PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos estudos CEBRAP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002020000100059 |
Resumo: | RESUMO O artigo reúne resultados de dois projetos que procuram compreender as subjetividades de docentes da periferia da cidade de São Paulo. Ao articular os constructos “subjetividade social” e “representações sociais”, buscou-se apresentar contribuições ao debate sobre “políticas de subjetividade”. Os dados, produzidos por meio da metodologia Q e de grupos focais, confirmam o agravamento do mal-estar docente, figurando o tempo de docência como variável de destaque. |
id |
CEBRAP-1_869e17183dba7f0d37fadbe23b865800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-33002020000100059 |
network_acronym_str |
CEBRAP-1 |
network_name_str |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulosubjetividadesubjetividade socialpolíticas de subjetividaderepresentações sociaistríade dialógicaRESUMO O artigo reúne resultados de dois projetos que procuram compreender as subjetividades de docentes da periferia da cidade de São Paulo. Ao articular os constructos “subjetividade social” e “representações sociais”, buscou-se apresentar contribuições ao debate sobre “políticas de subjetividade”. Os dados, produzidos por meio da metodologia Q e de grupos focais, confirmam o agravamento do mal-estar docente, figurando o tempo de docência como variável de destaque.Centro Brasileiro de Análise e Planejamento2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002020000100059Novos estudos CEBRAP v.39 n.1 2020reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)instacron:CEBRAP10.25091/s01013300202000010001info:eu-repo/semantics/openAccessNOVAES,ADELINApor2020-07-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-33002020000100059Revistahttp://novosestudos.uol.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||novosestudos@cebrap.org.br1980-54030101-3300opendoar:2020-07-03T00:00Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo |
title |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo |
spellingShingle |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo NOVAES,ADELINA subjetividade subjetividade social políticas de subjetividade representações sociais tríade dialógica |
title_short |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo |
title_full |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo |
title_fullStr |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo |
title_full_unstemmed |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo |
title_sort |
PROFESSOR É UMA PESSOA: Constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo |
author |
NOVAES,ADELINA |
author_facet |
NOVAES,ADELINA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOVAES,ADELINA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
subjetividade subjetividade social políticas de subjetividade representações sociais tríade dialógica |
topic |
subjetividade subjetividade social políticas de subjetividade representações sociais tríade dialógica |
description |
RESUMO O artigo reúne resultados de dois projetos que procuram compreender as subjetividades de docentes da periferia da cidade de São Paulo. Ao articular os constructos “subjetividade social” e “representações sociais”, buscou-se apresentar contribuições ao debate sobre “políticas de subjetividade”. Os dados, produzidos por meio da metodologia Q e de grupos focais, confirmam o agravamento do mal-estar docente, figurando o tempo de docência como variável de destaque. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002020000100059 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002020000100059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.25091/s01013300202000010001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Novos estudos CEBRAP v.39 n.1 2020 reponame:Novos estudos CEBRAP (Online) instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) instacron:CEBRAP |
instname_str |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) |
instacron_str |
CEBRAP |
institution |
CEBRAP |
reponame_str |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
collection |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||novosestudos@cebrap.org.br |
_version_ |
1754208898999386112 |