INOVAÇÕES CURRICULARES: UMA DISCUSSÃO SOBRE PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E MÉTODOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Maria Socorro Lucena, Sousa, Ana Lourdes Lucena de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1404
Resumo: A presente pesquisa parte da discussão acerca dos processos formativos desenvolvidos nos diferentes níveis de ensino, que atualmente vem sendo perpassada por questões que se fazem presentes no contexto sociopolítico, econômico e cultural mais abrangente, demandando das Instituições e dos diferentes sujeitos que nelas trabalham posturas e práticas que façam frente aos desafios postos pela contemporaneidade, traduzidas geralmente como inovação curricular. No entanto, tais inovações são questionáveis, por se sustentarem em fundamentos e princípios conservadores que, por mais que se mostrem modernos, mantém preservados perspectivas e horizontes de formação. Dentro deste contexto surgiu a indagação que norteou esta pesquisa: o que é inovação curricular e quais os fundamentos e concepções que a sustentam? Considerando que esta discussão não nasce na atualidade, propôs-se metodologicamente uma revisão de literatura acerca desta temática, buscando evidenciar a polissemia existente na concepção de inovação ao longo da história da educação brasileira, apresentando contribuições para reflexões sobre a prática docente universitária. Os resultados apontam que a leitura crítica das diferentes reflexões trazidas pelos autores nos permite compreender que a inovação não se dá pela aparência de modernidade que determinada ação apresente, pelos recursos utilizados pelas instituições ou pelos educadores. A inovação precisa estar ancorada em reflexões e fundamentos que apontem os nortes político pedagógicos da ação docente e seus reflexos no processo formativo dos alunos.
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Considerando que esta discussão não nasce na atualidade, propôs-se metodologicamente uma revisão de literatura acerca desta temática, buscando evidenciar a polissemia existente na concepção de inovação ao longo da história da educação brasileira, apresentando contribuições para reflexões sobre a prática docente universitária. Os resultados apontam que a leitura crítica das diferentes reflexões trazidas pelos autores nos permite compreender que a inovação não se dá pela aparência de modernidade que determinada ação apresente, pelos recursos utilizados pelas instituições ou pelos educadores. A inovação precisa estar ancorada em reflexões e fundamentos que apontem os nortes político pedagógicos da ação docente e seus reflexos no processo formativo dos alunos.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACosta, Elisangela André da Silva; Centro Universitário Católica de QuixadáLima, Maria Socorro LucenaSousa, Ana Lourdes Lucena de2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/140410.25190/rec.v3i1.1404Revista Expressão Católica; v. 3, n. 1 (2014): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v3i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1404/1137/*ref*/ALBA, Alícia de. Curriculum comejo. 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(Coleção educação contemporânea).Direitos autorais 2014 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:00Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1404Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
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