Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawagoe,Wladimir
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Vasques,Diego Garces, Maia,Núbia, Campos,Mauro, Chamon,Wallace
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491998000200172
Resumo: RESUMO Introdução: A medida da distância interpupilar (DIP) é parte integrante de todo exame de refração1,6. Por ser o melhor marcador anatômico para referência da distância entre os centros ópticos das lentes corretoras, a DIP é utilizada para que estes sejam coincidentes à linha de visão2,3. O objetivo deste trabalho é comparar a precisão e reprodutibilidade de diferentes métodos de medida da DIP. Pacientes e métodos: Trinta pacientes, foram submetidos à avaliação da DIP. Cada paciente foi examinado por três examinadores utilizando quatro métodos: escala milimetrada (método I), auto-refrator com foco manual (método II) e com foco automático (método III), pupilômetro de reflexo corneano (método IV). Resultados: Houve diferença significante entre os quatro métodos, sendo que os valores do método II foram significantemente maiores que aqueles dos métodos I,III e IV para cada examinador. Ao comparar os três examinadores entre si, houve diferença significante apenas em relação ao método I. Para os métodos II, III e IV, a análise não mostrou diferença significantc entre os 3 examinadores. Discussão: Os quatro métodos testados apresentaram resultados clinicamente dentro dos limites de tolerância, embora as medidas obtidas com o autorefrator de foco manual tenham sido estatisticamente maiores e a reprodutibilidade da técnica da escala milimetrada tenha sido pequena.
id CBO-2_b64679684f387f157a5ccf730b3e2544
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27491998000200172
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Comparação entre métodos de medida da distância interpupilarDistância interpupilarPupilômetroLentes corretorasRESUMO Introdução: A medida da distância interpupilar (DIP) é parte integrante de todo exame de refração1,6. Por ser o melhor marcador anatômico para referência da distância entre os centros ópticos das lentes corretoras, a DIP é utilizada para que estes sejam coincidentes à linha de visão2,3. O objetivo deste trabalho é comparar a precisão e reprodutibilidade de diferentes métodos de medida da DIP. Pacientes e métodos: Trinta pacientes, foram submetidos à avaliação da DIP. Cada paciente foi examinado por três examinadores utilizando quatro métodos: escala milimetrada (método I), auto-refrator com foco manual (método II) e com foco automático (método III), pupilômetro de reflexo corneano (método IV). Resultados: Houve diferença significante entre os quatro métodos, sendo que os valores do método II foram significantemente maiores que aqueles dos métodos I,III e IV para cada examinador. Ao comparar os três examinadores entre si, houve diferença significante apenas em relação ao método I. Para os métodos II, III e IV, a análise não mostrou diferença significantc entre os 3 examinadores. Discussão: Os quatro métodos testados apresentaram resultados clinicamente dentro dos limites de tolerância, embora as medidas obtidas com o autorefrator de foco manual tenham sido estatisticamente maiores e a reprodutibilidade da técnica da escala milimetrada tenha sido pequena.Conselho Brasileiro de Oftalmologia1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491998000200172Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.61 n.2 1998reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.5935/0004-2749.19980075info:eu-repo/semantics/openAccessKawagoe,WladimirVasques,Diego GarcesMaia,NúbiaCampos,MauroChamon,Wallacepor2018-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27491998000200172Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2018-08-28T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar
title Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar
spellingShingle Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar
Kawagoe,Wladimir
Distância interpupilar
Pupilômetro
Lentes corretoras
title_short Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar
title_full Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar
title_fullStr Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar
title_full_unstemmed Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar
title_sort Comparação entre métodos de medida da distância interpupilar
author Kawagoe,Wladimir
author_facet Kawagoe,Wladimir
Vasques,Diego Garces
Maia,Núbia
Campos,Mauro
Chamon,Wallace
author_role author
author2 Vasques,Diego Garces
Maia,Núbia
Campos,Mauro
Chamon,Wallace
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawagoe,Wladimir
Vasques,Diego Garces
Maia,Núbia
Campos,Mauro
Chamon,Wallace
dc.subject.por.fl_str_mv Distância interpupilar
Pupilômetro
Lentes corretoras
topic Distância interpupilar
Pupilômetro
Lentes corretoras
description RESUMO Introdução: A medida da distância interpupilar (DIP) é parte integrante de todo exame de refração1,6. Por ser o melhor marcador anatômico para referência da distância entre os centros ópticos das lentes corretoras, a DIP é utilizada para que estes sejam coincidentes à linha de visão2,3. O objetivo deste trabalho é comparar a precisão e reprodutibilidade de diferentes métodos de medida da DIP. Pacientes e métodos: Trinta pacientes, foram submetidos à avaliação da DIP. Cada paciente foi examinado por três examinadores utilizando quatro métodos: escala milimetrada (método I), auto-refrator com foco manual (método II) e com foco automático (método III), pupilômetro de reflexo corneano (método IV). Resultados: Houve diferença significante entre os quatro métodos, sendo que os valores do método II foram significantemente maiores que aqueles dos métodos I,III e IV para cada examinador. Ao comparar os três examinadores entre si, houve diferença significante apenas em relação ao método I. Para os métodos II, III e IV, a análise não mostrou diferença significantc entre os 3 examinadores. Discussão: Os quatro métodos testados apresentaram resultados clinicamente dentro dos limites de tolerância, embora as medidas obtidas com o autorefrator de foco manual tenham sido estatisticamente maiores e a reprodutibilidade da técnica da escala milimetrada tenha sido pequena.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491998000200172
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27491998000200172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0004-2749.19980075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.61 n.2 1998
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209019524808704