Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valéria Eduardo Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15875
Resumo: Este trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ, no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire (“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamos
id UFF-2_45b4ad13fe0def63c6ae0fc599649c81
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15875
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)Educação de Jovens e Adultos (EJA)ItineráriosNarrativasEmancipaçãoLiberdadeEducação de adultosEmancipaçãoLiberdadeEste trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ, no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire (“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamosXavier, Gelta Terezinha RamosCollet, Célia Letícia GouvêaOliveira, Valéria Eduardo Alves de2020-11-11T14:23:08Z2020-11-11T14:23:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15875http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T13:08:27Zoai:app.uff.br:1/15875Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-18T13:08:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
spellingShingle Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Oliveira, Valéria Eduardo Alves de
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Itinerários
Narrativas
Emancipação
Liberdade
Educação de adultos
Emancipação
Liberdade
title_short Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_full Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_fullStr Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_full_unstemmed Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_sort Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
author Oliveira, Valéria Eduardo Alves de
author_facet Oliveira, Valéria Eduardo Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Gelta Terezinha Ramos
Collet, Célia Letícia Gouvêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valéria Eduardo Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Itinerários
Narrativas
Emancipação
Liberdade
Educação de adultos
Emancipação
Liberdade
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Itinerários
Narrativas
Emancipação
Liberdade
Educação de adultos
Emancipação
Liberdade
description Este trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ, no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire (“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-11T14:23:08Z
2020-11-11T14:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15875
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135336136998912