A pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil e suas dinâmicas figuracionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breschiliare,Fabiane Castilho Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Broch,Caroline, Pizani,Juliana, Oliveira,Vinicius Machado de, Souza,Juliano de, Rinaldi,Ieda Parra Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100245
Resumo: RESUMO O objetivo da pesquisa foi analisar a configuração da pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil a partir da compreensão de coordenadores e egressos de dois programas da área. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com os sujeitos pesquisados. As informações foram discutidas à luz da teoria eliasiana. Evidenciou-se que a organização interna, a produção intelectual, o status acadêmico e a formação são elementos que influenciam essa configuração e que se firma uma polarização entre pesquisa e docência na formação em voga. É possível concluir que, os avanços que decorrem dessa dinâmica favorecem o fortalecimento da atividade científica da área e que a polarização identificada não favorece uma formação mais ampliada para os estudantes.
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