A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766 |
Resumo: | RESUMO: As leis nem sempre colaboram para o pleno desenvolvimento da atuação do profissional da área educacional, muitas vezes por estarem balizadas por decisões econômicas e políticas (algumas delas, político-partidária). Neste contexto, o presente estudo se alicerça numa pesquisa documental com abordagem histórica, que objetivou dar continuidade às discussões já existentes na área, ao analisar as implicações de algumas leis, resoluções, pareceres e decretos na atuação dos professores nas aulas de Educação Física no início do ensino fundamental. Trazendo à tona, como abordagem principal e diferenciada, uma análise transversal da legislação nos âmbitos estaduais e federais (e seus reflexos na atuação municipal), abordando desde a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), até a Resolução SE 6, de 23 de fevereiro de 2015, tendo-se como pano de fundo as prerrogativas da organização do sistema educacional. Concluiu-se que há conflitos entre as leis, resoluções, decretos e pareceres nesses âmbitos, de diferentes ordens, incluindo-se o perfil do profissional que deve atuar. Há também vários descompassos pertinentes às mesmas, e dessas em relação aos debates que vêm sendo travados por acadêmicos e profissionais da área da Educação e da Educação Física, num cenário que clama por mudanças. Assim, considera-se de suma importância e urgência que os gestores educacionais se conscientizem (por meio de estudos, leituras, formação continuada...) e ajam nessa perspectiva, como os demais partícipes desse sistema (políticos, professores especialistas e polivalentes, pesquisadores, dentre outros...) num movimento coletivo em prol da legitimação da especificidade e rigor acadêmico da área da Educação Física. |
id |
UCB-5_ba8c1306c99c6e3f453841a29ba140b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5766 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVALDBEN professor de Educação Física professor polivalenteRESUMO: As leis nem sempre colaboram para o pleno desenvolvimento da atuação do profissional da área educacional, muitas vezes por estarem balizadas por decisões econômicas e políticas (algumas delas, político-partidária). Neste contexto, o presente estudo se alicerça numa pesquisa documental com abordagem histórica, que objetivou dar continuidade às discussões já existentes na área, ao analisar as implicações de algumas leis, resoluções, pareceres e decretos na atuação dos professores nas aulas de Educação Física no início do ensino fundamental. Trazendo à tona, como abordagem principal e diferenciada, uma análise transversal da legislação nos âmbitos estaduais e federais (e seus reflexos na atuação municipal), abordando desde a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), até a Resolução SE 6, de 23 de fevereiro de 2015, tendo-se como pano de fundo as prerrogativas da organização do sistema educacional. Concluiu-se que há conflitos entre as leis, resoluções, decretos e pareceres nesses âmbitos, de diferentes ordens, incluindo-se o perfil do profissional que deve atuar. Há também vários descompassos pertinentes às mesmas, e dessas em relação aos debates que vêm sendo travados por acadêmicos e profissionais da área da Educação e da Educação Física, num cenário que clama por mudanças. Assim, considera-se de suma importância e urgência que os gestores educacionais se conscientizem (por meio de estudos, leituras, formação continuada...) e ajam nessa perspectiva, como os demais partícipes desse sistema (políticos, professores especialistas e polivalentes, pesquisadores, dentre outros...) num movimento coletivo em prol da legitimação da especificidade e rigor acadêmico da área da Educação Física.Universidade Católica de Brasília2015-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto nao Avaliado por Parespesquisa documental com abordagem históricaapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/576610.18511/rbcm.v24i1.5766Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 1 (2016); 167-1780103-171610.31501/rbcm.v24i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/4272https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/9082https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/9083Hess, Cássia MariaToledo, Eliana deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:29Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5766Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:29Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA |
title |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA |
spellingShingle |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA Hess, Cássia Maria LDBEN professor de Educação Física professor polivalente |
title_short |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA |
title_full |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA |
title_fullStr |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA |
title_full_unstemmed |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA |
title_sort |
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA |
author |
Hess, Cássia Maria |
author_facet |
Hess, Cássia Maria Toledo, Eliana de |
author_role |
author |
author2 |
Toledo, Eliana de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hess, Cássia Maria Toledo, Eliana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LDBEN professor de Educação Física professor polivalente |
topic |
LDBEN professor de Educação Física professor polivalente |
description |
RESUMO: As leis nem sempre colaboram para o pleno desenvolvimento da atuação do profissional da área educacional, muitas vezes por estarem balizadas por decisões econômicas e políticas (algumas delas, político-partidária). Neste contexto, o presente estudo se alicerça numa pesquisa documental com abordagem histórica, que objetivou dar continuidade às discussões já existentes na área, ao analisar as implicações de algumas leis, resoluções, pareceres e decretos na atuação dos professores nas aulas de Educação Física no início do ensino fundamental. Trazendo à tona, como abordagem principal e diferenciada, uma análise transversal da legislação nos âmbitos estaduais e federais (e seus reflexos na atuação municipal), abordando desde a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), até a Resolução SE 6, de 23 de fevereiro de 2015, tendo-se como pano de fundo as prerrogativas da organização do sistema educacional. Concluiu-se que há conflitos entre as leis, resoluções, decretos e pareceres nesses âmbitos, de diferentes ordens, incluindo-se o perfil do profissional que deve atuar. Há também vários descompassos pertinentes às mesmas, e dessas em relação aos debates que vêm sendo travados por acadêmicos e profissionais da área da Educação e da Educação Física, num cenário que clama por mudanças. Assim, considera-se de suma importância e urgência que os gestores educacionais se conscientizem (por meio de estudos, leituras, formação continuada...) e ajam nessa perspectiva, como os demais partícipes desse sistema (políticos, professores especialistas e polivalentes, pesquisadores, dentre outros...) num movimento coletivo em prol da legitimação da especificidade e rigor acadêmico da área da Educação Física. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto nao Avaliado por Pares pesquisa documental com abordagem histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766 10.18511/rbcm.v24i1.5766 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v24i1.5766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/4272 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/9082 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/9083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 1 (2016); 167-178 0103-1716 10.31501/rbcm.v24i1 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304119861641216 |