A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Maycon Ornelas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rufino,Luiz Gustavo Bonatto, Lazzarotti Filho,Ari, Backes,Ana Flávia, Rodrigues,Heitor de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100231
Resumo: RESUMO O objetivo do estudo foi investigar a formação e a prática pedagógica sobre o ensino das Lutas no Ensino Médio da rede do Distrito Federal. O método de pesquisa é de natureza mista (quanti-qualitativa) e do tipo exploratória. Para a coleta de dados se elaborou e validou um questionário (30 questões), o qual foi respondido por 38 professores. Os resultados revelaram que os professores são formados em Educação Física, 81,58% possui pós-graduação lato sensu, e 2,63% possui pós-graduação stricto sensu, 53,73% tiveram a disciplina de Lutas na graduação, 47,37% ensinam Lutas, as principais estratégias são a adaptação de regras/materiais/espaços e o uso de jogos de luta. Entre os que não ensinam Lutas (52,63%) prevalece as justificativas de falta de capacitação.
id CBCE-1_c04244f1c1b56bb6b4b9be1f7f3f7754
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100231
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito FederalLutasEnsinoEducação FísicaFormação de professoresRESUMO O objetivo do estudo foi investigar a formação e a prática pedagógica sobre o ensino das Lutas no Ensino Médio da rede do Distrito Federal. O método de pesquisa é de natureza mista (quanti-qualitativa) e do tipo exploratória. Para a coleta de dados se elaborou e validou um questionário (30 questões), o qual foi respondido por 38 professores. Os resultados revelaram que os professores são formados em Educação Física, 81,58% possui pós-graduação lato sensu, e 2,63% possui pós-graduação stricto sensu, 53,73% tiveram a disciplina de Lutas na graduação, 47,37% ensinam Lutas, as principais estratégias são a adaptação de regras/materiais/espaços e o uso de jogos de luta. Entre os que não ensinam Lutas (52,63%) prevalece as justificativas de falta de capacitação.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100231Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e20220076info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Maycon OrnelasRufino,Luiz Gustavo BonattoLazzarotti Filho,AriBackes,Ana FláviaRodrigues,Heitor de Andradepor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100231Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:21.001886Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal
title A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal
spellingShingle A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal
Almeida,Maycon Ornelas
Lutas
Ensino
Educação Física
Formação de professores
title_short A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal
title_full A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal
title_fullStr A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal
title_full_unstemmed A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal
title_sort A prática pedagógica com as Lutas na Educação Física: um retrato da formação e da realidade de ensino de professores do ensino médio do Distrito Federal
author Almeida,Maycon Ornelas
author_facet Almeida,Maycon Ornelas
Rufino,Luiz Gustavo Bonatto
Lazzarotti Filho,Ari
Backes,Ana Flávia
Rodrigues,Heitor de Andrade
author_role author
author2 Rufino,Luiz Gustavo Bonatto
Lazzarotti Filho,Ari
Backes,Ana Flávia
Rodrigues,Heitor de Andrade
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Maycon Ornelas
Rufino,Luiz Gustavo Bonatto
Lazzarotti Filho,Ari
Backes,Ana Flávia
Rodrigues,Heitor de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Lutas
Ensino
Educação Física
Formação de professores
topic Lutas
Ensino
Educação Física
Formação de professores
description RESUMO O objetivo do estudo foi investigar a formação e a prática pedagógica sobre o ensino das Lutas no Ensino Médio da rede do Distrito Federal. O método de pesquisa é de natureza mista (quanti-qualitativa) e do tipo exploratória. Para a coleta de dados se elaborou e validou um questionário (30 questões), o qual foi respondido por 38 professores. Os resultados revelaram que os professores são formados em Educação Física, 81,58% possui pós-graduação lato sensu, e 2,63% possui pós-graduação stricto sensu, 53,73% tiveram a disciplina de Lutas na graduação, 47,37% ensinam Lutas, as principais estratégias são a adaptação de regras/materiais/espaços e o uso de jogos de luta. Entre os que não ensinam Lutas (52,63%) prevalece as justificativas de falta de capacitação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100231
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e20220076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856708370432