Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres,Constância
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cuentro,Ana Cecília, Nascimento,Marilia
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Saude em Debate
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042021000500200
Resumo: RESUMO No início do ano de 2020, foi realizado no Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, o projeto ‘Meu verão na Fiocruz’, cujo objetivo era permitir o acesso de meninas de escolas públicas do ensino médio aos laboratórios da instituição, para desenvolver curtos projetos de iniciação científica e, adicionalmente, debater sobre o tema da luta feminista para redução da desigualdade de gênero e raça no campo da ciência. Este artigo é um relato de experiência sobre o projeto. A divulgação do projeto foi realizada em oito escolas pelo Observatório Feminista do Nordeste, a inscrição para seleção foi feita por meio do envio de vídeos de um minuto, e a orientação nas pesquisas foi realizada por pesquisadoras de cinco laboratórios do IAM. No total, foram selecionadas 12 meninas que frequentaram os laboratórios de janeiro a fevereiro de 2020. O projeto culminou com a realização de um evento ocorrido no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Ao final, foram identificados gargalos que dificultam o acesso de jovens de comunidades periféricas aos programas de iniciação científica, e os caminhos que podem ser seguidos para acelerar esse processo na academia, principalmente no campo da saúde.
id CBES-1_870439fe631620bc4fcff5c7ba634d3c
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-11042021000500200
network_acronym_str CBES-1
network_name_str Saude em Debate
repository_id_str
spelling Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’Iniquidade de gêneroRacismoSaúdeFeminismoRESUMO No início do ano de 2020, foi realizado no Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, o projeto ‘Meu verão na Fiocruz’, cujo objetivo era permitir o acesso de meninas de escolas públicas do ensino médio aos laboratórios da instituição, para desenvolver curtos projetos de iniciação científica e, adicionalmente, debater sobre o tema da luta feminista para redução da desigualdade de gênero e raça no campo da ciência. Este artigo é um relato de experiência sobre o projeto. A divulgação do projeto foi realizada em oito escolas pelo Observatório Feminista do Nordeste, a inscrição para seleção foi feita por meio do envio de vídeos de um minuto, e a orientação nas pesquisas foi realizada por pesquisadoras de cinco laboratórios do IAM. No total, foram selecionadas 12 meninas que frequentaram os laboratórios de janeiro a fevereiro de 2020. O projeto culminou com a realização de um evento ocorrido no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Ao final, foram identificados gargalos que dificultam o acesso de jovens de comunidades periféricas aos programas de iniciação científica, e os caminhos que podem ser seguidos para acelerar esse processo na academia, principalmente no campo da saúde.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2021-10-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042021000500200Saúde em Debate v.45 n.spe1 2021reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.1590/0103-11042021e115info:eu-repo/semantics/openAccessAyres,ConstânciaCuentro,Ana CecíliaNascimento,Mariliapor2021-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042021000500200Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2021-11-17T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’
title Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’
spellingShingle Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’
Ayres,Constância
Iniquidade de gênero
Racismo
Saúde
Feminismo
title_short Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’
title_full Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’
title_fullStr Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’
title_full_unstemmed Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’
title_sort Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’
author Ayres,Constância
author_facet Ayres,Constância
Cuentro,Ana Cecília
Nascimento,Marilia
author_role author
author2 Cuentro,Ana Cecília
Nascimento,Marilia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayres,Constância
Cuentro,Ana Cecília
Nascimento,Marilia
dc.subject.por.fl_str_mv Iniquidade de gênero
Racismo
Saúde
Feminismo
topic Iniquidade de gênero
Racismo
Saúde
Feminismo
description RESUMO No início do ano de 2020, foi realizado no Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, o projeto ‘Meu verão na Fiocruz’, cujo objetivo era permitir o acesso de meninas de escolas públicas do ensino médio aos laboratórios da instituição, para desenvolver curtos projetos de iniciação científica e, adicionalmente, debater sobre o tema da luta feminista para redução da desigualdade de gênero e raça no campo da ciência. Este artigo é um relato de experiência sobre o projeto. A divulgação do projeto foi realizada em oito escolas pelo Observatório Feminista do Nordeste, a inscrição para seleção foi feita por meio do envio de vídeos de um minuto, e a orientação nas pesquisas foi realizada por pesquisadoras de cinco laboratórios do IAM. No total, foram selecionadas 12 meninas que frequentaram os laboratórios de janeiro a fevereiro de 2020. O projeto culminou com a realização de um evento ocorrido no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Ao final, foram identificados gargalos que dificultam o acesso de jovens de comunidades periféricas aos programas de iniciação científica, e os caminhos que podem ser seguidos para acelerar esse processo na academia, principalmente no campo da saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042021000500200
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042021000500200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-11042021e115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Saúde em Debate v.45 n.spe1 2021
reponame:Saude em Debate
instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron:CBES
instname_str Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron_str CBES
institution CBES
reponame_str Saude em Debate
collection Saude em Debate
repository.name.fl_str_mv Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude
repository.mail.fl_str_mv revista@saudeemdebate.org.br
_version_ 1754209001770319872