Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100216 |
Resumo: | RESUMO Este estudo teve por objetivo identificar a percepção de idosos de um grupo de convivência acerca do papel do profissional de educação física e os motivos de adesão à prática de atividade física. Foram feitas entrevistas individuais com 14 idosos que praticam atividade física no grupo por no mínimo dois anos, foram analisados pela modalidade temática, identificou-se que os idosos outorgam ao professor um papel central no grupo, que se estende para além da competência técnica, ao compreendê-lo como: condutor do grupo, conhecedor dos idosos, promotor de saúde, articulador do grupo, educador, comunicador, mediador de conflitos. A relação estabelecida com o profissional de educação física pode influenciar na motivação que permeia a adesão dos idosos a prática de atividade física. |
id |
CBCE-1_63f9d2766138f30f837cf56a94eb5ae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892020000100216 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade físicaAtividade motoraEducadores em saúdeEnvelhecimentoSaúde do idosoRESUMO Este estudo teve por objetivo identificar a percepção de idosos de um grupo de convivência acerca do papel do profissional de educação física e os motivos de adesão à prática de atividade física. Foram feitas entrevistas individuais com 14 idosos que praticam atividade física no grupo por no mínimo dois anos, foram analisados pela modalidade temática, identificou-se que os idosos outorgam ao professor um papel central no grupo, que se estende para além da competência técnica, ao compreendê-lo como: condutor do grupo, conhecedor dos idosos, promotor de saúde, articulador do grupo, educador, comunicador, mediador de conflitos. A relação estabelecida com o profissional de educação física pode influenciar na motivação que permeia a adesão dos idosos a prática de atividade física.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100216Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2019.02.001info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Alisson Padilha deGiacomazzi,Rodrigo BrittoScortegagna,Helenice de MouraPortella,Marilene Rodriguespor2020-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100216Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:13.181209Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física |
title |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física |
spellingShingle |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física Lima,Alisson Padilha de Atividade motora Educadores em saúde Envelhecimento Saúde do idoso |
title_short |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física |
title_full |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física |
title_fullStr |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física |
title_full_unstemmed |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física |
title_sort |
Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física |
author |
Lima,Alisson Padilha de |
author_facet |
Lima,Alisson Padilha de Giacomazzi,Rodrigo Britto Scortegagna,Helenice de Moura Portella,Marilene Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Giacomazzi,Rodrigo Britto Scortegagna,Helenice de Moura Portella,Marilene Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Alisson Padilha de Giacomazzi,Rodrigo Britto Scortegagna,Helenice de Moura Portella,Marilene Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade motora Educadores em saúde Envelhecimento Saúde do idoso |
topic |
Atividade motora Educadores em saúde Envelhecimento Saúde do idoso |
description |
RESUMO Este estudo teve por objetivo identificar a percepção de idosos de um grupo de convivência acerca do papel do profissional de educação física e os motivos de adesão à prática de atividade física. Foram feitas entrevistas individuais com 14 idosos que praticam atividade física no grupo por no mínimo dois anos, foram analisados pela modalidade temática, identificou-se que os idosos outorgam ao professor um papel central no grupo, que se estende para além da competência técnica, ao compreendê-lo como: condutor do grupo, conhecedor dos idosos, promotor de saúde, articulador do grupo, educador, comunicador, mediador de conflitos. A relação estabelecida com o profissional de educação física pode influenciar na motivação que permeia a adesão dos idosos a prática de atividade física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100216 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2019.02.001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856077127680 |