A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Helena Maria dos Santos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: de Oliveira, Ronaldo Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468
Resumo: Este trabalho pretende socializar e discutir os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar o processo de construção do currículo em sala de aula, ou seja, do currículo em ção e refletir sobre ele. Na análise, buscamos identificar e compreender s desafios e possibilidades de tal construção curricular, tanto no processo de formaçãonicial deprofessores, como na formação contínua do professor de Ensino Superior.Esta possibilidade construtiva nos leva ao encontro da compreensão de que professor e alunos são sujeitos no processo de ensino e aprendizagem quando, efetivamente, ambos sãonvolvidos na arquitetura das ações curriculares, favorecendo, continuamente, o exercício da auto-formação. Partindo do pressuposto que a sala de aula é um espaço fundamental e necessário às relações pessoais e cognitivas, destacamos a possibilidade de construir um currículo em uma perspectiva horizontal, ou seja, em um processo dialógico permanente, rompendo com a lógica da hierarquização do conhecimento com as relações autoritárias de der. Sustentados, teoricamente, nas proposições de Alves (2002), Freire (1987, 1997, 2000), iroux (2001), Hadji (2001) e Saul (2000), analisamos os dados provenientes de uma experiência desenvolvida durante o segundo semestre de 2004, na disciplina de Didática, ministrada no quarto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), onde constatamos a possibilidade de construir o currículo em sala de aulacom indícios de autonomia e emancipação, uma vez que nessa experiência foi possível democratizar a relação professor-aluno, bem como as ações curriculares no desenvolvimento do curso.
id UEPG-31_87d4df0ef3bc309f1c058d540325a2de
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1468
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADESConstrução de currículoFormação de professoresDocênciaEste trabalho pretende socializar e discutir os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar o processo de construção do currículo em sala de aula, ou seja, do currículo em ção e refletir sobre ele. Na análise, buscamos identificar e compreender s desafios e possibilidades de tal construção curricular, tanto no processo de formaçãonicial deprofessores, como na formação contínua do professor de Ensino Superior.Esta possibilidade construtiva nos leva ao encontro da compreensão de que professor e alunos são sujeitos no processo de ensino e aprendizagem quando, efetivamente, ambos sãonvolvidos na arquitetura das ações curriculares, favorecendo, continuamente, o exercício da auto-formação. Partindo do pressuposto que a sala de aula é um espaço fundamental e necessário às relações pessoais e cognitivas, destacamos a possibilidade de construir um currículo em uma perspectiva horizontal, ou seja, em um processo dialógico permanente, rompendo com a lógica da hierarquização do conhecimento com as relações autoritárias de der. Sustentados, teoricamente, nas proposições de Alves (2002), Freire (1987, 1997, 2000), iroux (2001), Hadji (2001) e Saul (2000), analisamos os dados provenientes de uma experiência desenvolvida durante o segundo semestre de 2004, na disciplina de Didática, ministrada no quarto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), onde constatamos a possibilidade de construir o currículo em sala de aulacom indícios de autonomia e emancipação, uma vez que nessa experiência foi possível democratizar a relação professor-aluno, bem como as ações curriculares no desenvolvimento do curso.Editora UEPG2009-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468/1113Felício, Helena Maria dos Santosde Oliveira, Ronaldo Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:41:55Zoai:uepg.br:article/1468Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:41:55Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
title A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
Felício, Helena Maria dos Santos
Construção de currículo
Formação de professores
Docência
title_short A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
title_full A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
title_sort A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
author Felício, Helena Maria dos Santos
author_facet Felício, Helena Maria dos Santos
de Oliveira, Ronaldo Alexandre
author_role author
author2 de Oliveira, Ronaldo Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Helena Maria dos Santos
de Oliveira, Ronaldo Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Construção de currículo
Formação de professores
Docência
topic Construção de currículo
Formação de professores
Docência
description Este trabalho pretende socializar e discutir os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar o processo de construção do currículo em sala de aula, ou seja, do currículo em ção e refletir sobre ele. Na análise, buscamos identificar e compreender s desafios e possibilidades de tal construção curricular, tanto no processo de formaçãonicial deprofessores, como na formação contínua do professor de Ensino Superior.Esta possibilidade construtiva nos leva ao encontro da compreensão de que professor e alunos são sujeitos no processo de ensino e aprendizagem quando, efetivamente, ambos sãonvolvidos na arquitetura das ações curriculares, favorecendo, continuamente, o exercício da auto-formação. Partindo do pressuposto que a sala de aula é um espaço fundamental e necessário às relações pessoais e cognitivas, destacamos a possibilidade de construir um currículo em uma perspectiva horizontal, ou seja, em um processo dialógico permanente, rompendo com a lógica da hierarquização do conhecimento com as relações autoritárias de der. Sustentados, teoricamente, nas proposições de Alves (2002), Freire (1987, 1997, 2000), iroux (2001), Hadji (2001) e Saul (2000), analisamos os dados provenientes de uma experiência desenvolvida durante o segundo semestre de 2004, na disciplina de Didática, ministrada no quarto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), onde constatamos a possibilidade de construir o currículo em sala de aulacom indícios de autonomia e emancipação, uma vez que nessa experiência foi possível democratizar a relação professor-aluno, bem como as ações curriculares no desenvolvimento do curso.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468/1113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495331782656