ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barquilha, Gustavo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/238
Resumo: A busca pela maximização dos resultados obtidos com um protocolo de treinamento de força vem levando a uma discussão sobre uma possível interferência do alongamento antes de um treinamento de força. Nesse sentido, o objetivo deste estudo de revisão foi investigar a influência aguda do alongamento estático no desempenho em um protocolo de treinamento de força. Foram utilizadas como fontes as bases de dados PUBMED e SCIELO, assim como livros especializados no assunto. Na base de dados PUBMED foram utilizadas as palavras “stretching and strength”, e na base de dados SCIELO as palavras-chave “alongamento e força”. Foram encontrados, ao todo, 1026 artigos. Como critérios de inclusão foram escolhidos apenas artigos na língua inglesa ou portuguesa, publicados em um período de até 15 anos (entre 1994 e 2009), que utilizassem alongamentos estáticos em sua metodologia, além de um grupo controle e uma amostra com um numero de participantes compatíveis com o objetivo do trabalho. Considerados tais critérios, foram selecionados 31 artigos. Analisando a literatura escolhida, foram encontrados indícios de que o alongamento pode interferir no desempenho em um treinamento de força, principalmente quando referido alongamento é realizado em alto volume. Entretanto, a razão da existência dessa interferência ainda é um tema controverso, fazendo-se necessários novos estudos para elucidar a questão. 
id CCFEX-0_7c3ce6efb8a3deff3edaed92b7a1f51f
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/238
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURAAlongamentoForçaDesempenho.A busca pela maximização dos resultados obtidos com um protocolo de treinamento de força vem levando a uma discussão sobre uma possível interferência do alongamento antes de um treinamento de força. Nesse sentido, o objetivo deste estudo de revisão foi investigar a influência aguda do alongamento estático no desempenho em um protocolo de treinamento de força. Foram utilizadas como fontes as bases de dados PUBMED e SCIELO, assim como livros especializados no assunto. Na base de dados PUBMED foram utilizadas as palavras “stretching and strength”, e na base de dados SCIELO as palavras-chave “alongamento e força”. Foram encontrados, ao todo, 1026 artigos. Como critérios de inclusão foram escolhidos apenas artigos na língua inglesa ou portuguesa, publicados em um período de até 15 anos (entre 1994 e 2009), que utilizassem alongamentos estáticos em sua metodologia, além de um grupo controle e uma amostra com um numero de participantes compatíveis com o objetivo do trabalho. Considerados tais critérios, foram selecionados 31 artigos. Analisando a literatura escolhida, foram encontrados indícios de que o alongamento pode interferir no desempenho em um treinamento de força, principalmente quando referido alongamento é realizado em alto volume. Entretanto, a razão da existência dessa interferência ainda é um tema controverso, fazendo-se necessários novos estudos para elucidar a questão. Exército Brasileiro2010-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/23810.37310/ref.v79i148.238Journal of Physical Education; Vol. 79 No. 148 (2010)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 79 n. 148 (2010)2447-89460102-846410.37310/ref.v79i148reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/238/274Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarquilha, Gustavo2020-11-17T18:19:56Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/238Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-17T18:19:56Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
title ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
Barquilha, Gustavo
Alongamento
Força
Desempenho.
title_short ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
title_full ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
title_sort ALONGAMENTO ESTÁTICO E TREINAMENTO DE FORÇA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
author Barquilha, Gustavo
author_facet Barquilha, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barquilha, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Alongamento
Força
Desempenho.
topic Alongamento
Força
Desempenho.
description A busca pela maximização dos resultados obtidos com um protocolo de treinamento de força vem levando a uma discussão sobre uma possível interferência do alongamento antes de um treinamento de força. Nesse sentido, o objetivo deste estudo de revisão foi investigar a influência aguda do alongamento estático no desempenho em um protocolo de treinamento de força. Foram utilizadas como fontes as bases de dados PUBMED e SCIELO, assim como livros especializados no assunto. Na base de dados PUBMED foram utilizadas as palavras “stretching and strength”, e na base de dados SCIELO as palavras-chave “alongamento e força”. Foram encontrados, ao todo, 1026 artigos. Como critérios de inclusão foram escolhidos apenas artigos na língua inglesa ou portuguesa, publicados em um período de até 15 anos (entre 1994 e 2009), que utilizassem alongamentos estáticos em sua metodologia, além de um grupo controle e uma amostra com um numero de participantes compatíveis com o objetivo do trabalho. Considerados tais critérios, foram selecionados 31 artigos. Analisando a literatura escolhida, foram encontrados indícios de que o alongamento pode interferir no desempenho em um treinamento de força, principalmente quando referido alongamento é realizado em alto volume. Entretanto, a razão da existência dessa interferência ainda é um tema controverso, fazendo-se necessários novos estudos para elucidar a questão. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/238
10.37310/ref.v79i148.238
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/238
identifier_str_mv 10.37310/ref.v79i148.238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/238/274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 79 No. 148 (2010)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 79 n. 148 (2010)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v79i148
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239795806633984