Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Robalinho, Maria Juliana, Neves, Eduardo Borba, Souza, Rodrigo Vale, Nunes, Rodolfo Alkmim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Física
Texto Completo: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754
Resumo: Introdução: Introdução: O esporte universitário tem um papel muito importante no cenário esportivo mundial. No Canadá, o esporte universitário teve início há poucos anos e já vem colhendo frutos no esporte profissional. Embora, no Brasil, o modelo de esporte universitário apresente semelhanças, porém não tem exibido sucesso.Objetivo: Comparar a situação atual do esporte universitário no Brasil e no Canadá, por meio da percepção de jovens que tiveram a experiência de participar do esporte universitário em ambos os países.Métodos: Quatorze alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar o esporte universitário em ambos os países (Brasil e Canadá). Foi elaborado um questionário estruturado, este aplicado duas vezes, sendo uma para cada país. As perguntas foram segmentadas nas dimensões: logística de treinamento, dimensões estruturais, dimensões de jogo, dimensões organizacionais e dimensões gerais. O índice de confiabilidade do instrumento foi verificado através do coeficiente alfa de Cronbach. Foi utilizado o teste de Wilcoxon para verificar diferença estatística significativa entre os questionários.Resultados: As respostas dos alunos às assertivas que compuseram o questionário sobre o esporte universitário apresentam caráter mais negativo para o Brasil alcançando um total de escore de 30,93 contra 76,64 do Canadá. Neste último país, em todas as dimensões os escores exibidos foram superiores aos reportados pelos atletas em relação ao Brasil. A diferença em relação ao esporte universitário dos países foi estatisticamente significativa (p<0,05).Conclusão: Concluiu-se que as faculdades no Canadá apresentam um modelo de estrutura de esporte universitário mais favorável ao desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país, possuindo departamento esportivo, voltado diretamente para os times universitários, área acadêmica e área esportiva trabalhando em conjunto. Tal estrutura falta no modelo brasileiro de esporte universitário representando obstáculo para o sucesso do esporte nacional.University Sports: Brazilian and Canadian Models under Athletes’ PerceptionIntroduction: University sports play a very important role on the world sports scene. In Canada, college sports started a few years ago and have been reaping fruit in professional sports. Although in Brazil, the university sports system has similarities, but it has not shown success.Objective: To compare the current situation of university sports in Brazil and Canada, through the perception of young people who had the experience of participating in university sports in both countries.Methods: Fourteen students who had the opportunity to experience university sports in both countries (Brazil and Canada). A structured questionnaire was built, applied twice, once for each country. The questions were segmented into the dimensions: training logistics, structural dimensions, game dimensions, organizational dimensions and overall dimensions. The reliability index of the instrument was verified using the Cronbach alpha coefficient. The Wilcoxon test was used to verify significant statistical difference between the questionnaires.Results: The mean age of the sample was 22.85 ± 2.63. The students' responses about university sports in the countries are more negative for Brazil, reaching a total score of 30.93 against 76.64 in Canada. Where the affirmations of the questionnaires represented positive aspects, in all dimensions the score reached in the questionnaires related to Canada was higher than the questionnaire related to Brazil. The difference in relation to the university sports of the countries was significant.Conclusion: It is concluded that colleges in Canada have a sports department geared directly to university teams, an academic area and the sports field working together. This structure is lacking in university sports in Brazil for its success.
