Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400007 |
Resumo: | Este artigo trata da capoeira e de seus processos de ensino-aprendizado a partir de uma investigação qualitativa que incluiu em sua primeira fase de pesquisa de campo um curso de formação continuada de Capoeira para professores. Nele destacamos a compreensão que temos sobre a Capoeira e a importância de sua inserção nas aulas de educação física escolar. Detalhamos como ocorreu o curso para os professores, no qual nos inserimos como participante observadora, e discutimos os processos de ensino-aprendizado nele desenvolvidos. Por fim, apontamos alguns indícios com relação às dificuldades apresentadas pelos participantes, as experiências positivas decorridas e a possibilidade de abordagem do ensino da Capoeira baseado nas interações gestuais. |
id |
CBCE-1_ca1c658f04ffe90ddb1cb34cb06c388a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892011000400007 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professoresCapoeiraeducação física escolarformação continuada de docentesensino-aprendizadoEste artigo trata da capoeira e de seus processos de ensino-aprendizado a partir de uma investigação qualitativa que incluiu em sua primeira fase de pesquisa de campo um curso de formação continuada de Capoeira para professores. Nele destacamos a compreensão que temos sobre a Capoeira e a importância de sua inserção nas aulas de educação física escolar. Detalhamos como ocorreu o curso para os professores, no qual nos inserimos como participante observadora, e discutimos os processos de ensino-aprendizado nele desenvolvidos. Por fim, apontamos alguns indícios com relação às dificuldades apresentadas pelos participantes, as experiências positivas decorridas e a possibilidade de abordagem do ensino da Capoeira baseado nas interações gestuais.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400007Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.4 2011reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892011000400007info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Paula Cristina da Costapor2012-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892011000400007Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:39.807658Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores |
title |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores |
spellingShingle |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores Silva,Paula Cristina da Costa Capoeira educação física escolar formação continuada de docentes ensino-aprendizado |
title_short |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores |
title_full |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores |
title_fullStr |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores |
title_full_unstemmed |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores |
title_sort |
Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores |
author |
Silva,Paula Cristina da Costa |
author_facet |
Silva,Paula Cristina da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Paula Cristina da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira educação física escolar formação continuada de docentes ensino-aprendizado |
topic |
Capoeira educação física escolar formação continuada de docentes ensino-aprendizado |
description |
Este artigo trata da capoeira e de seus processos de ensino-aprendizado a partir de uma investigação qualitativa que incluiu em sua primeira fase de pesquisa de campo um curso de formação continuada de Capoeira para professores. Nele destacamos a compreensão que temos sobre a Capoeira e a importância de sua inserção nas aulas de educação física escolar. Detalhamos como ocorreu o curso para os professores, no qual nos inserimos como participante observadora, e discutimos os processos de ensino-aprendizado nele desenvolvidos. Por fim, apontamos alguns indícios com relação às dificuldades apresentadas pelos participantes, as experiências positivas decorridas e a possibilidade de abordagem do ensino da Capoeira baseado nas interações gestuais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892011000400007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.33 n.4 2011 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203853752434688 |