A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eusse,Karen Lorena Gil
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bracht,Valter, Almeida,Felipe Quintão de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000100011
Resumo: Resumo A partir de uma análise teórico-conceitual da obra de Hans-Georg Gadamer, este estudo proporciona um diálogo entre a arte, a educação e a educação física. Na procura por abrir um caminho opcional ao dominante, oferecido pela racionalidade técnico-instrumental, discute a ideia do professor-artista. Apresenta as reflexões sobre a obra de arte nos textos do filósofo alemão, situa-as nos três grandes momentos da estrutura de uma prática pedagógica: planejamento, execução e avaliação. As considerações finais anunciam algumas limitações da proposta apresentada.
id CBCE-1_bee486b947ab6909a5a9ef51e3f3105e
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892016000100011
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artistaEducação físicaPrática pedagógicaProfessor-artistaEnsinoResumo A partir de uma análise teórico-conceitual da obra de Hans-Georg Gadamer, este estudo proporciona um diálogo entre a arte, a educação e a educação física. Na procura por abrir um caminho opcional ao dominante, oferecido pela racionalidade técnico-instrumental, discute a ideia do professor-artista. Apresenta as reflexões sobre a obra de arte nos textos do filósofo alemão, situa-as nos três grandes momentos da estrutura de uma prática pedagógica: planejamento, execução e avaliação. As considerações finais anunciam algumas limitações da proposta apresentada.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000100011Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.38 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2015.12.015info:eu-repo/semantics/openAccessEusse,Karen Lorena GilBracht,ValterAlmeida,Felipe Quintão depor2016-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892016000100011Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:56.615764Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
title A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
spellingShingle A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
Eusse,Karen Lorena Gil
Educação física
Prática pedagógica
Professor-artista
Ensino
title_short A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
title_full A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
title_fullStr A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
title_full_unstemmed A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
title_sort A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
author Eusse,Karen Lorena Gil
author_facet Eusse,Karen Lorena Gil
Bracht,Valter
Almeida,Felipe Quintão de
author_role author
author2 Bracht,Valter
Almeida,Felipe Quintão de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eusse,Karen Lorena Gil
Bracht,Valter
Almeida,Felipe Quintão de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática pedagógica
Professor-artista
Ensino
topic Educação física
Prática pedagógica
Professor-artista
Ensino
description Resumo A partir de uma análise teórico-conceitual da obra de Hans-Georg Gadamer, este estudo proporciona um diálogo entre a arte, a educação e a educação física. Na procura por abrir um caminho opcional ao dominante, oferecido pela racionalidade técnico-instrumental, discute a ideia do professor-artista. Apresenta as reflexões sobre a obra de arte nos textos do filósofo alemão, situa-as nos três grandes momentos da estrutura de uma prática pedagógica: planejamento, execução e avaliação. As considerações finais anunciam algumas limitações da proposta apresentada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892016000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2015.12.015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.38 n.1 2016
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854749630464