CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Canindé da; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Palhares, Emanuella de Azevedo; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3736
Resumo: Este trabalho tem como sistema-de-interesse de estudo, contextos de práticas pedagógicas curriculares cotidianas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvidas por praticantespensantes desta modalidade educativa, e tem como cerne de discussão concepções de currículos praticadospensados na EJA na perspectiva de emancipação social. Nosso campo de pesquisa se relaciona aos contextos em que é desenvolvida esta modalidade – Escola Estadual José Rufino, no município de Angicos/RN. Compreender esta modalidade educativa, amparado pela perspectiva de paradigmas emergentes que propõem outras maneiras de racionalidade, contrapondo-se a arranjos tradicionais e hegemônicos de sociedade e educação constitui objetivo articulador do trabalho. Como forma de subverter a ordem socialmente imposta de saber e de conhecer que se materializa nos currículos praticados, esta pesquisa indagou de que maneira a EJA da Escola Estadual José Rufino vem produzindo conhecimento na perspectiva da emancipação social. Para este fim, recorremos a abordagem qualitativa de pesquisa incorporando a concepção de mergulho com todos os sentidos e narrar a vida e literaturizar a ciência, a fim de apreender a realidade complexa do cotidiano escolar. Cada mergulho durante o percurso desta pesquisa nos possibilitou por meio do olhar atento e sensível, perceber até que ponto práticas curriculares cotidianas produziam sentidos reguladores e emancipatórios. Os relatos das professoras e dos alunos, as interações, relações e ações pedagógicas assumidas em sala de aula se traduziram em solos férteis para captura das práticas curriculares, possibilitando compreendê-las enquanto emancipação e/ou regulação, enquanto situações-limites e/ou inéditos-viáveis.
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