INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1404 |
Resumo: | A presente pesquisa parte da discussão acerca dos processos formativos desenvolvidos nos diferentes níveis de ensino, que atualmente vem sendo perpassada por questões que se fazem presentes no contexto sociopolítico, econômico e cultural mais abrangente, demandando das Instituições e dos diferentes sujeitos que nelas trabalham posturas e práticas que façam frente aos desafios postos pela contemporaneidade, traduzidas geralmente como inovação curricular. No entanto, tais inovações são questionáveis, por se sustentarem em fundamentos e princípios conservadores que, por mais que se mostrem modernos, mantém preservados perspectivas e horizontes de formação. Dentro deste contexto surgiu a indagação que norteou esta pesquisa: o que é inovação curricular e quais os fundamentos e concepções que a sustentam? Considerando que esta discussão não nasce na atualidade, propôs-se metodologicamente uma revisão de literatura acerca desta temática, buscando evidenciar a polissemia existente na concepção de inovação ao longo da história da educação brasileira, apresentando contribuições para reflexões sobre a prática docente universitária. Os resultados apontam que a leitura crítica das diferentes reflexões trazidas pelos autores nos permite compreender que a inovação não se dá pela aparência de modernidade que determinada ação apresente, pelos recursos utilizados pelas instituições ou pelos educadores. A inovação precisa estar ancorada em reflexões e fundamentos que apontem os nortes político pedagógicos da ação docente e seus reflexos no processo formativo dos alunos. |
id |
CATOLICA_ed990fdfcb76939ae4060335ed71ce71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1404 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOSCiências SociaisInovação curricular. Educação. Docência. Formação de professores.A presente pesquisa parte da discussão acerca dos processos formativos desenvolvidos nos diferentes níveis de ensino, que atualmente vem sendo perpassada por questões que se fazem presentes no contexto sociopolítico, econômico e cultural mais abrangente, demandando das Instituições e dos diferentes sujeitos que nelas trabalham posturas e práticas que façam frente aos desafios postos pela contemporaneidade, traduzidas geralmente como inovação curricular. No entanto, tais inovações são questionáveis, por se sustentarem em fundamentos e princípios conservadores que, por mais que se mostrem modernos, mantém preservados perspectivas e horizontes de formação. Dentro deste contexto surgiu a indagação que norteou esta pesquisa: o que é inovação curricular e quais os fundamentos e concepções que a sustentam? Considerando que esta discussão não nasce na atualidade, propôs-se metodologicamente uma revisão de literatura acerca desta temática, buscando evidenciar a polissemia existente na concepção de inovação ao longo da história da educação brasileira, apresentando contribuições para reflexões sobre a prática docente universitária. Os resultados apontam que a leitura crítica das diferentes reflexões trazidas pelos autores nos permite compreender que a inovação não se dá pela aparência de modernidade que determinada ação apresente, pelos recursos utilizados pelas instituições ou pelos educadores. A inovação precisa estar ancorada em reflexões e fundamentos que apontem os nortes político pedagógicos da ação docente e seus reflexos no processo formativo dos alunos.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de QuixadáLima, Maria Socorro LucenaSousa, Ana Lourdes Lucena de2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/140410.25190/rec.v3i1.1404Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v3i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1404/1137/*ref*/ALBA, Alícia de. Curriculum comejo. Reconstruyendo la crisis: la complejidad de pensar y actuar em su contexto. In ÂNGULO, Rita; OROZCO, Bertha. (Coord.) Altenativas metodológicas de intevención curricular en la educación superior. México: Plaza y Valdez, 2007./*ref*/CARAVEO, Luz Maria Nieto. Discusión sobre cambio curricular desde uma perspectiva processual y deliberartiva. In ÂNGULO, Rita; OROZCO, Bertha. (Coord.) Altenativas metodológicas de intevención curricular en la educación superior. México: Plaza y Valdez, 2007./*ref*/CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre, Artmed, 2002. (Coleção Inovação Pedagógica)./*ref*/CUNHA, Maria Isabel da. Formação docente e inovação: epistemologias e pedadogias em questão – XVI ENDIPE. In EGGERT, Edla et al (Org). