Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retondar,Jeferson José Moebus
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bonnet,Juliana Coutinho, Harris,Elisabeth Rose Assumpção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000100003
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é identificar as representações de jovens praticantes de jogos eletrônicos sobre o modo como se veem e de que forma concebem tais práticas. Foi aplicada uma entrevista a 12 jovens escolhidos por conveniência na faixa entre 13 e 21 anos que jogam jogos eletrônicos no mínimo cinco vezes ao dia entre uma a cinco horas. Identificou-se que os sentidos da corporeidade, da violência e da compulsividade só podem ser pensados no contexto da construção imaginária do jogador e, nesse sentido, tal compreensão sinaliza para inúmeras questões do ponto de vista pedagógico.
id CBCE-1_562e724b80a794e110e95af9fded2bc0
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892016000100003
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividadeJogo eletrônicoCorporeidadeViolênciaCompulsividadeResumo O objetivo deste artigo é identificar as representações de jovens praticantes de jogos eletrônicos sobre o modo como se veem e de que forma concebem tais práticas. Foi aplicada uma entrevista a 12 jovens escolhidos por conveniência na faixa entre 13 e 21 anos que jogam jogos eletrônicos no mínimo cinco vezes ao dia entre uma a cinco horas. Identificou-se que os sentidos da corporeidade, da violência e da compulsividade só podem ser pensados no contexto da construção imaginária do jogador e, nesse sentido, tal compreensão sinaliza para inúmeras questões do ponto de vista pedagógico.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000100003Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.38 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2015.12.006info:eu-repo/semantics/openAccessRetondar,Jeferson José MoebusBonnet,Juliana CoutinhoHarris,Elisabeth Rose Assumpçãopor2016-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892016000100003Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:56.558554Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade
title Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade
spellingShingle Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade
Retondar,Jeferson José Moebus
Jogo eletrônico
Corporeidade
Violência
Compulsividade
title_short Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade
title_full Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade
title_fullStr Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade
title_sort Jogos eletrônicos: corporeidade, violência e compulsividade
author Retondar,Jeferson José Moebus
author_facet Retondar,Jeferson José Moebus
Bonnet,Juliana Coutinho
Harris,Elisabeth Rose Assumpção
author_role author
author2 Bonnet,Juliana Coutinho
Harris,Elisabeth Rose Assumpção
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Retondar,Jeferson José Moebus
Bonnet,Juliana Coutinho
Harris,Elisabeth Rose Assumpção
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo eletrônico
Corporeidade
Violência
Compulsividade
topic Jogo eletrônico
Corporeidade
Violência
Compulsividade
description Resumo O objetivo deste artigo é identificar as representações de jovens praticantes de jogos eletrônicos sobre o modo como se veem e de que forma concebem tais práticas. Foi aplicada uma entrevista a 12 jovens escolhidos por conveniência na faixa entre 13 e 21 anos que jogam jogos eletrônicos no mínimo cinco vezes ao dia entre uma a cinco horas. Identificou-se que os sentidos da corporeidade, da violência e da compulsividade só podem ser pensados no contexto da construção imaginária do jogador e, nesse sentido, tal compreensão sinaliza para inúmeras questões do ponto de vista pedagógico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2015.12.006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.38 n.1 2016
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854748581888