Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo,Hercules Magalhães Olivense do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza,Feliph Miquéias Alcântara de, Soares,Ana Clara Leal, Munhoz,João Abner Marins, Santos,Francisco Glauco de Araújo, de Siqueira,Nilton Ghiotti, Silva,Romeu Paulo Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000400151
Resumo: RESUMO Objetivo: comparar os efeitos do extrato hidroalcoólico da casca do Camu-Camu, uma planta frutífera pertencente à família Myrtaceae amplamente distribuída na bacia amazônica, com os da gastrectomia vertical, sobre o peso e a glicemia de ratos Wistar. Métodos: vinte e quatro ratos Wistar foram submetidos à indução de obesidade através de dieta hiperlipídica por oito semanas (período de engorda), e randomizados em três grupos: Grupo Controle (GC), Grupo Camu-Camu (GCC) e Grupo Cirurgia Bariátrica (GCB). Após esse período, todos os animais retornaram a uma dieta normal e iniciou-se o período de intervenção: o GC não sofreu nenhuma intervenção além da mudança da dieta; o GCC foi submetido ao procedimento de gavagem para administração de extrato hidroalcoólico de Camu-Camu 1g/kg/dia por quatro semanas; e o GCB foi submetido ao procedimento cirúrgico de gastrectomia vertical. Todos os animais foram acompanhados por quatro semanas. Resultados: houve apenas uma perda no GCB devido à fístula gástrica. Observou-se variações significativas no peso médio dos animais: o GC evoluiu com aumento de peso mesmo após a retirada da dieta de engorda, enquanto os outros dois grupos apresentaram redução de peso. O GCB apresentou redução significativa do peso e do IMC (p<0,05); o GCC obteve redução significativa apenas do IMC (p<0,05). Não houve alterações estatisticamente significantes nos níveis glicêmicos. Conclusão: apesar de reduzir o peso, o extrato hidroalcoólico bruto da casca do Camu-Camu não foi capaz de se mostrar tão eficiente quanto a cirurgia de gastrectomia vertical no controle do peso corporal em ratos Wistar.
id CBC-1_d93c81031606712dad14ceef5e3c1159
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69912019000400151
network_acronym_str CBC-1
network_name_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository_id_str
spelling Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.ObesidadeGastrectomiaCirurgia BariátricaFitoterapiaRatos WistarRESUMO Objetivo: comparar os efeitos do extrato hidroalcoólico da casca do Camu-Camu, uma planta frutífera pertencente à família Myrtaceae amplamente distribuída na bacia amazônica, com os da gastrectomia vertical, sobre o peso e a glicemia de ratos Wistar. Métodos: vinte e quatro ratos Wistar foram submetidos à indução de obesidade através de dieta hiperlipídica por oito semanas (período de engorda), e randomizados em três grupos: Grupo Controle (GC), Grupo Camu-Camu (GCC) e Grupo Cirurgia Bariátrica (GCB). Após esse período, todos os animais retornaram a uma dieta normal e iniciou-se o período de intervenção: o GC não sofreu nenhuma intervenção além da mudança da dieta; o GCC foi submetido ao procedimento de gavagem para administração de extrato hidroalcoólico de Camu-Camu 1g/kg/dia por quatro semanas; e o GCB foi submetido ao procedimento cirúrgico de gastrectomia vertical. Todos os animais foram acompanhados por quatro semanas. Resultados: houve apenas uma perda no GCB devido à fístula gástrica. Observou-se variações significativas no peso médio dos animais: o GC evoluiu com aumento de peso mesmo após a retirada da dieta de engorda, enquanto os outros dois grupos apresentaram redução de peso. O GCB apresentou redução significativa do peso e do IMC (p<0,05); o GCC obteve redução significativa apenas do IMC (p<0,05). Não houve alterações estatisticamente significantes nos níveis glicêmicos. Conclusão: apesar de reduzir o peso, o extrato hidroalcoólico bruto da casca do Camu-Camu não foi capaz de se mostrar tão eficiente quanto a cirurgia de gastrectomia vertical no controle do peso corporal em ratos Wistar.Colégio Brasileiro de Cirurgiões2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000400151Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.46 n.4 2019reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiõesinstname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)instacron:CBC10.1590/0100-6991e-20192238info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo,Hercules Magalhães Olivense doSouza,Feliph Miquéias Alcântara deSoares,Ana Clara LealMunhoz,João Abner MarinsSantos,Francisco Glauco de Araújode Siqueira,Nilton GhiottiSilva,Romeu Paulo Martinspor2019-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69912019000400151Revistahttp://www.scielo.br/rcbcONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacbc@cbc.org.br1809-45460100-6991opendoar:2019-09-04T00:00Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.
title Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.
spellingShingle Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.
