Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Natália M. M.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos,Ana Célia O., Santa-Cruz,Fernando, Guimarães,Henrique, Silva,Lucas M. L., de-Lima,Denise Sandrelly C., Ferraz,Álvaro A. B., Kreimer,Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912020000100173
Resumo: RESUMO Objetivos: Comparar a evolução do perfil nutricional de pacientes submetidos ao bypass gástrico em Y de Roux (BGYR) e ao Sleeve, em hospitais dos setores público e privado da Saúde de Pernambuco. Método: O estudo incluiu pacientes submetidos à cirurgia bariátrica nos setores público e privado de saúde de Pernambuco no período de 2008 a 2016. Foram avaliados dados antropométricos e bioquímicos (Hemoglobina, Vitamina B12, Ferro e Ferritina) no período pré-operatório e com 3, 6 e 12 meses de pós-operatório. Resultados: Não foram registradas diferenças significativas entre os pacientes internados nos dois setores da Saúde no tocante às variáveis: níveis hemoglobina, anemia por deficiência de ferro e vitamina B12 em nenhuma das avaliações e conforme o tipo de cirurgia. Entre os pacientes submetidos ao BGYR, os níveis de ferro sérico foram significativamente menores nos pacientes do setor privado da Saúde apenas na primeira avaliação. Baixos níveis de ferritina sérica foram observados na segunda avaliação, sendo os pacientes do setor privado os que apresentaram menores valores. O sucesso cirúrgico foi significativamente maior no grupo que realizou o BGYR na rede privada. Conclusões: Com um seguimento de 12 meses pós-cirurgia bariátrica, não foi observada diferença estatisticamente significante no que diz respeito às deficiências de micronutrientes entre pacientes usuários dos setores público e privado de Saúde.
id CBC-1_adf4c7428574ab79ac2e954208709be9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69912020000100173
network_acronym_str CBC-1
network_name_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository_id_str
spelling Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.Cirurgia BariátricaDeficiências NutricionaisNecessidades NutricionaisEstado NutricionalSaúde SuplementarSaúde PúblicaRESUMO Objetivos: Comparar a evolução do perfil nutricional de pacientes submetidos ao bypass gástrico em Y de Roux (BGYR) e ao Sleeve, em hospitais dos setores público e privado da Saúde de Pernambuco. Método: O estudo incluiu pacientes submetidos à cirurgia bariátrica nos setores público e privado de saúde de Pernambuco no período de 2008 a 2016. Foram avaliados dados antropométricos e bioquímicos (Hemoglobina, Vitamina B12, Ferro e Ferritina) no período pré-operatório e com 3, 6 e 12 meses de pós-operatório. Resultados: Não foram registradas diferenças significativas entre os pacientes internados nos dois setores da Saúde no tocante às variáveis: níveis hemoglobina, anemia por deficiência de ferro e vitamina B12 em nenhuma das avaliações e conforme o tipo de cirurgia. Entre os pacientes submetidos ao BGYR, os níveis de ferro sérico foram significativamente menores nos pacientes do setor privado da Saúde apenas na primeira avaliação. Baixos níveis de ferritina sérica foram observados na segunda avaliação, sendo os pacientes do setor privado os que apresentaram menores valores. O sucesso cirúrgico foi significativamente maior no grupo que realizou o BGYR na rede privada. Conclusões: Com um seguimento de 12 meses pós-cirurgia bariátrica, não foi observada diferença estatisticamente significante no que diz respeito às deficiências de micronutrientes entre pacientes usuários dos setores público e privado de Saúde.Colégio Brasileiro de Cirurgiões2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912020000100173Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.47 2020reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiõesinstname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)instacron:CBC10.1590/0100-6991e-20202404info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Natália M. M.Santos,Ana Célia O.Santa-Cruz,FernandoGuimarães,HenriqueSilva,Lucas M. L.de-Lima,Denise Sandrelly C.Ferraz,Álvaro A. B.Kreimer,Fláviopor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69912020000100173Revistahttp://www.scielo.br/rcbcONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacbc@cbc.org.br1809-45460100-6991opendoar:2020-06-12T00:00Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
title Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
spellingShingle Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
Souza,Natália M. M.
Cirurgia Bariátrica
Deficiências Nutricionais
Necessidades Nutricionais
Estado Nutricional
Saúde Suplementar
Saúde Pública
title_short Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
title_full Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
title_fullStr Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
title_full_unstemmed Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
title_sort Impacto nutricional da cirurgia bariátrica: estudo comparativo do Bypass gástrico em Y de Roux e do Sleeve entre pacientes dos sistemas público e privado de saúde.
author Souza,Natália M. M.
author_facet Souza,Natália M. M.
Santos,Ana Célia O.
Santa-Cruz,Fernando
Guimarães,Henrique
Silva,Lucas M. L.
de-Lima,Denise Sandrelly C.
Ferraz,Álvaro A. B.
Kreimer,Flávio
author_role author
author2 Santos,Ana Célia O.
Santa-Cruz,Fernando
Guimarães,Henrique
Silva,Lucas M. L.
de-Lima,Denise Sandrelly C.
Ferraz,Álvaro A. B.
Kreimer,Flávio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Natália M. M.
Santos,Ana Célia O.
Santa-Cruz,Fernando
Guimarães,Henrique
Silva,Lucas M. L.
de-Lima,Denise Sandrelly C.
Ferraz,Álvaro A. B.
Kreimer,Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv Cirurgia Bariátrica
Deficiências Nutricionais
Necessidades Nutricionais
Estado Nutricional
Saúde Suplementar
Saúde Pública
topic Cirurgia Bariátrica
Deficiências Nutricionais
Necessidades Nutricionais
Estado Nutricional
Saúde Suplementar
Saúde Pública
description RESUMO Objetivos: Comparar a evolução do perfil nutricional de pacientes submetidos ao bypass gástrico em Y de Roux (BGYR) e ao Sleeve, em hospitais dos setores público e privado da Saúde de Pernambuco. Método: O estudo incluiu pacientes submetidos à cirurgia bariátrica nos setores público e privado de saúde de Pernambuco no período de 2008 a 2016. Foram avaliados dados antropométricos e bioquímicos (Hemoglobina, Vitamina B12, Ferro e Ferritina) no período pré-operatório e com 3, 6 e 12 meses de pós-operatório. Resultados: Não foram registradas diferenças significativas entre os pacientes internados nos dois setores da Saúde no tocante às variáveis: níveis hemoglobina, anemia por deficiência de ferro e vitamina B12 em nenhuma das avaliações e conforme o tipo de cirurgia. Entre os pacientes submetidos ao BGYR, os níveis de ferro sérico foram significativamente menores nos pacientes do setor privado da Saúde apenas na primeira avaliação. Baixos níveis de ferritina sérica foram observados na segunda avaliação, sendo os pacientes do setor privado os que apresentaram menores valores. O sucesso cirúrgico foi significativamente maior no grupo que realizou o BGYR na rede privada. Conclusões: Com um seguimento de 12 meses pós-cirurgia bariátrica, não foi observada diferença estatisticamente significante no que diz respeito às deficiências de micronutrientes entre pacientes usuários dos setores público e privado de Saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912020000100173
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912020000100173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0100-6991e-20202404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.47 2020
reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron:CBC
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron_str CBC
institution CBC
reponame_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
collection Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository.name.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacbc@cbc.org.br
_version_ 1754209214660608000