Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos estudos CEBRAP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300010 |
Resumo: | A cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam - materiais, profissionais, sexuais, éticos - e, no lugar de encapsularem as personagens no quadro estreito da chamada condição das mulheres, encenaram, em peças como Fala baixo senão eu grito e À flor da pele, relações de gênero. |
id |
CEBRAP-1_b6e4754a76b9b25f2fef9fad1f9dfd3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-33002013000300010 |
network_acronym_str |
CEBRAP-1 |
network_name_str |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópoleTeatro paulista - década de 1960Relações de gêneroLeilah assumpçãoConsuelo de castroA cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam - materiais, profissionais, sexuais, éticos - e, no lugar de encapsularem as personagens no quadro estreito da chamada condição das mulheres, encenaram, em peças como Fala baixo senão eu grito e À flor da pele, relações de gênero.Centro Brasileiro de Análise e Planejamento2013-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300010Novos estudos CEBRAP n.97 2013reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)instacron:CEBRAP10.1590/S0101-33002013000300010info:eu-repo/semantics/openAccessPontes,Heloisapor2014-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0101-33002013000300010Revistahttp://novosestudos.uol.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||novosestudos@cebrap.org.br1980-54030101-3300opendoar:2014-01-27T00:00Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole |
title |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole |
spellingShingle |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole Pontes,Heloisa Teatro paulista - década de 1960 Relações de gênero Leilah assumpção Consuelo de castro |
title_short |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole |
title_full |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole |
title_fullStr |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole |
title_full_unstemmed |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole |
title_sort |
Mariazinha e Verônica: classe e gênero nos palcos da metrópole |
author |
Pontes,Heloisa |
author_facet |
Pontes,Heloisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes,Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro paulista - década de 1960 Relações de gênero Leilah assumpção Consuelo de castro |
topic |
Teatro paulista - década de 1960 Relações de gênero Leilah assumpção Consuelo de castro |
description |
A cena teatral paulista na década de 1960 foi marcada por uma estreita articulação entre cultura e política e por mudanças na composição social do palco. O artigo examina como as dramaturgas Leilah Assumpção e Consuelo de Castro miraram as experiências desconcertantes das protagonistas femininas e os impasses de toda ordem que as condensavam - materiais, profissionais, sexuais, éticos - e, no lugar de encapsularem as personagens no quadro estreito da chamada condição das mulheres, encenaram, em peças como Fala baixo senão eu grito e À flor da pele, relações de gênero. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-33002013000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Novos estudos CEBRAP n.97 2013 reponame:Novos estudos CEBRAP (Online) instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) instacron:CEBRAP |
instname_str |
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) |
instacron_str |
CEBRAP |
institution |
CEBRAP |
reponame_str |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
collection |
Novos estudos CEBRAP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||novosestudos@cebrap.org.br |
_version_ |
1754208898587295744 |