Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400367 |
Resumo: | Resumo O objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram-se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram-se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01). |
id |
CBCE-1_94700e17523815292e8ee7fc4b2d0e5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892019000400367 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolarAptidão físicaAtividade motoraEscolaJovensResumo O objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram-se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram-se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01).Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400367Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.4 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.033info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Júlio BrugnaraMello,João Henrique PlóiaVian,FernandoGaya,Anelise ReisGaya,Adroaldo Cezar Araujopor2019-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892019000400367Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:11.422535Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar |
title |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar |
spellingShingle |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar Mello,Júlio Brugnara Aptidão física Atividade motora Escola Jovens |
title_short |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar |
title_full |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar |
title_fullStr |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar |
title_sort |
Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar |
author |
Mello,Júlio Brugnara |
author_facet |
Mello,Júlio Brugnara Mello,João Henrique Plóia Vian,Fernando Gaya,Anelise Reis Gaya,Adroaldo Cezar Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Mello,João Henrique Plóia Vian,Fernando Gaya,Anelise Reis Gaya,Adroaldo Cezar Araujo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello,Júlio Brugnara Mello,João Henrique Plóia Vian,Fernando Gaya,Anelise Reis Gaya,Adroaldo Cezar Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aptidão física Atividade motora Escola Jovens |
topic |
Aptidão física Atividade motora Escola Jovens |
description |
Resumo O objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram-se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram-se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400367 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2018.03.033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.4 2019 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856041476096 |