TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO ORIENTAÇÕES ÀS METAS, APLICADO A JOVENS ESPORTISTAS BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Cláudia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Junior, Dante de Rose, Rezende, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/502
Resumo: As metas de realização têm sido consideradas um dos pontos mais relevantes dos estudos da motivação no meio esportivo. Dentro desta concepção, dois caminhos têm sido consistentemente pesquisados: as metas de situação e as de disposição; ou seja, estudos do clima motivacional e das orientações às metas, respectivamente. A primeira, trata de pesquisas referentes à percepção que os atletas têm do clima de motivação que os cerca (pais, técnicos, amigos, dentre outros) e, a segunda, trata basicamente de dois tipos de orientações às metas, como pontos centrais de motivação para o treino e para a competição (orientação para o ego e orientação para a tarefa). Nicholls e Duda (1992) elaboraram o instrumento TEOSQ (Task and Ego Orientation Sports Questionnaire), a fim de caracterizar a orientação predominante emcada caso e verificar que tipo de influência exercia sobre o rendimento esportivo. As contribuições advindas da aplicação crítica do TEOSQ incentivaram a investir em sua tradução para o português e em sua adaptação, paulatina, à realidade brasileira. O estudo foi realizado com 220 atletas, entre 12 e 17 anos de idade (M = 15.86; SD = 0.5), que participam de campeonatos locais, nacionais e alguns de nível internacional. A validação envolveu a fatorabilidade da matriz de correlações, sendo o método de rotação ortogonal dos fatores utilizado o Varimax. Os resultados foramdiscutidos segundo a ótica das teorias motivacionais e de suas contribuições para a modificação ou para a inclusão de novas estratégias psicológicas que auxiliem no treinamento esportivo. O presente trabalho pretende contribuir para ampliação dos recursos metodológicos disponíveis para a pesquisa, no Brasil, de uma das questões chaves da Psicologia do Esporte: a influência da motivação sobre o rendimento esportivo.
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