Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neira,Marcos Garcia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nunes,Mário Luiz Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300010
Resumo: Exercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e interfere na prática pedagógica do componente. Evitando qualquer resposta definitiva, são apresentadas algumas contribuições para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal.
id CBCE-1_938e92053ef36601c64df9e95a6bee6f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892011000300010
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação físicaEstudos culturaiseducação físicacurrículoculturaExercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e interfere na prática pedagógica do componente. Evitando qualquer resposta definitiva, são apresentadas algumas contribuições para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300010Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.3 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000300010info:eu-repo/semantics/openAccessNeira,Marcos GarciaNunes,Mário Luiz Ferraripor2012-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000300010Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:38.729745Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
title Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
spellingShingle Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
Neira,Marcos Garcia
Estudos culturais
educação física
currículo
cultura
title_short Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
title_full Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
title_fullStr Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
title_full_unstemmed Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
title_sort Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
author Neira,Marcos Garcia
author_facet Neira,Marcos Garcia
Nunes,Mário Luiz Ferrari
author_role author
author2 Nunes,Mário Luiz Ferrari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neira,Marcos Garcia
Nunes,Mário Luiz Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
educação física
currículo
cultura
topic Estudos culturais
educação física
currículo
cultura
description Exercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e interfere na prática pedagógica do componente. Evitando qualquer resposta definitiva, são apresentadas algumas contribuições para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892011000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.3 2011
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203853141114880