Osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo para tratamento do pé plano flexível sintomático de crianças e adolescentes: revisão sistemática.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000600301 |
Resumo: | RESUMO O pé plano flexível é condição frequente na criança pequena e apresenta forte tendência para correção espontânea, ou tornar-se moderado ou leve no adulto, o que não causará problemas futuros. Entretanto, em uma pequena proporção de casos a deformidade é mais grave, não melhora, o que pode levar ao comprometimento do desempenho mecânico, deformidade e, eventualmente, dor. Nestes casos o tratamento cirúrgico deve ser considerado. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar os resultados da literatura no tratamento do pé plano flexível sintomático da criança ou adolescente por um procedimento bastante frequente que é a osteotomia de alongamento da coluna lateral do calcâneo. Foi realizada busca sistemática eletrônica nas bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane, CINAHL, SciELO, SCOPUS e LILACS por artigos publicados entre março de 1975 e setembro de 2016. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, os artigos selecionados foram avaliados quanto aos resultados clínicos, radiográficos e complicações. Dos 341 artigos encontrados nas bases de dados, apenas oito estudos foram selecionados, segundo os critérios de inclusão e exclusão, com um total de 105 pacientes e 167 pés tratados. Somente três autores realizaram estudo prospectivo, mas sem caso controle ou aleatorização. A maioria das publicações no período avaliado é composta por estudos descritivos ou série de casos (nível de evidência III ou IV), com grandes variações metodológicas, mas com alto índice de satisfação dos pacientes e cirurgiões, em relação aos resultados. Entretanto, são necessárias pesquisas com desenho prospectivo, aleatorizado, grupo controle adequado e critérios de avaliação validados. |
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