Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Thiago Coelho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Volpon,José Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000600301
Resumo: RESUMO O pé plano flexível é condição frequente na criança pequena e apresenta forte tendência para correção espontânea, ou tornar-se moderado ou leve no adulto, o que não causará problemas futuros. Entretanto, em uma pequena proporção de casos a deformidade é mais grave, não melhora, o que pode levar ao comprometimento do desempenho mecânico, deformidade e, eventualmente, dor. Nestes casos o tratamento cirúrgico deve ser considerado. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar os resultados da literatura no tratamento do pé plano flexível sintomático da criança ou adolescente por um procedimento bastante frequente que é a osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo. Foi realizada busca sistemática eletrônica nas bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane, CINAHL, SciELO, SCOPUS e LILACS por artigos publicados entre março de 1975 e setembro de 2016. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, os artigos selecionados foram avaliados quanto aos resultados clínicos, radiográficos e complicações. Dos 341 artigos encontrados nas bases de dados, apenas oito estudos foram selecionados, segundo os critérios de inclusão e exclusão, com um total de 105 pacientes e 167 pés tratados. Somente três autores realizaram estudo prospectivo, mas sem caso controle ou aleatorização. A maioria das publicações no período avaliado é composta por estudos descritivos ou série de casos (nível de evidência III ou IV), com grandes variações metodológicas, mas com alto índice de satisfação dos pacientes e cirurgiões, em relação aos resultados. Entretanto, são necessárias pesquisas com desenho prospectivo, aleatorizado, grupo controle adequado e critérios de avaliação validados.
id CBC-1_86af2fa82033f371b31219ef83bc97c4
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69912018000600301
network_acronym_str CBC-1
network_name_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository_id_str
spelling Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.Pé ChatoOsteotomiaAlongamento ÓsseoCalcâneoRevisãoRESUMO O pé plano flexível é condição frequente na criança pequena e apresenta forte tendência para correção espontânea, ou tornar-se moderado ou leve no adulto, o que não causará problemas futuros. Entretanto, em uma pequena proporção de casos a deformidade é mais grave, não melhora, o que pode levar ao comprometimento do desempenho mecânico, deformidade e, eventualmente, dor. Nestes casos o tratamento cirúrgico deve ser considerado. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar os resultados da literatura no tratamento do pé plano flexível sintomático da criança ou adolescente por um procedimento bastante frequente que é a osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo. Foi realizada busca sistemática eletrônica nas bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane, CINAHL, SciELO, SCOPUS e LILACS por artigos publicados entre março de 1975 e setembro de 2016. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, os artigos selecionados foram avaliados quanto aos resultados clínicos, radiográficos e complicações. Dos 341 artigos encontrados nas bases de dados, apenas oito estudos foram selecionados, segundo os critérios de inclusão e exclusão, com um total de 105 pacientes e 167 pés tratados. Somente três autores realizaram estudo prospectivo, mas sem caso controle ou aleatorização. A maioria das publicações no período avaliado é composta por estudos descritivos ou série de casos (nível de evidência III ou IV), com grandes variações metodológicas, mas com alto índice de satisfação dos pacientes e cirurgiões, em relação aos resultados. Entretanto, são necessárias pesquisas com desenho prospectivo, aleatorizado, grupo controle adequado e critérios de avaliação validados.Colégio Brasileiro de Cirurgiões2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000600301Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.45 n.6 2018reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiõesinstname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)instacron:CBC10.1590/0100-6991e-20181969info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Thiago CoelhoVolpon,José Batistapor2018-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69912018000600301Revistahttp://www.scielo.br/rcbcONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacbc@cbc.org.br1809-45460100-6991opendoar:2018-12-13T00:00Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
title Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
spellingShingle Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
Lima,Thiago Coelho
Pé Chato
Osteotomia
Alongamento Ósseo
Calcâneo
Revisão
title_short Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
title_full Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
title_fullStr Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
title_full_unstemmed Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
title_sort Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
author Lima,Thiago Coelho
author_facet Lima,Thiago Coelho
Volpon,José Batista
author_role author
author2 Volpon,José Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Thiago Coelho
Volpon,José Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Pé Chato
Osteotomia
Alongamento Ósseo
Calcâneo
Revisão
topic Pé Chato
Osteotomia
Alongamento Ósseo
Calcâneo
Revisão
description RESUMO O pé plano flexível é condição frequente na criança pequena e apresenta forte tendência para correção espontânea, ou tornar-se moderado ou leve no adulto, o que não causará problemas futuros. Entretanto, em uma pequena proporção de casos a deformidade é mais grave, não melhora, o que pode levar ao comprometimento do desempenho mecânico, deformidade e, eventualmente, dor. Nestes casos o tratamento cirúrgico deve ser considerado. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar os resultados da literatura no tratamento do pé plano flexível sintomático da criança ou adolescente por um procedimento bastante frequente que é a osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo. Foi realizada busca sistemática eletrônica nas bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane, CINAHL, SciELO, SCOPUS e LILACS por artigos publicados entre março de 1975 e setembro de 2016. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, os artigos selecionados foram avaliados quanto aos resultados clínicos, radiográficos e complicações. Dos 341 artigos encontrados nas bases de dados, apenas oito estudos foram selecionados, segundo os critérios de inclusão e exclusão, com um total de 105 pacientes e 167 pés tratados. Somente três autores realizaram estudo prospectivo, mas sem caso controle ou aleatorização. A maioria das publicações no período avaliado é composta por estudos descritivos ou série de casos (nível de evidência III ou IV), com grandes variações metodológicas, mas com alto índice de satisfação dos pacientes e cirurgiões, em relação aos resultados. Entretanto, são necessárias pesquisas com desenho prospectivo, aleatorizado, grupo controle adequado e critérios de avaliação validados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000600301
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000600301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0100-6991e-20181969
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.45 n.6 2018
reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron:CBC
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron_str CBC
institution CBC
reponame_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
collection Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository.name.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacbc@cbc.org.br
_version_ 1754209214493884416