A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468 |
Resumo: | Este trabalho pretende socializar e discutir os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar o processo de construção do currículo em sala de aula, ou seja, do currículo em ção e refletir sobre ele. Na análise, buscamos identificar e compreender s desafios e possibilidades de tal construção curricular, tanto no processo de formaçãonicial deprofessores, como na formação contínua do professor de Ensino Superior.Esta possibilidade construtiva nos leva ao encontro da compreensão de que professor e alunos são sujeitos no processo de ensino e aprendizagem quando, efetivamente, ambos sãonvolvidos na arquitetura das ações curriculares, favorecendo, continuamente, o exercício da auto-formação. Partindo do pressuposto que a sala de aula é um espaço fundamental e necessário às relações pessoais e cognitivas, destacamos a possibilidade de construir um currículo em uma perspectiva horizontal, ou seja, em um processo dialógico permanente, rompendo com a lógica da hierarquização do conhecimento com as relações autoritárias de der. Sustentados, teoricamente, nas proposições de Alves (2002), Freire (1987, 1997, 2000), iroux (2001), Hadji (2001) e Saul (2000), analisamos os dados provenientes de uma experiência desenvolvida durante o segundo semestre de 2004, na disciplina de Didática, ministrada no quarto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), onde constatamos a possibilidade de construir o currículo em sala de aulacom indícios de autonomia e emancipação, uma vez que nessa experiência foi possível democratizar a relação professor-aluno, bem como as ações curriculares no desenvolvimento do curso. |
id |
UEPG-31_87d4df0ef3bc309f1c058d540325a2de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1468 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADESConstrução de currículoFormação de professoresDocênciaEste trabalho pretende socializar e discutir os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar o processo de construção do currículo em sala de aula, ou seja, do currículo em ção e refletir sobre ele. Na análise, buscamos identificar e compreender s desafios e possibilidades de tal construção curricular, tanto no processo de formaçãonicial deprofessores, como na formação contínua do professor de Ensino Superior.Esta possibilidade construtiva nos leva ao encontro da compreensão de que professor e alunos são sujeitos no processo de ensino e aprendizagem quando, efetivamente, ambos sãonvolvidos na arquitetura das ações curriculares, favorecendo, continuamente, o exercício da auto-formação. Partindo do pressuposto que a sala de aula é um espaço fundamental e necessário às relações pessoais e cognitivas, destacamos a possibilidade de construir um currículo em uma perspectiva horizontal, ou seja, em um processo dialógico permanente, rompendo com a lógica da hierarquização do conhecimento com as relações autoritárias de der. Sustentados, teoricamente, nas proposições de Alves (2002), Freire (1987, 1997, 2000), iroux (2001), Hadji (2001) e Saul (2000), analisamos os dados provenientes de uma experiência desenvolvida durante o segundo semestre de 2004, na disciplina de Didática, ministrada no quarto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), onde constatamos a possibilidade de construir o currículo em sala de aulacom indícios de autonomia e emancipação, uma vez que nessa experiência foi possível democratizar a relação professor-aluno, bem como as ações curriculares no desenvolvimento do curso.Editora UEPG2009-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468/1113Felício, Helena Maria dos Santosde Oliveira, Ronaldo Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:41:55Zoai:uepg.br:article/1468Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:41:55Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES |
title |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES Felício, Helena Maria dos Santos Construção de currículo Formação de professores Docência |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA: DESAIOS E POSSIBILIDADES |
author |
Felício, Helena Maria dos Santos |
author_facet |
Felício, Helena Maria dos Santos de Oliveira, Ronaldo Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Ronaldo Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felício, Helena Maria dos Santos de Oliveira, Ronaldo Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção de currículo Formação de professores Docência |
topic |
Construção de currículo Formação de professores Docência |
description |
Este trabalho pretende socializar e discutir os resultados de uma pesquisa que objetiva analisar o processo de construção do currículo em sala de aula, ou seja, do currículo em ção e refletir sobre ele. Na análise, buscamos identificar e compreender s desafios e possibilidades de tal construção curricular, tanto no processo de formaçãonicial deprofessores, como na formação contínua do professor de Ensino Superior.Esta possibilidade construtiva nos leva ao encontro da compreensão de que professor e alunos são sujeitos no processo de ensino e aprendizagem quando, efetivamente, ambos sãonvolvidos na arquitetura das ações curriculares, favorecendo, continuamente, o exercício da auto-formação. Partindo do pressuposto que a sala de aula é um espaço fundamental e necessário às relações pessoais e cognitivas, destacamos a possibilidade de construir um currículo em uma perspectiva horizontal, ou seja, em um processo dialógico permanente, rompendo com a lógica da hierarquização do conhecimento com as relações autoritárias de der. Sustentados, teoricamente, nas proposições de Alves (2002), Freire (1987, 1997, 2000), iroux (2001), Hadji (2001) e Saul (2000), analisamos os dados provenientes de uma experiência desenvolvida durante o segundo semestre de 2004, na disciplina de Didática, ministrada no quarto período do Curso Normal Superior, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), onde constatamos a possibilidade de construir o currículo em sala de aulacom indícios de autonomia e emancipação, uma vez que nessa experiência foi possível democratizar a relação professor-aluno, bem como as ações curriculares no desenvolvimento do curso. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1468/1113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006) Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495331782656 |