Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes,Heloisa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Novos estudos CEBRAP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300010
Resumo: A cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam - materiais, profissionais, sexuais, éticos - e, no lugar de encapsularem as personagens no quadro estreito da chamada condição das mulheres, encenaram, em peças como Fala baixo senão eu grito e À flor da pele, relações de gênero.
id CEBRAP-1_b6e4754a76b9b25f2fef9fad1f9dfd3c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-33002013000300010
network_acronym_str CEBRAP-1
network_name_str Novos estudos CEBRAP (Online)
repository_id_str
spelling Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópoleTeatro paulista - década de 1960Relações de gêneroLeilah assumpçãoConsuelo de castroA cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam - materiais, profissionais, sexuais, éticos - e, no lugar de encapsularem as personagens no quadro estreito da chamada condição das mulheres, encenaram, em peças como Fala baixo senão eu grito e À flor da pele, relações de gênero.Centro Brasileiro de Análise e Planejamento2013-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300010Novos estudos CEBRAP n.97 2013reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)instacron:CEBRAP10.1590/S0101-33002013000300010info:eu-repo/semantics/openAccessPontes,Heloisapor2014-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-33002013000300010Revistahttp://novosestudos.uol.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||novosestudos@cebrap.org.br1980-54030101-3300opendoar:2014-01-27T00:00Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
title Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
spellingShingle Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
Pontes,Heloisa
Teatro paulista - década de 1960
Relações de gênero
Leilah assumpção
Consuelo de castro
title_short Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
title_full Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
title_fullStr Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
title_full_unstemmed Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
title_sort Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
author Pontes,Heloisa
author_facet Pontes,Heloisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes,Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro paulista - década de 1960
Relações de gênero
Leilah assumpção
Consuelo de castro
topic Teatro paulista - década de 1960
Relações de gênero
Leilah assumpção
Consuelo de castro
description A cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam - materiais, profissionais, sexuais, éticos - e, no lugar de encapsularem as personagens no quadro estreito da chamada condição das mulheres, encenaram, em peças como Fala baixo senão eu grito e À flor da pele, relações de gênero.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-33002013000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
dc.source.none.fl_str_mv Novos estudos CEBRAP n.97 2013
reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)
instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
instacron:CEBRAP
instname_str Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
instacron_str CEBRAP
institution CEBRAP
reponame_str Novos estudos CEBRAP (Online)
collection Novos estudos CEBRAP (Online)
repository.name.fl_str_mv Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
repository.mail.fl_str_mv ||novosestudos@cebrap.org.br
_version_ 1754208898587295744