Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão,Alberto Ribeiro de Souza
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Amaral,Raquel Portugal Guimarães, Abud,Thiago Giansante, Demarchi,Guilherme Tadeu Sauaia, Freire Filho,Edison de Oliveira, Novack,Paulo Rogério, Campos,Flavio do Amaral, Santos,José Eduardo Mourão, Shigueoka,David Carlos, Fernandes,Artur da Rocha Corrêa, Szejnfeld,Jacob, D'Ippolito,Giuseppe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Radiologia Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842007000400013
Resumo: Limite posterior do retroperitônio, o compartimento iliopsoas localiza-se externamente ao mesmo, sendo composto dos músculos psoas maior, psoas menor e ilíaco. O quadro de sintomas dos pacientes com acometimento patológico deste compartimento é amplo e inespecífico, podendo haver importante atraso no diagnóstico. Entretanto, na busca do diagnóstico etiológico das alterações do compartimento iliopsoas, sabemos que as infecções, os tumores e as hemorragias respondem pela quase totalidade das lesões. Por meio da avaliação retrospectiva de exames radiológicos de pacientes com patologias do iliopsoas e que tiveram o diagnóstico confirmado por exame anatomopatológico ou acompanhamento clínico, revisamos a anatomia deste compartimento, assim como as suas principais formas de acometimento, identificando sinais que auxiliem na diferenciação dos potenciais diagnósticos diferenciais. Na abordagem de cada patologia discutiremos os principais sinais radiológicos, como a presença de gás em abscessos piogênicos, alterações ósseas em corpos vertebrais nas lesões secundárias a tuberculose, comprometimento dos planos fasciais nas lesões tumorais e diferenças na densidade e intensidade de sinal dos hematomas nas diferentes fases de degradação da hemoglobina, entre outros. Dessa forma, procuramos apresentar casos que exemplifiquem as doenças mais freqüentes do compartimento iliopsoas, destacando a importância dos seus diferentes sinais, aproximando-nos de um diagnóstico etiológico específico.
id CBR-1_f89f63f323749f8e6696ff4789c7d85b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-39842007000400013
network_acronym_str CBR-1
network_name_str Radiologia Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológicaMúsculo iliopsoasMúsculo psoasTomografia computadorizadaAbscessosNeoplasiasLimite posterior do retroperitônio, o compartimento iliopsoas localiza-se externamente ao mesmo, sendo composto dos músculos psoas maior, psoas menor e ilíaco. O quadro de sintomas dos pacientes com acometimento patológico deste compartimento é amplo e inespecífico, podendo haver importante atraso no diagnóstico. Entretanto, na busca do diagnóstico etiológico das alterações do compartimento iliopsoas, sabemos que as infecções, os tumores e as hemorragias respondem pela quase totalidade das lesões. Por meio da avaliação retrospectiva de exames radiológicos de pacientes com patologias do iliopsoas e que tiveram o diagnóstico confirmado por exame anatomopatológico ou acompanhamento clínico, revisamos a anatomia deste compartimento, assim como as suas principais formas de acometimento, identificando sinais que auxiliem na diferenciação dos potenciais diagnósticos diferenciais. Na abordagem de cada patologia discutiremos os principais sinais radiológicos, como a presença de gás em abscessos piogênicos, alterações ósseas em corpos vertebrais nas lesões secundárias a tuberculose, comprometimento dos planos fasciais nas lesões tumorais e diferenças na densidade e intensidade de sinal dos hematomas nas diferentes fases de degradação da hemoglobina, entre outros. Dessa forma, procuramos apresentar casos que exemplifiquem as doenças mais freqüentes do compartimento iliopsoas, destacando a importância dos seus diferentes sinais, aproximando-nos de um diagnóstico etiológico específico.Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842007000400013Radiologia Brasileira v.40 n.4 2007reponame:Radiologia Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)instacron:CBR10.1590/S0100-39842007000400013info:eu-repo/semantics/openAccessLeão,Alberto Ribeiro de SouzaAmaral,Raquel Portugal GuimarãesAbud,Thiago GiansanteDemarchi,Guilherme Tadeu SauaiaFreire Filho,Edison de OliveiraNovack,Paulo RogérioCampos,Flavio do AmaralSantos,José Eduardo MourãoShigueoka,David CarlosFernandes,Artur da Rocha CorrêaSzejnfeld,JacobD'Ippolito,Giuseppepor2007-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-39842007000400013Revistahttps://www.scielo.br/j/rb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpradiologiabrasileira@cbr.org.br1678-70990100-3984opendoar:2007-09-21T00:00Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)false
