A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000200172 |
Resumo: | A implantação da indústria automotiva brasileira foi responsável por uma transformação na economia do país que repercutiu desigualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. O artigo tem o objetivo de relacionar o desenvolvimento industrial e sua influência no automobilismo no período de 1956 a 1966, que se refere ao ano de implantação da indústria automotiva brasileira e à construção do autódromo do Rio de Janeiro. Buscamos esclarecer como um período rico para o país se configurou díspar para o automobilismo do Rio de Janeiro e de São Paulo. As indústrias tornaram São Paulo o centro econômico e automobilístico do país e o Rio de Janeiro, sem igual investimento industrial, retrocedeu em relação à época em que o Circuito da Gávea (1933-1954) era a principal corrida de automóveis no país. |
id |
CBCE-1_af2e340f55f7402a412eb6e6f3030c35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892015000200172 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966AutomobilismoIndústriaRio de JaneiroSão PauloA implantação da indústria automotiva brasileira foi responsável por uma transformação na economia do país que repercutiu desigualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. O artigo tem o objetivo de relacionar o desenvolvimento industrial e sua influência no automobilismo no período de 1956 a 1966, que se refere ao ano de implantação da indústria automotiva brasileira e à construção do autódromo do Rio de Janeiro. Buscamos esclarecer como um período rico para o país se configurou díspar para o automobilismo do Rio de Janeiro e de São Paulo. As indústrias tornaram São Paulo o centro econômico e automobilístico do país e o Rio de Janeiro, sem igual investimento industrial, retrocedeu em relação à época em que o Circuito da Gávea (1933-1954) era a principal corrida de automóveis no país.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000200172Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.2 2015reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2015.02.004info:eu-repo/semantics/openAccessElias,Rodrigo VilelaTelles,Silvio de Cassio Costapor2015-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892015000200172Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:54.155740Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966 |
title |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966 |
spellingShingle |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966 Elias,Rodrigo Vilela Automobilismo Indústria Rio de Janeiro São Paulo |
title_short |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966 |
title_full |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966 |
title_fullStr |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966 |
title_full_unstemmed |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966 |
title_sort |
A indústria nacional de automóveis e o automobilismo brasileiro: contrastes entre o Rio de Janeiro e São Paulo de 1956 a 1966 |
author |
Elias,Rodrigo Vilela |
author_facet |
Elias,Rodrigo Vilela Telles,Silvio de Cassio Costa |
author_role |
author |
author2 |
Telles,Silvio de Cassio Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias,Rodrigo Vilela Telles,Silvio de Cassio Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automobilismo Indústria Rio de Janeiro São Paulo |
topic |
Automobilismo Indústria Rio de Janeiro São Paulo |
description |
A implantação da indústria automotiva brasileira foi responsável por uma transformação na economia do país que repercutiu desigualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. O artigo tem o objetivo de relacionar o desenvolvimento industrial e sua influência no automobilismo no período de 1956 a 1966, que se refere ao ano de implantação da indústria automotiva brasileira e à construção do autódromo do Rio de Janeiro. Buscamos esclarecer como um período rico para o país se configurou díspar para o automobilismo do Rio de Janeiro e de São Paulo. As indústrias tornaram São Paulo o centro econômico e automobilístico do país e o Rio de Janeiro, sem igual investimento industrial, retrocedeu em relação à época em que o Circuito da Gávea (1933-1954) era a principal corrida de automóveis no país. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000200172 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000200172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1016/j.rbce.2015.02.004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.2 2015 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854705590272 |