Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300010 |
Resumo: | Exercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e interfere na prática pedagógica do componente. Evitando qualquer resposta definitiva, são apresentadas algumas contribuições para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal. |
id |
CBCE-1_938e92053ef36601c64df9e95a6bee6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892011000300010 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação físicaEstudos culturaiseducação físicacurrículoculturaExercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e interfere na prática pedagógica do componente. Evitando qualquer resposta definitiva, são apresentadas algumas contribuições para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300010Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.3 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000300010info:eu-repo/semantics/openAccessNeira,Marcos GarciaNunes,Mário Luiz Ferraripor2012-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000300010Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:38.729745Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física |
title |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física |
spellingShingle |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física Neira,Marcos Garcia Estudos culturais educação física currículo cultura |
title_short |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física |
title_full |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física |
title_fullStr |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física |
title_full_unstemmed |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física |
title_sort |
Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física |
author |
Neira,Marcos Garcia |
author_facet |
Neira,Marcos Garcia Nunes,Mário Luiz Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Nunes,Mário Luiz Ferrari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neira,Marcos Garcia Nunes,Mário Luiz Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais educação física currículo cultura |
topic |
Estudos culturais educação física currículo cultura |
description |
Exercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando, tendo em vista a atual sociedade multicultural e democrática. O presente artigo confronta esse campo teórico com o debate curricular da Educação Física, discute as formas pelas quais a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e interfere na prática pedagógica do componente. Evitando qualquer resposta definitiva, são apresentadas algumas contribuições para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892011000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.3 2011 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203853141114880 |