dc.title.none.fl_str_mv Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica
title Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica
spellingShingle Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica
Leão,Alberto Ribeiro de Souza
Músculo iliopsoas
Músculo psoas
Tomografia computadorizada
Abscessos
Neoplasias
title_short Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica
title_full Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica
title_fullStr Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica
title_full_unstemmed Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica
title_sort Patologias do compartimento iliopsoas: avaliação radiológica
author Leão,Alberto Ribeiro de Souza
author_facet Leão,Alberto Ribeiro de Souza
Amaral,Raquel Portugal Guimarães
Abud,Thiago Giansante
Demarchi,Guilherme Tadeu Sauaia
Freire Filho,Edison de Oliveira
Novack,Paulo Rogério
Campos,Flavio do Amaral
Santos,José Eduardo Mourão
Shigueoka,David Carlos
Fernandes,Artur da Rocha Corrêa
Szejnfeld,Jacob
D'Ippolito,Giuseppe
author_role author
author2 Amaral,Raquel Portugal Guimarães
Abud,Thiago Giansante
Demarchi,Guilherme Tadeu Sauaia
Freire Filho,Edison de Oliveira
Novack,Paulo Rogério
Campos,Flavio do Amaral
Santos,José Eduardo Mourão
Shigueoka,David Carlos
Fernandes,Artur da Rocha Corrêa
Szejnfeld,Jacob
D'Ippolito,Giuseppe
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão,Alberto Ribeiro de Souza
Amaral,Raquel Portugal Guimarães
Abud,Thiago Giansante
Demarchi,Guilherme Tadeu Sauaia
Freire Filho,Edison de Oliveira
Novack,Paulo Rogério
Campos,Flavio do Amaral
Santos,José Eduardo Mourão
Shigueoka,David Carlos
Fernandes,Artur da Rocha Corrêa
Szejnfeld,Jacob
D'Ippolito,Giuseppe
dc.subject.por.fl_str_mv Músculo iliopsoas
Músculo psoas
Tomografia computadorizada
Abscessos
Neoplasias
topic Músculo iliopsoas
Músculo psoas
Tomografia computadorizada
Abscessos
Neoplasias
description Limite posterior do retroperitônio, o compartimento iliopsoas localiza-se externamente ao mesmo, sendo composto dos músculos psoas maior, psoas menor e ilíaco. O quadro de sintomas dos pacientes com acometimento patológico deste compartimento é amplo e inespecífico, podendo haver importante atraso no diagnóstico. Entretanto, na busca do diagnóstico etiológico das alterações do compartimento iliopsoas, sabemos que as infecções, os tumores e as hemorragias respondem pela quase totalidade das lesões. Por meio da avaliação retrospectiva de exames radiológicos de pacientes com patologias do iliopsoas e que tiveram o diagnóstico confirmado por exame anatomopatológico ou acompanhamento clínico, revisamos a anatomia deste compartimento, assim como as suas principais formas de acometimento, identificando sinais que auxiliem na diferenciação dos potenciais diagnósticos diferenciais. Na abordagem de cada patologia discutiremos os principais sinais radiológicos, como a presença de gás em abscessos piogênicos, alterações ósseas em corpos vertebrais nas lesões secundárias a tuberculose, comprometimento dos planos fasciais nas lesões tumorais e diferenças na densidade e intensidade de sinal dos hematomas nas diferentes fases de degradação da hemoglobina, entre outros. Dessa forma, procuramos apresentar casos que exemplifiquem as doenças mais freqüentes do compartimento iliopsoas, destacando a importância dos seus diferentes sinais, aproximando-nos de um diagnóstico etiológico específico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842007000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842007000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-39842007000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
dc.source.none.fl_str_mv Radiologia Brasileira v.40 n.4 2007
reponame:Radiologia Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron:CBR
instname_str Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron_str CBR
institution CBR
reponame_str Radiologia Brasileira (Online)
collection Radiologia Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
repository.mail.fl_str_mv radiologiabrasileira@cbr.org.br
_version_ 1754208936242708480