CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3736 |
Resumo: | Este trabalho tem como sistema-de-interesse de estudo, contextos de práticas pedagógicas curriculares cotidianas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvidas por praticantespensantes desta modalidade educativa, e tem como cerne de discussão concepções de currículos praticadospensados na EJA na perspectiva de emancipação social. Nosso campo de pesquisa se relaciona aos contextos em que é desenvolvida esta modalidade – Escola Estadual José Rufino, no município de Angicos/RN. Compreender esta modalidade educativa, amparado pela perspectiva de paradigmas emergentes que propõem outras maneiras de racionalidade, contrapondo-se a arranjos tradicionais e hegemônicos de sociedade e educação constitui objetivo articulador do trabalho. Como forma de subverter a ordem socialmente imposta de saber e de conhecer que se materializa nos currículos praticados, esta pesquisa indagou de que maneira a EJA da Escola Estadual José Rufino vem produzindo conhecimento na perspectiva da emancipação social. Para este fim, recorremos a abordagem qualitativa de pesquisa incorporando a concepção de mergulho com todos os sentidos e narrar a vida e literaturizar a ciência, a fim de apreender a realidade complexa do cotidiano escolar. Cada mergulho durante o percurso desta pesquisa nos possibilitou por meio do olhar atento e sensível, perceber até que ponto práticas curriculares cotidianas produziam sentidos reguladores e emancipatórios. Os relatos das professoras e dos alunos, as interações, relações e ações pedagógicas assumidas em sala de aula se traduziram em solos férteis para captura das práticas curriculares, possibilitando compreendê-las enquanto emancipação e/ou regulação, enquanto situações-limites e/ou inéditos-viáveis. |
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CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)EJA; Currículos praticadospensados; Emancipação socialEste trabalho tem como sistema-de-interesse de estudo, contextos de práticas pedagógicas curriculares cotidianas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvidas por praticantespensantes desta modalidade educativa, e tem como cerne de discussão concepções de currículos praticadospensados na EJA na perspectiva de emancipação social. Nosso campo de pesquisa se relaciona aos contextos em que é desenvolvida esta modalidade – Escola Estadual José Rufino, no município de Angicos/RN. Compreender esta modalidade educativa, amparado pela perspectiva de paradigmas emergentes que propõem outras maneiras de racionalidade, contrapondo-se a arranjos tradicionais e hegemônicos de sociedade e educação constitui objetivo articulador do trabalho. Como forma de subverter a ordem socialmente imposta de saber e de conhecer que se materializa nos currículos praticados, esta pesquisa indagou de que maneira a EJA da Escola Estadual José Rufino vem produzindo conhecimento na perspectiva da emancipação social. Para este fim, recorremos a abordagem qualitativa de pesquisa incorporando a concepção de mergulho com todos os sentidos e narrar a vida e literaturizar a ciência, a fim de apreender a realidade complexa do cotidiano escolar. Cada mergulho durante o percurso desta pesquisa nos possibilitou por meio do olhar atento e sensível, perceber até que ponto práticas curriculares cotidianas produziam sentidos reguladores e emancipatórios. Os relatos das professoras e dos alunos, as interações, relações e ações pedagógicas assumidas em sala de aula se traduziram em solos férteis para captura das práticas curriculares, possibilitando compreendê-las enquanto emancipação e/ou regulação, enquanto situações-limites e/ou inéditos-viáveis.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva, Francisco Canindé da; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)Palhares, Emanuella de Azevedo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/373610.25190/rec.v10i1.3736Revista Expressão Católica; v. 10, n. 1 (2021): Rev. Expr. Catól.; 20-302357-848310.25190/rec.v10i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3736/CURR%C3%8DCULOS%20PRATICADOSPENSADOS/*ref*/ALVES, N. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (org.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008./*ref*/BARBOSA, J. G.; HESS, R. O diário de pesquisa: o estudante universitário e o seu processo formativo. Brasília: Liberlivro, 2010./*ref*/CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 17. ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011./*ref*/FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2006./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992./*ref*/FREIRE, A. M. A. (org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001. (Série Paulo Freire)./*ref*/GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Tradução Atílio Brunetta; Revisão da tradução Hamilton Francischetti. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010./*ref*/OLIVEIRA, I. B. de. O currículo como criação cotidiana Petrópolis, RJ: DP et Alii. FAPERJ, 2012./*ref*/SANTOS, B. de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009./*ref*/SANTOS, B. de S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 63, p. 237-280, out. 2002./*ref*/SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2008./*ref*/SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-24T11:06:53Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3736Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-06-24T11:06:53Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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