Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Daniela Meireles da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7365
Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar por sexo, idade e consumo de suplementos alimentares ao nível das orientações motivacionais/ cognitivas associadas à prática de atividade física e com os motivos para o consumo ou não de suplementos alimentares. A amostra consistiu de 166 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Destes, 66 são consumidores e 100 não consumidores de suplementos alimentares. De modo a comparar se o consumo ou não de suplementos alimentares influencia as orientações motivacionais dos praticantes de atividade física recorreu-se a análises de variância multivariada (MANOVA). Através da aplicação do Questionário de Orientação Motivacional no Desporto (QOMD – TEOSQ), os resultados indicaram que os praticantes de atividade física deste estudo apresentam uma orientação para a tarefa comparativamente com a orientação para o ego. Concluiu-se que existem diferenças significativas nos consumidores de suplementos alimentares, entre homens e mulheres, sendo que os do sexo masculino apresentam valores mais altos na orientação para o ego.
id RCAP_e70d1ba4aa32567066f075c763d36385
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicasAtividade físicaMotivaçãoSuplementos alimentaresOrientação ego e tarefaO objetivo do presente estudo foi comparar por sexo, idade e consumo de suplementos alimentares ao nível das orientações motivacionais/ cognitivas associadas à prática de atividade física e com os motivos para o consumo ou não de suplementos alimentares. A amostra consistiu de 166 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Destes, 66 são consumidores e 100 não consumidores de suplementos alimentares. De modo a comparar se o consumo ou não de suplementos alimentares influencia as orientações motivacionais dos praticantes de atividade física recorreu-se a análises de variância multivariada (MANOVA). Através da aplicação do Questionário de Orientação Motivacional no Desporto (QOMD – TEOSQ), os resultados indicaram que os praticantes de atividade física deste estudo apresentam uma orientação para a tarefa comparativamente com a orientação para o ego. Concluiu-se que existem diferenças significativas nos consumidores de suplementos alimentares, entre homens e mulheres, sendo que os do sexo masculino apresentam valores mais altos na orientação para o ego.The purpose of the present study was to compare, by sex, age and consumption of dietary supplements at the level of motivational / cognitive orientations associated with the practice of physical activity and the consumption of supplements. The sample consisted of 166 individuals aged between 18 and 25 years old. Of these, 66 are consumers and 100 are not consumers of dietary supplements. In order to compare whether or not the consumption of dietary supplements influences the motivational orientations of physical activity practitioners, a multivariate analysis of variance (MANOVA) was used. Through the application of the Motivational Guidance Questionnaire in Sport (QOMD - TEOSQ), the results indicated that the practitioners of physical activity in this study present a task orientation in comparison to the ego orientation. It was concluded that there are significant differences in the consumers of dietary supplements, between men and women, with the males having higher values in the ego orientation.2017-03-02T15:27:38Z2017-03-02T00:00:00Z2017-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7365TID:202031810porSilva, Flávia Daniela Meireles dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:33.405464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas
title Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas
spellingShingle Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas
Silva, Flávia Daniela Meireles da
Atividade física
Motivação
Suplementos alimentares
Orientação ego e tarefa
title_short Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas
title_full Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas
title_fullStr Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas
title_full_unstemmed Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas
title_sort Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas
author Silva, Flávia Daniela Meireles da
author_facet Silva, Flávia Daniela Meireles da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Daniela Meireles da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Motivação
Suplementos alimentares
Orientação ego e tarefa
topic Atividade física
Motivação
Suplementos alimentares
Orientação ego e tarefa
description O objetivo do presente estudo foi comparar por sexo, idade e consumo de suplementos alimentares ao nível das orientações motivacionais/ cognitivas associadas à prática de atividade física e com os motivos para o consumo ou não de suplementos alimentares. A amostra consistiu de 166 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Destes, 66 são consumidores e 100 não consumidores de suplementos alimentares. De modo a comparar se o consumo ou não de suplementos alimentares influencia as orientações motivacionais dos praticantes de atividade física recorreu-se a análises de variância multivariada (MANOVA). Através da aplicação do Questionário de Orientação Motivacional no Desporto (QOMD – TEOSQ), os resultados indicaram que os praticantes de atividade física deste estudo apresentam uma orientação para a tarefa comparativamente com a orientação para o ego. Concluiu-se que existem diferenças significativas nos consumidores de suplementos alimentares, entre homens e mulheres, sendo que os do sexo masculino apresentam valores mais altos na orientação para o ego.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-02T15:27:38Z
2017-03-02T00:00:00Z
2017-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7365
TID:202031810
url http://hdl.handle.net/10348/7365
identifier_str_mv TID:202031810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137100069601280