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, l.1, p. 465-476./*ref*/HERNANDEZ, Fernando et al. Aprendendo com inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000./*ref*/CUNHA, Maria Isabel da. Prefácio. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012./*ref*/DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, 1999./*ref*/FERRETI, Celso João. A inovação na perspectiva pedagógica. In GARCIA, Walter (Org). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980. (Coleção educação contemporânea)./*ref*/FONSECA, Sônia. Modelos de gestão como estratégia de sucesso nas instituições de ensino superior. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012./*ref*/FUENTES, Bertha Orozco. El assessor em curriculum: experiência desafiante entre la función de escucha y la intervención. In ÂNGULO, Rita; OROZCO, Bertha. (Coord.) Altenativas metodológicas de intevención curricular en la educación superior. México: Plaza y Valdez, 2007./*ref*/GAETA, Cecília. Formação de professores para o ensino superior em cursos de pós-graduação lato sensu: uma opção inovadora no contexto educacional atual. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012./*ref*/KELLER-FRANCO, Elize. Inovação na educação superior: o currículo por projetos. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012./*ref*/LIBÂNEO, Antônio Carlos Libâneo.. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/MASETTO, Marcos Tarcísio. Inovação curricular no ensino superior: organização, gestão e formação de professores. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012./*ref*/PRATA-LINHARES, Martha Maria. Contribuições da arte para a formação de professores universitários. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012./*ref*/PUIGGRÓS, Adriana. El lugal del saber. Conflictos y alternativas entre educación, conocimento y política. Buenos Aires: Galerna, 2003./*ref*/ROMANELLI, Otaíza O. História da Educação no Brasil (1930 - 1973). Petropólis: Vozes, 2011./*ref*/SAVIANI, Dermeval. A filosofia da educação e o problema da inovação em educação. . In GARCIA, Walter (Org). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980. (Coleção educação contemporânea)./*ref*/VILLA, Mario Diaz. Reforma curricular: elementos para el estúdio de sus tensinones. . In ÂNGULO, Rita; OROZCO, Bertha. (Coord.) Altenativas metodológicas de intevención curricular en la educación superior. México: Plaza y Valdez, 2007./*ref*/WANDERLEY, Eduardo W. Parâmetros sociológicos da inovação. In GARCIA, Walter (Org). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980. (Coleção educação contemporânea).Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1404Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS |
title |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS |
spellingShingle |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Inovação curricular. Educação. Docência. Formação de professores. |
title_short |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS |
title_full |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS |
title_fullStr |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS |
title_sort |
INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS |
author |
Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Lima, Maria Socorro Lucena Sousa, Ana Lourdes Lucena de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Socorro Lucena Sousa, Ana Lourdes Lucena de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá Lima, Maria Socorro Lucena Sousa, Ana Lourdes Lucena de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Inovação curricular. Educação. Docência. Formação de professores. |
topic |
Ciências Sociais Inovação curricular. Educação. Docência. Formação de professores. |
description |
A presente pesquisa parte da discussão acerca dos processos formativos desenvolvidos nos diferentes níveis de ensino, que atualmente vem sendo perpassada por questões que se fazem presentes no contexto sociopolítico, econômico e cultural mais abrangente, demandando das Instituições e dos diferentes sujeitos que nelas trabalham posturas e práticas que façam frente aos desafios postos pela contemporaneidade, traduzidas geralmente como inovação curricular. No entanto, tais inovações são questionáveis, por se sustentarem em fundamentos e princípios conservadores que, por mais que se mostrem modernos, mantém preservados perspectivas e horizontes de formação. Dentro deste contexto surgiu a indagação que norteou esta pesquisa: o que é inovação curricular e quais os fundamentos e concepções que a sustentam? Considerando que esta discussão não nasce