Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Paula Cristina da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400007
Resumo: Este artigo trata da capoeira e de seus processos de ensino-aprendizado a partir de uma investigação qualitativa que incluiu em sua primeira fase de pesquisa de campo um curso de formação continuada de Capoeira para professores. Nele destacamos a compreensão que temos sobre a Capoeira e a importância de sua inserção nas aulas de educação física escolar. Detalhamos como ocorreu o curso para os professores, no qual nos inserimos como participante observadora, e discutimos os processos de ensino-aprendizado nele desenvolvidos. Por fim, apontamos alguns indícios com relação às dificuldades apresentadas pelos participantes, as experiências positivas decorridas e a possibilidade de abordagem do ensino da Capoeira baseado nas interações gestuais.
id CBCE-1_ca1c658f04ffe90ddb1cb34cb06c388a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892011000400007
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professoresCapoeiraeducação física escolarformação continuada de docentesensino-aprendizadoEste artigo trata da capoeira e de seus processos de ensino-aprendizado a partir de uma investigação qualitativa que incluiu em sua primeira fase de pesquisa de campo um curso de formação continuada de Capoeira para professores. Nele destacamos a compreensão que temos sobre a Capoeira e a importância de sua inserção nas aulas de educação física escolar. Detalhamos como ocorreu o curso para os professores, no qual nos inserimos como participante observadora, e discutimos os processos de ensino-aprendizado nele desenvolvidos. Por fim, apontamos alguns indícios com relação às dificuldades apresentadas pelos participantes, as experiências positivas decorridas e a possibilidade de abordagem do ensino da Capoeira baseado nas interações gestuais.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400007Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.4 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000400007info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Paula Cristina da Costapor2012-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000400007Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:39.807658Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
title Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
spellingShingle Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
Silva,Paula Cristina da Costa
Capoeira
educação física escolar
formação continuada de docentes
ensino-aprendizado
title_short Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
title_full Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
title_fullStr Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
title_full_unstemmed Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
title_sort Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
author Silva,Paula Cristina da Costa
author_facet Silva,Paula Cristina da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Paula Cristina da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
educação física escolar
formação continuada de docentes
ensino-aprendizado
topic Capoeira
educação física escolar
formação continuada de docentes
ensino-aprendizado
description Este artigo trata da capoeira e de seus processos de ensino-aprendizado a partir de uma investigação qualitativa que incluiu em sua primeira fase de pesquisa de campo um curso de formação continuada de Capoeira para professores. Nele destacamos a compreensão que temos sobre a Capoeira e a importância de sua inserção nas aulas de educação física escolar. Detalhamos como ocorreu o curso para os professores, no qual nos inserimos como participante observadora, e discutimos os processos de ensino-aprendizado nele desenvolvidos. Por fim, apontamos alguns indícios com relação às dificuldades apresentadas pelos participantes, as experiências positivas decorridas e a possibilidade de abordagem do ensino da Capoeira baseado nas interações gestuais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892011000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.4 2011
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203853752434688