(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400381 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a importância e a frequência de atividades cotidianas, dadas pelos professores de pré-escolas, em dois estados brasileiros. Eles preencheram um questionário sobre as atividades feitas pelas crianças. A maioria dos professores (90%) considerou tais atividades importantes, mas apenas 15% indicaram frequência diária de atividades físicas. As atividades que tendem ao sedentarismo foram as mais frequentes e as mais importantes e não há oferta suficiente de atividades físicas. Estratégias de intervenção e diálogo entre professores, pais, governos, bem como outros setores da sociedade, precisam ser implantadas para elevar os níveis de atividade física na pré-escola e combater o estilo de vida sedentário. |
id |
CBCE-1_873805db5b0cb2f6920d66969680da90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892018000400381 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professoresProfessor de educação pré-escolarPré-escolarAtividade físicaComportamento sedentárioResumo O objetivo deste estudo foi analisar a importância e a frequência de atividades cotidianas, dadas pelos professores de pré-escolas, em dois estados brasileiros. Eles preencheram um questionário sobre as atividades feitas pelas crianças. A maioria dos professores (90%) considerou tais atividades importantes, mas apenas 15% indicaram frequência diária de atividades físicas. As atividades que tendem ao sedentarismo foram as mais frequentes e as mais importantes e não há oferta suficiente de atividades físicas. Estratégias de intervenção e diálogo entre professores, pais, governos, bem como outros setores da sociedade, precisam ser implantadas para elevar os níveis de atividade física na pré-escola e combater o estilo de vida sedentário.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400381Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.013info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Vitor Antonio CerignoniAquino,Marta Aurora Mota eMontebelo,Maria Imaculada de LimaTolocka,Rute Estanislavapor2018-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892018000400381Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:07.777282Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores |
title |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores |
spellingShingle |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores Coelho,Vitor Antonio Cerignoni Professor de educação pré-escolar Pré-escolar Atividade física Comportamento sedentário |
title_short |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores |
title_full |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores |
title_fullStr |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores |
title_full_unstemmed |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores |
title_sort |
(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores |
author |
Coelho,Vitor Antonio Cerignoni |
author_facet |
Coelho,Vitor Antonio Cerignoni Aquino,Marta Aurora Mota e Montebelo,Maria Imaculada de Lima Tolocka,Rute Estanislava |
author_role |
author |
author2 |
Aquino,Marta Aurora Mota e Montebelo,Maria Imaculada de Lima Tolocka,Rute Estanislava |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho,Vitor Antonio Cerignoni Aquino,Marta Aurora Mota e Montebelo,Maria Imaculada de Lima Tolocka,Rute Estanislava |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor de educação pré-escolar Pré-escolar Atividade física Comportamento sedentário |
topic |
Professor de educação pré-escolar Pré-escolar Atividade física Comportamento sedentário |
description |
Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a importância e a frequência de atividades cotidianas, dadas pelos professores de pré-escolas, em dois estados brasileiros. Eles preencheram um questionário sobre as atividades feitas pelas crianças. A maioria dos professores (90%) considerou tais atividades importantes, mas apenas 15% indicaram frequência diária de atividades físicas. As atividades que tendem ao sedentarismo foram as mais frequentes e as mais importantes e não há oferta suficiente de atividades físicas. Estratégias de intervenção e diálogo entre professores, pais, governos, bem como outros setores da sociedade, precisam ser implantadas para elevar os níveis de atividade física na pré-escola e combater o estilo de vida sedentário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400381 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2018.03.013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.4 2018 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203855667134464 |