Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Julio Brugnara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mello, João Henrique Ploia, Vian, Fernando, Gaya, Anelise Reis, Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229934
Resumo: O objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram‐se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram‐se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01).
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spelling Mello, Julio BrugnaraMello, João Henrique PloiaVian, FernandoGaya, Anelise ReisGaya, Adroaldo Cezar Araujo2021-09-17T04:28:00Z20190101-32890101-3289http://hdl.handle.net/10183/229934001131254O objetivo do estudo é identificar a associação da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educação física escolar (EFi). Avaliaram‐se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram‐se unidades de significado e categorização por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ação dos professores de EFi sobre a promoção da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01).The aim of this study is to identify the association of the cardiorespiratory fitness (CRF) of adolescents with physical activity (PA) and the pedagogical characteristics of the School Physical Education (SPE). A total of 236 high school students (90 boys) and their SPE teachers were evaluated. A 6‐minute running test, pedometer, questionnaire (students) and interview (teachers) were performed. We used units of meaning and categorization through content analysis, besides the Student's t test, ANOVA and linear regression. The CRF of the students who do SPE do not different who do SPE (p > 0.05). We identified the lack of action of SPE teachers on health promotion (qualitative analysis). Sex and PA predict 47% of the school's CRF variability (R2: 0.474, p < 0.01).El objetivo del estudio fue identificar la asociación de la aptitud cardiorrespiratoria (ApC) de adolescentes con la actividad física (AF) y las características pedagógicas de la educación física escolar (EFi). Se evaluó a 236 estudiantes de ensenanza ˜ secundaria (90 ninos) ˜ y a sus profesores de EFi. Se realizó una carrera de 6 minutos, se usaron podómetros, un cuestionario (estudiantes) y una entrevista (profesores). Se utilizaron unidades de significado y categorización mediante análisis de contenido, además de la prueba de la t de Student, Anova y regresión lineal. La ApC de los estudiantes que no realizan EFi no se diferencia de los que la realizan (p >0,05). Identificamos la falta de iniciativa de los profesores de EFi en la promoción de la salud (análisis cualitativo). El sexo y la AF pronostican el 47% de la variabilidad de la ApC de los estudiantes (R2: 0,474; p < 0,01).application/pdfporRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 41, n.4 (Oct./Dec. 2019) p. 367-375Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 41, n.4 (Oct./Dec. 2019) p. 367-375Aptidão físicaAtividade motoraEscolasAdolescentesPhysical fitnessMotor activitySchoolTeensAptitud físicaActividad motoraJóvenesCentro de enseñanza secundariaJóvenesAssociação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da educação física escolarAdolescents’ cardiorespiratory fitness association with physical activity and pedagogical structure of school physical education Asociación de la aptitud cardiorrespiratoria de jóvenes con la actividad física y la estructura pedagógica de la educación física escolar info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131254.pdf.txt001131254.pdf.txtExtracted Texttext/plain42710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229934/2/001131254.pdf.txtbb16b9d8871eda94b54614f5f3ac0fc7MD52ORIGINAL001131254.pdfTexto completoapplication/pdf470729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229934/1/001131254.pdf99aec3f3975c806e385da440082fd47cMD5110183/2299342021-10-02 04:45:49.913368oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-02T07:45:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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