A pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil e suas dinâmicas figuracionais
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100245 |
Resumo: | RESUMO O objetivo da pesquisa foi analisar a configuração da pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil a partir da compreensão de coordenadores e egressos de dois programas da área. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com os sujeitos pesquisados. As informações foram discutidas à luz da teoria eliasiana. Evidenciou-se que a organização interna, a produção intelectual, o status acadêmico e a formação são elementos que influenciam essa configuração e que se firma uma polarização entre pesquisa e docência na formação em voga. É possível concluir que, os avanços que decorrem dessa dinâmica favorecem o fortalecimento da atividade científica da área e que a polarização identificada não favorece uma formação mais ampliada para os estudantes. |
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