Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000200005 |
Resumo: | O presente estudo é um fragmento da tese Dança - Educação Física: (in)tensas relações, que teve como objetivo: analisar os sentidos e significados produzidos nas propostas curriculares dos cursos de formação de professores de Educação Física e Dança, a respeito do conhecimento dança. Caracterizou-se como uma pesquisa documental que teve como principal fonte os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Educação Física de duas instituições brasileiras, sendo delimitado um par na Bahia (UFBA) e o outro em São Paulo (UNICAMP). Ao analisar os projetos pedagógicos, identificamos que o termo corpo tem presença marcante, tendo na dimensão do fazer corporal seu maior enfoque. Mas, o que significa para uma área de conhecimento ter o corpo como referência fundante? |
id |
CBCE-1_dee702b24be7af2ae18774eba4fe24c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892013000200005 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpoDançaEducação FísicacorpoformaçãoO presente estudo é um fragmento da tese Dança - Educação Física: (in)tensas relações, que teve como objetivo: analisar os sentidos e significados produzidos nas propostas curriculares dos cursos de formação de professores de Educação Física e Dança, a respeito do conhecimento dança. Caracterizou-se como uma pesquisa documental que teve como principal fonte os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Educação Física de duas instituições brasileiras, sendo delimitado um par na Bahia (UFBA) e o outro em São Paulo (UNICAMP). Ao analisar os projetos pedagógicos, identificamos que o termo corpo tem presença marcante, tendo na dimensão do fazer corporal seu maior enfoque. Mas, o que significa para uma área de conhecimento ter o corpo como referência fundante?Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000200005Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.35 n.2 2013reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892013000200005info:eu-repo/semantics/openAccessBrasileiro,Lívia Tenoriopor2013-08-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892013000200005Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:46.201955Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo |
title |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo |
spellingShingle |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo Brasileiro,Lívia Tenorio Dança Educação Física corpo formação |
title_short |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo |
title_full |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo |
title_fullStr |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo |
title_full_unstemmed |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo |
title_sort |
Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo |
author |
Brasileiro,Lívia Tenorio |
author_facet |
Brasileiro,Lívia Tenorio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasileiro,Lívia Tenorio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Física corpo formação |
topic |
Dança Educação Física corpo formação |
description |
O presente estudo é um fragmento da tese Dança - Educação Física: (in)tensas relações, que teve como objetivo: analisar os sentidos e significados produzidos nas propostas curriculares dos cursos de formação de professores de Educação Física e Dança, a respeito do conhecimento dança. Caracterizou-se como uma pesquisa documental que teve como principal fonte os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Educação Física de duas instituições brasileiras, sendo delimitado um par na Bahia (UFBA) e o outro em São Paulo (UNICAMP). Ao analisar os projetos pedagógicos, identificamos que o termo corpo tem presença marcante, tendo na dimensão do fazer corporal seu maior enfoque. Mas, o que significa para uma área de conhecimento ter o corpo como referência fundante? |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32892013000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.35 n.2 2013 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203854193885184 |