na atualidade, propôs-se metodologicamente uma revisão de literatura acerca desta temática, buscando evidenciar a polissemia existente na concepção de inovação ao longo da história da educação brasileira, apresentando contribuições para reflexões sobre a prática docente universitária. Os resultados apontam que a leitura crítica das diferentes reflexões trazidas pelos autores nos permite compreender que a inovação não se dá pela aparência de modernidade que determinada ação apresente, pelos recursos utilizados pelas instituições ou pelos educadores. A inovação precisa estar ancorada em reflexões e fundamentos que apontem os nortes político pedagógicos da ação docente e seus reflexos no processo formativo dos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1404 10.25190/rec.v3i1.1404 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1404 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v3i1.1404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1404/1137 /*ref*/ALBA, Alícia de. Curriculum comejo. Reconstruyendo la crisis: la complejidad de pensar y actuar em su contexto. In ÂNGULO, Rita; OROZCO, Bertha. (Coord.) Altenativas metodológicas de intevención curricular en la educación superior. México: Plaza y Valdez, 2007. /*ref*/CARAVEO, Luz Maria Nieto. Discusión sobre cambio curricular desde uma perspectiva processual y deliberartiva. In ÂNGULO, Rita; OROZCO, Bertha. (Coord.) Altenativas metodológicas de intevención curricular en la educación superior. México: Plaza y Valdez, 2007. /*ref*/CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre, Artmed, 2002. (Coleção Inovação Pedagógica). /*ref*/CUNHA, Maria Isabel da. Formação docente e inovação: epistemologias e pedadogias em questão – XVI ENDIPE. In EGGERT, Edla et al (Org). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, l.1, p. 465-476. /*ref*/HERNANDEZ, Fernando et al. Aprendendo com inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. /*ref*/CUNHA, Maria Isabel da. Prefácio. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012. /*ref*/DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo, Cortez, 1999. /*ref*/FERRETI, Celso João. A inovação na perspectiva pedagógica. In GARCIA, Walter (Org). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980. (Coleção educação contemporânea). /*ref*/FONSECA, Sônia. Modelos de gestão como estratégia de sucesso nas instituições de ensino superior. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012. /*ref*/FUENTES, Bertha Orozco. El assessor em curriculum: experiência desafiante entre la función de escucha y la intervención. In ÂNGULO, Rita; OROZCO, Bertha. (Coord.) Altenativas metodológicas de intevención curricular en la educación superior. México: Plaza y Valdez, 2007. /*ref*/GAETA, Cecília. Formação de professores para o ensino superior em cursos de pós-graduação lato sensu: uma opção inovadora no contexto educacional atual. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012. /*ref*/KELLER-FRANCO, Elize. Inovação na educação superior: o currículo por projetos. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012. /*ref*/LIBÂNEO, Antônio Carlos Libâneo.. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011. /*ref*/MASETTO, Marcos Tarcísio. Inovação curricular no ensino superior: organização, gestão e formação de professores. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012. /*ref*/PRATA-LINHARES, Martha Maria. Contribuições da arte para a formação de professores universitários. In MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Inovação no ensino superior. São Paulo: Loyola, 2012. /*ref*/PUIGGRÓS, Adriana. El lugal del saber. Conflictos y alternativas entre educación, conocimento y política. Buenos Aires: Galerna, 2003. /*ref*/ROMANELLI, Otaíza O. História da Educação no Brasil (1930 - 1973). Petropólis: Vozes, 2011. /*ref*/SAVIANI, Dermeval. A filosofia da educação e o problema da inovação em educação. . In GARCIA, Walter (Org). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980. (Coleção educação contemporânea). /*ref*/VILLA, Mario Diaz. Reforma curricular: elementos para el estúdio de sus tensinones. . In ÂNGULO, Rita; OROZCO, Bertha. (Coord.) Altenativas metodológicas de intevención curricular en la educación superior. México: Plaza y Valdez, 2007. /*ref*/WANDERLEY, Eduardo W. Parâmetros sociológicos da inovação. In GARCIA, Walter (Org). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980. (Coleção educação contemporânea). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v3i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421352529920 |