A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hess, Cássia Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Toledo, Eliana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766
Resumo: RESUMO: As leis nem sempre colaboram para o pleno desenvolvimento da atuação do profissional da área educacional, muitas vezes por estarem balizadas por decisões econômicas e políticas (algumas delas, político-partidária). Neste contexto, o presente estudo se alicerça numa pesquisa documental com abordagem histórica, que objetivou dar continuidade às discussões já existentes na área, ao analisar as implicações de algumas leis, resoluções, pareceres e decretos na atuação dos professores nas aulas de Educação Física no início do ensino fundamental. Trazendo à tona, como abordagem principal e diferenciada, uma análise transversal da legislação nos âmbitos estaduais e federais (e seus reflexos na atuação municipal), abordando desde a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), até a Resolução SE 6, de 23 de fevereiro de 2015, tendo-se como pano de fundo as prerrogativas da organização do sistema educacional. Concluiu-se que há conflitos entre as leis, resoluções, decretos e pareceres nesses âmbitos, de diferentes ordens, incluindo-se o perfil do profissional que deve atuar. Há também vários descompassos pertinentes às mesmas, e dessas em relação aos debates que vêm sendo travados por acadêmicos e profissionais da área da Educação e da Educação Física, num cenário que clama por mudanças. Assim, considera-se de suma importância e urgência que os gestores educacionais se conscientizem (por meio de estudos, leituras, formação continuada...) e ajam nessa perspectiva, como os demais partícipes desse sistema (políticos, professores especialistas e polivalentes, pesquisadores, dentre outros...) num movimento coletivo em prol da legitimação da especificidade e rigor acadêmico da área da Educação Física.
id UCB-5_ba8c1306c99c6e3f453841a29ba140b7
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5766
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVALDBEN professor de Educação Física professor polivalenteRESUMO: As leis nem sempre colaboram para o pleno desenvolvimento da atuação do profissional da área educacional, muitas vezes por estarem balizadas por decisões econômicas e políticas (algumas delas, político-partidária). Neste contexto, o presente estudo se alicerça numa pesquisa documental com abordagem histórica, que objetivou dar continuidade às discussões já existentes na área, ao analisar as implicações de algumas leis, resoluções, pareceres e decretos na atuação dos professores nas aulas de Educação Física no início do ensino fundamental. Trazendo à tona, como abordagem principal e diferenciada, uma análise transversal da legislação nos âmbitos estaduais e federais (e seus reflexos na atuação municipal), abordando desde a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), até a Resolução SE 6, de 23 de fevereiro de 2015, tendo-se como pano de fundo as prerrogativas da organização do sistema educacional. Concluiu-se que há conflitos entre as leis, resoluções, decretos e pareceres nesses âmbitos, de diferentes ordens, incluindo-se o perfil do profissional que deve atuar. Há também vários descompassos pertinentes às mesmas, e dessas em relação aos debates que vêm sendo travados por acadêmicos e profissionais da área da Educação e da Educação Física, num cenário que clama por mudanças. Assim, considera-se de suma importância e urgência que os gestores educacionais se conscientizem (por meio de estudos, leituras, formação continuada...) e ajam nessa perspectiva, como os demais partícipes desse sistema (políticos, professores especialistas e polivalentes, pesquisadores, dentre outros...) num movimento coletivo em prol da legitimação da especificidade e rigor acadêmico da área da Educação Física.Universidade Católica de Brasília2015-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto nao Avaliado por Parespesquisa documental com abordagem históricaapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/576610.18511/rbcm.v24i1.5766Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 1 (2016); 167-1780103-171610.31501/rbcm.v24i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/4272https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/9082https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/9083Hess, Cássia MariaToledo, Eliana deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:29Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5766Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:29Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
title A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
spellingShingle A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
Hess, Cássia Maria
LDBEN
professor de Educação Física
professor polivalente
title_short A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
title_full A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
title_fullStr A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
title_full_unstemmed A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
title_sort A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM LEGISLATIVA
author Hess, Cássia Maria
author_facet Hess, Cássia Maria
Toledo, Eliana de
author_role author
author2 Toledo, Eliana de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hess, Cássia Maria
Toledo, Eliana de
dc.subject.por.fl_str_mv LDBEN
professor de Educação Física
professor polivalente
topic LDBEN
professor de Educação Física
professor polivalente
description RESUMO: As leis nem sempre colaboram para o pleno desenvolvimento da atuação do profissional da área educacional, muitas vezes por estarem balizadas por decisões econômicas e políticas (algumas delas, político-partidária). Neste contexto, o presente estudo se alicerça numa pesquisa documental com abordagem histórica, que objetivou dar continuidade às discussões já existentes na área, ao analisar as implicações de algumas leis, resoluções, pareceres e decretos na atuação dos professores nas aulas de Educação Física no início do ensino fundamental. Trazendo à tona, como abordagem principal e diferenciada, uma análise transversal da legislação nos âmbitos estaduais e federais (e seus reflexos na atuação municipal), abordando desde a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), até a Resolução SE 6, de 23 de fevereiro de 2015, tendo-se como pano de fundo as prerrogativas da organização do sistema educacional. Concluiu-se que há conflitos entre as leis, resoluções, decretos e pareceres nesses âmbitos, de diferentes ordens, incluindo-se o perfil do profissional que deve atuar. Há também vários descompassos pertinentes às mesmas, e dessas em relação aos debates que vêm sendo travados por acadêmicos e profissionais da área da Educação e da Educação Física, num cenário que clama por mudanças. Assim, considera-se de suma importância e urgência que os gestores educacionais se conscientizem (por meio de estudos, leituras, formação continuada...) e ajam nessa perspectiva, como os demais partícipes desse sistema (políticos, professores especialistas e polivalentes, pesquisadores, dentre outros...) num movimento coletivo em prol da legitimação da especificidade e rigor acadêmico da área da Educação Física.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto nao Avaliado por Pares
pesquisa documental com abordagem histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766
10.18511/rbcm.v24i1.5766
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v24i1.5766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/4272
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/9082
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5766/9083
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 1 (2016); 167-178
0103-1716
10.31501/rbcm.v24i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119861641216