A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Cleyton Batista de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moura,Diego Luz, Antunes,Marcelo Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000400376
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é analisar as percepções que os professores polivalentes do 1º ao 5ª ano do ensino fundamental têm sobre a educação física como componente curricular. A metodologia usada foi uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários em 16 escolas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). A amostra compreendeu 154 professores polivalentes. Concluímos que houve um avanço qualitativo na percepção dos professores polivalentes sobre a educação física. Entretanto, ainda existe um desconhecimento sobre seus objetivos e suas finalidades. Apontamos a necessidade de elaboração de acordos mínimos para a intervenção na escola.
id CBCE-1_6e1b9020d6cf3a7ab49fb9bcc5b8672d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892016000400376
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação físicaCurrículoProfessores polivalentesEducação físicaPercepçãoResumo O objetivo deste artigo é analisar as percepções que os professores polivalentes do 1º ao 5ª ano do ensino fundamental têm sobre a educação física como componente curricular. A metodologia usada foi uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários em 16 escolas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). A amostra compreendeu 154 professores polivalentes. Concluímos que houve um avanço qualitativo na percepção dos professores polivalentes sobre a educação física. Entretanto, ainda existe um desconhecimento sobre seus objetivos e suas finalidades. Apontamos a necessidade de elaboração de acordos mínimos para a intervenção na escola.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000400376Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.38 n.4 2016reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2016.02.001info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Cleyton Batista deMoura,Diego LuzAntunes,Marcelo Moreirapor2016-12-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892016000400376Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:00.129789Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
title A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
spellingShingle A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
Sousa,Cleyton Batista de
Currículo
Professores polivalentes
Educação física
Percepção
title_short A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
title_full A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
title_fullStr A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
title_full_unstemmed A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
title_sort A percepção de professores polivalentes regentes do ensino fundamental sobre a educação física
author Sousa,Cleyton Batista de
author_facet Sousa,Cleyton Batista de
Moura,Diego Luz
Antunes,Marcelo Moreira
author_role author
author2 Moura,Diego Luz
Antunes,Marcelo Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Cleyton Batista de
Moura,Diego Luz
Antunes,Marcelo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Professores polivalentes
Educação física
Percepção
topic Currículo
Professores polivalentes
Educação física
Percepção
description Resumo O objetivo deste artigo é analisar as percepções que os professores polivalentes do 1º ao 5ª ano do ensino fundamental têm sobre a educação física como componente curricular. A metodologia usada foi uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários em 16 escolas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). A amostra compreendeu 154 professores polivalentes. Concluímos que houve um avanço qualitativo na percepção dos professores polivalentes sobre a educação física. Entretanto, ainda existe um desconhecimento sobre seus objetivos e suas finalidades. Apontamos a necessidade de elaboração de acordos mínimos para a intervenção na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000400376
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000400376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2016.02.001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.38 n.4 2016
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203855186886656