Automóveis e automobilismo no Rio de Janeiro de 1954 a 1959
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99798 |
Resumo: | Este artigo buscou evidenciar a trajetória do automobilismo carioca, de 1954 a 1959, demarcando as interseções entre a produção em massa dos automóveis nacionais, sua influência no desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, e a mudança de habitus que a sociedade começava a vivenciar. Metodologicamente foi utilizada uma análise documental aliada a uma pesquisa bibliográfica. Como fonte primária utilizou-se a Revista de Automóveis e os resultados apontaram para: um desenvolvimento urbano liderado pelo automóvel, uma sociedade que transformou os carros em testemunha e cúmplice de sua vida pública e privada, e um automobilismo mal administrado que se deslocou pela cidade de acordo com o crescimento desta. |
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Automóveis e automobilismo no Rio de Janeiro de 1954 a 1959Automobiles and motorsport in Rio de Janeiro between 1954 and 1959CorridasAutomóveisCariocaDesenvolvimento urbano.RacesAutomobilesCariocaUrban development.Este artigo buscou evidenciar a trajetória do automobilismo carioca, de 1954 a 1959, demarcando as interseções entre a produção em massa dos automóveis nacionais, sua influência no desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, e a mudança de habitus que a sociedade começava a vivenciar. Metodologicamente foi utilizada uma análise documental aliada a uma pesquisa bibliográfica. Como fonte primária utilizou-se a Revista de Automóveis e os resultados apontaram para: um desenvolvimento urbano liderado pelo automóvel, uma sociedade que transformou os carros em testemunha e cúmplice de sua vida pública e privada, e um automobilismo mal administrado que se deslocou pela cidade de acordo com o crescimento desta.This article searched to evidence the motorsport trajectory in Rio de Janeiro between 1954 and 1959, demarcating the intersections among the national automobiles mass production, its influence in the city development and the habitus change that the society started to live. Methodologically a documentary analysis combined with a literature search was used. As research source was used the magazine "Revista de Automóveis" and the results pointed to: an urban growth leaded by automobiles, a society that transformed them in witness and accomplice of its public and private life, and a motorsport mismanaged which ran through the city according to its growing.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/9979810.1590/1807-55092015000200245Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 2 (2015); 245-258Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 2 (2015); 245-258Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 2 (2015); 245-2581981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/99798/98252Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessELIAS, Rodrigo VilelaTELLES, Silvio de Cássio Costa2015-08-25T14:12:33Zoai:revistas.usp.br:article/99798Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2015-08-25T14:12:33Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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