A. Orientação profissional na escola privada. In: LEVENFUS R. S.; SOARES, D. D. P & COLS (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. /*ref*/GIACAGLIA, Lia Renata Angelini. Orientação Vocacional por atividade: uma nova teoria e uma nova prática São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. /*ref*/LEVENFUS, R. S.; NUNES, M. L. T. Principais temas abordados por jovens vestibulandos centrados na escolha profissional. In: LEVENFUS R. S.; SOARES, D. D. P & COLS (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. /*ref*/MELO-SILVA, L. L.; LASSANCE, M. C. P.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Rev. bras. orientac. Prof., São Paulo, v.5, n.2, dez. 2004. /*ref*/NEIVA, K. M. C. Processos de escolha e Orientação profissional. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2007. /*ref*/OTTATI, F. Psicologia vocacional: perspectivas para a intervenção. Psico-USF, v.14, n.1, p. 129-130, 2009. /*ref*/SILVA, A. L. P. da.; SOARES, D. H. P. A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica. Psicologia em estudo, Maringá, v. 6, n. 2, p. 115-121, jul./dez. 2001. /*ref*/ZACHARIAS, J. J. de M. QUATI: Questionário de Avaliação Tipologia (versão II): Manual0. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Vetor, 2003. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v4i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420031324160 |