Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100230 |
Resumo: | RESUMO Problematiza a experiência pedagógica na formação de professores em Educação Física no ensino remoto, a partir da perspectiva da professora em docência assistida. O texto se inspira nos estudos narrativos e, em postura qualitativa, se debruça sob o teor narrado pela professora em docência assistida sobre experiência no semestre de 2020.2. Em análise da experiência é problematizada a potência da escrita como uma tecnologia de expressão de dimensão recursiva na aprendizagem colaborativa e o impulso produtivo de artefatos pedagógicos digitais como sintoma de ansiedade em repor a presença. A problematização a luz de postura colaborativa de um comentador crítico aponta para crescimento de professora neófita e alunos mesmo considerando limites postos pela pandemia. |
id |
CBCE-1_2301901256db07833606db92b9b79bb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892022000100230 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistidaEducação FísicaEnsino remoto emergencialTecnologiaPandemiaRESUMO Problematiza a experiência pedagógica na formação de professores em Educação Física no ensino remoto, a partir da perspectiva da professora em docência assistida. O texto se inspira nos estudos narrativos e, em postura qualitativa, se debruça sob o teor narrado pela professora em docência assistida sobre experiência no semestre de 2020.2. Em análise da experiência é problematizada a potência da escrita como uma tecnologia de expressão de dimensão recursiva na aprendizagem colaborativa e o impulso produtivo de artefatos pedagógicos digitais como sintoma de ansiedade em repor a presença. A problematização a luz de postura colaborativa de um comentador crítico aponta para crescimento de professora neófita e alunos mesmo considerando limites postos pela pandemia.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100230Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e2022008info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Nathalia DóriaAraújo,Allyson Carvalho deOliveira,Marcio Romeu Ribas depor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100230Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.942879Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida |
title |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida |
spellingShingle |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida Oliveira,Nathalia Dória Educação Física Ensino remoto emergencial Tecnologia Pandemia |
title_short |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida |
title_full |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida |
title_fullStr |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida |
title_full_unstemmed |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida |
title_sort |
Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida |
author |
Oliveira,Nathalia Dória |
author_facet |
Oliveira,Nathalia Dória Araújo,Allyson Carvalho de Oliveira,Marcio Romeu Ribas de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo,Allyson Carvalho de Oliveira,Marcio Romeu Ribas de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Nathalia Dória Araújo,Allyson Carvalho de Oliveira,Marcio Romeu Ribas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino remoto emergencial Tecnologia Pandemia |
topic |
Educação Física Ensino remoto emergencial Tecnologia Pandemia |
description |
RESUMO Problematiza a experiência pedagógica na formação de professores em Educação Física no ensino remoto, a partir da perspectiva da professora em docência assistida. O texto se inspira nos estudos narrativos e, em postura qualitativa, se debruça sob o teor narrado pela professora em docência assistida sobre experiência no semestre de 2020.2. Em análise da experiência é problematizada a potência da escrita como uma tecnologia de expressão de dimensão recursiva na aprendizagem colaborativa e o impulso produtivo de artefatos pedagógicos digitais como sintoma de ansiedade em repor a presença. A problematização a luz de postura colaborativa de um comentador crítico aponta para crescimento de professora neófita e alunos mesmo considerando limites postos pela pandemia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100230 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.44.e2022008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856707321856 |