Carmo,Hercules Magalhães Olivense do
Obesidade
Gastrectomia
Cirurgia Bariátrica
Fitoterapia
Ratos Wistar
title_short Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.
title_full Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.
title_fullStr Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.
title_full_unstemmed Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.
title_sort Análise dos efeitos da suplementação dietética com Camu-Camu comparada à gastrectomia vertical no controle de peso de ratos Wistar.
author Carmo,Hercules Magalhães Olivense do
author_facet Carmo,Hercules Magalhães Olivense do
Souza,Feliph Miquéias Alcântara de
Soares,Ana Clara Leal
Munhoz,João Abner Marins
Santos,Francisco Glauco de Araújo
de Siqueira,Nilton Ghiotti
Silva,Romeu Paulo Martins
author_role author
author2 Souza,Feliph Miquéias Alcântara de
Soares,Ana Clara Leal
Munhoz,João Abner Marins
Santos,Francisco Glauco de Araújo
de Siqueira,Nilton Ghiotti
Silva,Romeu Paulo Martins
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo,Hercules Magalhães Olivense do
Souza,Feliph Miquéias Alcântara de
Soares,Ana Clara Leal
Munhoz,João Abner Marins
Santos,Francisco Glauco de Araújo
de Siqueira,Nilton Ghiotti
Silva,Romeu Paulo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Gastrectomia
Cirurgia Bariátrica
Fitoterapia
Ratos Wistar
topic Obesidade
Gastrectomia
Cirurgia Bariátrica
Fitoterapia
Ratos Wistar
description RESUMO Objetivo: comparar os efeitos do extrato hidroalcoólico da casca do Camu-Camu, uma planta frutífera pertencente à família Myrtaceae amplamente distribuída na bacia amazônica, com os da gastrectomia vertical, sobre o peso e a glicemia de ratos Wistar. Métodos: vinte e quatro ratos Wistar foram submetidos à indução de obesidade através de dieta hiperlipídica por oito semanas (período de engorda), e randomizados em três grupos: Grupo Controle (GC), Grupo Camu-Camu (GCC) e Grupo Cirurgia Bariátrica (GCB). Após esse período, todos os animais retornaram a uma dieta normal e iniciou-se o período de intervenção: o GC não sofreu nenhuma intervenção além da mudança da dieta; o GCC foi submetido ao procedimento de gavagem para administração de extrato hidroalcoólico de Camu-Camu 1g/kg/dia por quatro semanas; e o GCB foi submetido ao procedimento cirúrgico de gastrectomia vertical. Todos os animais foram acompanhados por quatro semanas. Resultados: houve apenas uma perda no GCB devido à fístula gástrica. Observou-se variações significativas no peso médio dos animais: o GC evoluiu com aumento de peso mesmo após a retirada da dieta de engorda, enquanto os outros dois grupos apresentaram redução de peso. O GCB apresentou redução significativa do peso e do IMC (p<0,05); o GCC obteve redução significativa apenas do IMC (p<0,05). Não houve alterações estatisticamente significantes nos níveis glicêmicos. Conclusão: apesar de reduzir o peso, o extrato hidroalcoólico bruto da casca do Camu-Camu não foi capaz de se mostrar tão eficiente quanto a cirurgia de gastrectomia vertical no controle do peso corporal em ratos Wistar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000400151
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000400151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0100-6991e-20192238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.46 n.4 2019
reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron:CBC
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron_str CBC
institution CBC
reponame_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
collection Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository.name.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacbc@cbc.org.br
_version_ 1754209214564139008