TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO ORIENTAÇÕES ÀS METAS, APLICADO A JOVENS ESPORTISTAS BRASILEIROS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Física |
Texto Completo: | https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/502 |
Resumo: | As metas de realização têm sido consideradas um dos pontos mais relevantes dos estudos da motivação no meio esportivo. Dentro desta concepção, dois caminhos têm sido consistentemente pesquisados: as metas de situação e as de disposição; ou seja, estudos do clima motivacional e das orientações às metas, respectivamente. A primeira, trata de pesquisas referentes à percepção que os atletas têm do clima de motivação que os cerca (pais, técnicos, amigos, dentre outros) e, a segunda, trata basicamente de dois tipos de orientações às metas, como pontos centrais de motivação para o treino e para a competição (orientação para o ego e orientação para a tarefa). Nicholls e Duda (1992) elaboraram o instrumento TEOSQ (Task and Ego Orientation Sports Questionnaire), a fim de caracterizar a orientação predominante emcada caso e verificar que tipo de influência exercia sobre o rendimento esportivo. As contribuições advindas da aplicação crítica do TEOSQ incentivaram a investir em sua tradução para o português e em sua adaptação, paulatina, à realidade brasileira. O estudo foi realizado com 220 atletas, entre 12 e 17 anos de idade (M = 15.86; SD = 0.5), que participam de campeonatos locais, nacionais e alguns de nível internacional. A validação envolveu a fatorabilidade da matriz de correlações, sendo o método de rotação ortogonal dos fatores utilizado o Varimax. Os resultados foramdiscutidos segundo a ótica das teorias motivacionais e de suas contribuições para a modificação ou para a inclusão de novas estratégias psicológicas que auxiliem no treinamento esportivo. O presente trabalho pretende contribuir para ampliação dos recursos metodológicos disponíveis para a pesquisa, no Brasil, de uma das questões chaves da Psicologia do Esporte: a influência da motivação sobre o rendimento esportivo. |
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TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO ORIENTAÇÕES ÀS METAS, APLICADO A JOVENS ESPORTISTAS BRASILEIROSMotivaçãoMetas de RealizaçãoOrientação às MetasOrientação à TarefaAs metas de realização têm sido consideradas um dos pontos mais relevantes dos estudos da motivação no meio esportivo. Dentro desta concepção, dois caminhos têm sido consistentemente pesquisados: as metas de situação e as de disposição; ou seja, estudos do clima motivacional e das orientações às metas, respectivamente. A primeira, trata de pesquisas referentes à percepção que os atletas têm do clima de motivação que os cerca (pais, técnicos, amigos, dentre outros) e, a segunda, trata basicamente de dois tipos de orientações às metas, como pontos centrais de motivação para o treino e para a competição (orientação para o ego e orientação para a tarefa). Nicholls e Duda (1992) elaboraram o instrumento TEOSQ (Task and Ego Orientation Sports Questionnaire), a fim de caracterizar a orientação predominante emcada caso e verificar que tipo de influência exercia sobre o rendimento esportivo. As contribuições advindas da aplicação crítica do TEOSQ incentivaram a investir em sua tradução para o português e em sua adaptação, paulatina, à realidade brasileira. O estudo foi realizado com 220 atletas, entre 12 e 17 anos de idade (M = 15.86; SD = 0.5), que participam de campeonatos locais, nacionais e alguns de nível internacional. A validação envolveu a fatorabilidade da matriz de correlações, sendo o método de rotação ortogonal dos fatores utilizado o Varimax. Os resultados foramdiscutidos segundo a ótica das teorias motivacionais e de suas contribuições para a modificação ou para a inclusão de novas estratégias psicológicas que auxiliem no treinamento esportivo. O presente trabalho pretende contribuir para ampliação dos recursos metodológicos disponíveis para a pesquisa, no Brasil, de uma das questões chaves da Psicologia do Esporte: a influência da motivação sobre o rendimento esportivo.Exército Brasileiro2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/50210.37310/ref.v76i139.502Journal of Physical Education; Vol. 76 No. 139 (2007)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 76 n. 139 (2007)2447-89460102-846410.37310/ref.v76i139reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/502/551Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, CláudiaJunior, Dante de RoseRezende, Alexandre2020-11-24T16:25:04Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/502Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T16:25:04Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false |
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