Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Nathalia Dória
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo,Allyson Carvalho de, Oliveira,Marcio Romeu Ribas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100230
Resumo: RESUMO Problematiza a experiência pedagógica na formação de professores em Educação Física no ensino remoto, a partir da perspectiva da professora em docência assistida. O texto se inspira nos estudos narrativos e, em postura qualitativa, se debruça sob o teor narrado pela professora em docência assistida sobre experiência no semestre de 2020.2. Em análise da experiência é problematizada a potência da escrita como uma tecnologia de expressão de dimensão recursiva na aprendizagem colaborativa e o impulso produtivo de artefatos pedagógicos digitais como sintoma de ansiedade em repor a presença. A problematização a luz de postura colaborativa de um comentador crítico aponta para crescimento de professora neófita e alunos mesmo considerando limites postos pela pandemia.
id CBCE-1_2301901256db07833606db92b9b79bb1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100230
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistidaEducação FísicaEnsino remoto emergencialTecnologiaPandemiaRESUMO Problematiza a experiência pedagógica na formação de professores em Educação Física no ensino remoto, a partir da perspectiva da professora em docência assistida. O texto se inspira nos estudos narrativos e, em postura qualitativa, se debruça sob o teor narrado pela professora em docência assistida sobre experiência no semestre de 2020.2. Em análise da experiência é problematizada a potência da escrita como uma tecnologia de expressão de dimensão recursiva na aprendizagem colaborativa e o impulso produtivo de artefatos pedagógicos digitais como sintoma de ansiedade em repor a presença. A problematização a luz de postura colaborativa de um comentador crítico aponta para crescimento de professora neófita e alunos mesmo considerando limites postos pela pandemia.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100230Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e2022008info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Nathalia DóriaAraújo,Allyson Carvalho deOliveira,Marcio Romeu Ribas depor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100230Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.942879Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
title Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
spellingShingle Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
Oliveira,Nathalia Dória
Educação Física
Ensino remoto emergencial
Tecnologia
Pandemia
title_short Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
title_full Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
title_fullStr Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
title_full_unstemmed Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
title_sort Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida
author Oliveira,Nathalia Dória
author_facet Oliveira,Nathalia Dória
Araújo,Allyson Carvalho de
Oliveira,Marcio Romeu Ribas de
author_role author
author2 Araújo,Allyson Carvalho de
Oliveira,Marcio Romeu Ribas de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Nathalia Dória
Araújo,Allyson Carvalho de
Oliveira,Marcio Romeu Ribas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino remoto emergencial
Tecnologia
Pandemia
topic Educação Física
Ensino remoto emergencial
Tecnologia
Pandemia
description RESUMO Problematiza a experiência pedagógica na formação de professores em Educação Física no ensino remoto, a partir da perspectiva da professora em docência assistida. O texto se inspira nos estudos narrativos e, em postura qualitativa, se debruça sob o teor narrado pela professora em docência assistida sobre experiência no semestre de 2020.2. Em análise da experiência é problematizada a potência da escrita como uma tecnologia de expressão de dimensão recursiva na aprendizagem colaborativa e o impulso produtivo de artefatos pedagógicos digitais como sintoma de ansiedade em repor a presença. A problematização a luz de postura colaborativa de um comentador crítico aponta para crescimento de professora neófita e alunos mesmo considerando limites postos pela pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100230
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e2022008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856707321856