Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Alisson Padilha de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giacomazzi,Rodrigo Britto, Scortegagna,Helenice de Moura, Portella,Marilene Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100216
Resumo: RESUMO Este estudo teve por objetivo identificar a percepção de idosos de um grupo de convivência acerca do papel do profissional de educação física e os motivos de adesão à prática de atividade física. Foram feitas entrevistas individuais com 14 idosos que praticam atividade física no grupo por no mínimo dois anos, foram analisados pela modalidade temática, identificou-se que os idosos outorgam ao professor um papel central no grupo, que se estende para além da competência técnica, ao compreendê-lo como: condutor do grupo, conhecedor dos idosos, promotor de saúde, articulador do grupo, educador, comunicador, mediador de conflitos. A relação estabelecida com o profissional de educação física pode influenciar na motivação que permeia a adesão dos idosos a prática de atividade física.
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