id CCFEX-0_e48a6ea7c11fc8f9a8d6927701843763
oai_identifier_str oai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/754
network_acronym_str CCFEX-0
network_name_str Revista de Educação Física
repository_id_str
spelling Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadenseEsporteUniversidadeAtletasEsporte universitárioIntrodução: Introdução: O esporte universitário tem um papel muito importante no cenário esportivo mundial. No Canadá, o esporte universitário teve início há poucos anos e já vem colhendo frutos no esporte profissional. Embora, no Brasil, o modelo de esporte universitário apresente semelhanças, porém não tem exibido sucesso.Objetivo: Comparar a situação atual do esporte universitário no Brasil e no Canadá, por meio da percepção de jovens que tiveram a experiência de participar do esporte universitário em ambos os países.Métodos: Quatorze alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar o esporte universitário em ambos os países (Brasil e Canadá). Foi elaborado um questionário estruturado, este aplicado duas vezes, sendo uma para cada país. As perguntas foram segmentadas nas dimensões: logística de treinamento, dimensões estruturais, dimensões de jogo, dimensões organizacionais e dimensões gerais. O índice de confiabilidade do instrumento foi verificado através do coeficiente alfa de Cronbach. Foi utilizado o teste de Wilcoxon para verificar diferença estatística significativa entre os questionários.Resultados: As respostas dos alunos às assertivas que compuseram o questionário sobre o esporte universitário apresentam caráter mais negativo para o Brasil alcançando um total de escore de 30,93 contra 76,64 do Canadá. Neste último país, em todas as dimensões os escores exibidos foram superiores aos reportados pelos atletas em relação ao Brasil. A diferença em relação ao esporte universitário dos países foi estatisticamente significativa (p<0,05).Conclusão: Concluiu-se que as faculdades no Canadá apresentam um modelo de estrutura de esporte universitário mais favorável ao desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país, possuindo departamento esportivo, voltado diretamente para os times universitários, área acadêmica e área esportiva trabalhando em conjunto. Tal estrutura falta no modelo brasileiro de esporte universitário representando obstáculo para o sucesso do esporte nacional.University Sports: Brazilian and Canadian Models under Athletes’ PerceptionIntroduction: University sports play a very important role on the world sports scene. In Canada, college sports started a few years ago and have been reaping fruit in professional sports. Although in Brazil, the university sports system has similarities, but it has not shown success.Objective: To compare the current situation of university sports in Brazil and Canada, through the perception of young people who had the experience of participating in university sports in both countries.Methods: Fourteen students who had the opportunity to experience university sports in both countries (Brazil and Canada). A structured questionnaire was built, applied twice, once for each country. The questions were segmented into the dimensions: training logistics, structural dimensions, game dimensions, organizational dimensions and overall dimensions. The reliability index of the instrument was verified using the Cronbach alpha coefficient. The Wilcoxon test was used to verify significant statistical difference between the questionnaires.Results: The mean age of the sample was 22.85 ± 2.63. The students' responses about university sports in the countries are more negative for Brazil, reaching a total score of 30.93 against 76.64 in Canada. Where the affirmations of the questionnaires represented positive aspects, in all dimensions the score reached in the questionnaires related to Canada was higher than the questionnaire related to Brazil. The difference in relation to the university sports of the countries was significant.Conclusion: It is concluded that colleges in Canada have a sports department geared directly to university teams, an academic area and the sports field working together. This structure is lacking in university sports in Brazil for its success.Exército Brasileiro2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa com característica qualitativaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpegimage/jpeghttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/75410.37310/ref.v87i2.754Journal of Physical Education; Vol. 87 No. 2 (2018)Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 87 n. 2 (2018)2447-89460102-846410.37310/ref.v87i2reponame:Revista de Educação Físicainstname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)instacron:CCFEXporhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754/pdf_135https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754/1054https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754/1055https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754/1056Copyright (c) 2018 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATIONinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Leandro LimaRobalinho, Maria JulianaNeves, Eduardo BorbaSouza, Rodrigo ValeNunes, Rodolfo Alkmim2020-11-24T15:38:20Zoai:ojs.revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br:article/754Revistahttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revistaPUBhttps://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/oai||revistaef.ccfex@gmail.com2447-89460102-8464opendoar:2020-11-24T15:38:20Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense
title Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense
spellingShingle Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense
Silva, Leandro Lima
Esporte
Universidade
Atletas
Esporte universitário
title_short Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense
title_full Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense
