A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400359 |
Resumo: | Resumo Esta pesquisa teve por objetivo traçar um panorama da atual configuração da pós-graduação stricto sensu da educação física brasileira; analisar as condições e possibilidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica; e analisar a configuração do Qualis Periódicos da área 21, referente ao quadriênio 2013-2016. O estudo teve um caráter exploratório e seguiu os princípios epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, usou prioritariamente a análise documental. Concluiu-se que as lógicas epistemológicas e avaliativas que vigoraram na área 21 nas últimas avaliações, principalmente por referendar um Qualis Periódicos predominantemente biológico, têm obstruído as condições e possiblidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica. |
id |
CBCE-1_9d4a3d36d40ddb057fc64b94adc36b93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892019000400359 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógicaPós-graduação stricto sensuQualis PeriódicosCiências sociais e humanasCiências biológicas e da saúdeResumo Esta pesquisa teve por objetivo traçar um panorama da atual configuração da pós-graduação stricto sensu da educação física brasileira; analisar as condições e possibilidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica; e analisar a configuração do Qualis Periódicos da área 21, referente ao quadriênio 2013-2016. O estudo teve um caráter exploratório e seguiu os princípios epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, usou prioritariamente a análise documental. Concluiu-se que as lógicas epistemológicas e avaliativas que vigoraram na área 21 nas últimas avaliações, principalmente por referendar um Qualis Periódicos predominantemente biológico, têm obstruído as condições e possiblidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400359Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.4 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.009info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Marluce Raquel DecianCorrêa,Leandro QuadroRigo,Luíz Carlospor2019-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892019000400359Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:11.364759Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica |
title |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica |
spellingShingle |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica Corrêa,Marluce Raquel Decian Pós-graduação stricto sensu Qualis Periódicos Ciências sociais e humanas Ciências biológicas e da saúde |
title_short |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica |
title_full |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica |
title_fullStr |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica |
title_full_unstemmed |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica |
title_sort |
A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica |
author |
Corrêa,Marluce Raquel Decian |
author_facet |
Corrêa,Marluce Raquel Decian Corrêa,Leandro Quadro Rigo,Luíz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa,Leandro Quadro Rigo,Luíz Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa,Marluce Raquel Decian Corrêa,Leandro Quadro Rigo,Luíz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-graduação stricto sensu Qualis Periódicos Ciências sociais e humanas Ciências biológicas e da saúde |
topic |
Pós-graduação stricto sensu Qualis Periódicos Ciências sociais e humanas Ciências biológicas e da saúde |
description |
Resumo Esta pesquisa teve por objetivo traçar um panorama da atual configuração da pós-graduação stricto sensu da educação física brasileira; analisar as condições e possibilidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica; e analisar a configuração do Qualis Periódicos da área 21, referente ao quadriênio 2013-2016. O estudo teve um caráter exploratório e seguiu os princípios epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, usou prioritariamente a análise documental. Concluiu-se que as lógicas epistemológicas e avaliativas que vigoraram na área 21 nas últimas avaliações, principalmente por referendar um Qualis Periódicos predominantemente biológico, têm obstruído as condições e possiblidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400359 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000400359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2018.03.009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.41 n.4 2019 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856039378944 |