title_fullStr Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense
title_full_unstemmed Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense
title_sort Esporte universitário: percepção de atletas sobre os modelos brasileiro e canadense
author Silva, Leandro Lima
author_facet Silva, Leandro Lima
Robalinho, Maria Juliana
Neves, Eduardo Borba
Souza, Rodrigo Vale
Nunes, Rodolfo Alkmim
author_role author
author2 Robalinho, Maria Juliana
Neves, Eduardo Borba
Souza, Rodrigo Vale
Nunes, Rodolfo Alkmim
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Lima
Robalinho, Maria Juliana
Neves, Eduardo Borba
Souza, Rodrigo Vale
Nunes, Rodolfo Alkmim
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Universidade
Atletas
Esporte universitário
topic Esporte
Universidade
Atletas
Esporte universitário
description Introdução: Introdução: O esporte universitário tem um papel muito importante no cenário esportivo mundial. No Canadá, o esporte universitário teve início há poucos anos e já vem colhendo frutos no esporte profissional. Embora, no Brasil, o modelo de esporte universitário apresente semelhanças, porém não tem exibido sucesso.Objetivo: Comparar a situação atual do esporte universitário no Brasil e no Canadá, por meio da percepção de jovens que tiveram a experiência de participar do esporte universitário em ambos os países.Métodos: Quatorze alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar o esporte universitário em ambos os países (Brasil e Canadá). Foi elaborado um questionário estruturado, este aplicado duas vezes, sendo uma para cada país. As perguntas foram segmentadas nas dimensões: logística de treinamento, dimensões estruturais, dimensões de jogo, dimensões organizacionais e dimensões gerais. O índice de confiabilidade do instrumento foi verificado através do coeficiente alfa de Cronbach. Foi utilizado o teste de Wilcoxon para verificar diferença estatística significativa entre os questionários.Resultados: As respostas dos alunos às assertivas que compuseram o questionário sobre o esporte universitário apresentam caráter mais negativo para o Brasil alcançando um total de escore de 30,93 contra 76,64 do Canadá. Neste último país, em todas as dimensões os escores exibidos foram superiores aos reportados pelos atletas em relação ao Brasil. A diferença em relação ao esporte universitário dos países foi estatisticamente significativa (p<0,05).Conclusão: Concluiu-se que as faculdades no Canadá apresentam um modelo de estrutura de esporte universitário mais favorável ao desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país, possuindo departamento esportivo, voltado diretamente para os times universitários, área acadêmica e área esportiva trabalhando em conjunto. Tal estrutura falta no modelo brasileiro de esporte universitário representando obstáculo para o sucesso do esporte nacional.University Sports: Brazilian and Canadian Models under Athletes’ PerceptionIntroduction: University sports play a very important role on the world sports scene. In Canada, college sports started a few years ago and have been reaping fruit in professional sports. Although in Brazil, the university sports system has similarities, but it has not shown success.Objective: To compare the current situation of university sports in Brazil and Canada, through the perception of young people who had the experience of participating in university sports in both countries.Methods: Fourteen students who had the opportunity to experience university sports in both countries (Brazil and Canada). A structured questionnaire was built, applied twice, once for each country. The questions were segmented into the dimensions: training logistics, structural dimensions, game dimensions, organizational dimensions and overall dimensions. The reliability index of the instrument was verified using the Cronbach alpha coefficient. The Wilcoxon test was used to verify significant statistical difference between the questionnaires.Results: The mean age of the sample was 22.85 ± 2.63. The students' responses about university sports in the countries are more negative for Brazil, reaching a total score of 30.93 against 76.64 in Canada. Where the affirmations of the questionnaires represented positive aspects, in all dimensions the score reached in the questionnaires related to Canada was higher than the questionnaire related to Brazil. The difference in relation to the university sports of the countries was significant.Conclusion: It is concluded that colleges in Canada have a sports department geared directly to university teams, an academic area and the sports field working together. This structure is lacking in university sports in Brazil for its success.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa com característica qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754
10.37310/ref.v87i2.754
url https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754
identifier_str_mv 10.37310/ref.v87i2.754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754/pdf_135
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754/1054
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754/1055
https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/754/1056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA / JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
publisher.none.fl_str_mv Exército Brasileiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol. 87 No. 2 (2018)
Revista de Educação Física / Journal of Physical Education; v. 87 n. 2 (2018)
2447-8946
0102-8464
10.37310/ref.v87i2
reponame:Revista de Educação Física
instname:Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron:CCFEX
instname_str Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
instacron_str CCFEX
institution CCFEX
reponame_str Revista de Educação Física
collection Revista de Educação Física
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaef.ccfex@gmail.com
_version_ 1797239798029615104